Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alunos encaminhados para exames psicodiagnósticos são, em geral, aqueles cujo rendimento não corresponde às expectativas de seus professores, técnicos e administradores escolares. Sobre esses exames e os laudos psicológicos, julgue os itens subseqüentes.
Um psicodiagnóstico com finalidades terapêuticas ou periciais pode ser obtido com o uso de técnicas de entrevista, de observação e de dinâmica de grupo.
Alunos encaminhados para exames psicodiagnósticos são, em geral, aqueles cujo rendimento não corresponde às expectativas de seus professores, técnicos e administradores escolares. Sobre esses exames e os laudos psicológicos, julgue os itens subseqüentes.
Os testes de inteligência mais adequados ao psicodiagnóstico são aqueles que estimam o QI, porque medem produtos de processos mentais, que são equivalentes ao desempenho escolar.
Um dos principais problemas de saúde mental na sociedade moderna é o uso abusivo de substâncias. Entre as drogas mais prejudiciais à sociedade e ao Estado, destaca-se o álcool, que tem como agravante o fato de ser uma droga lícita e estimulada nas rodas sociais, nos negócios e nos momentos de lazer. Com respeito ao tratamento do paciente alcoolista, julgue os itens que se seguem.
A avaliação do paciente deve incluir a identificação de benefícios obtidos pelo uso da bebida e a disponibilidade de reforçadores em situações de abstinência.
Os pais de um garoto de 14 anos de idade foram ao serviço de psicologia de um hospital público pedindo ajuda para lidar com o filho, trazendo as seguintes queixas: rendimento escolar muito baixo desde o bimestre anterior, comportamento doméstico arredio e agressivo, isolamento dos irmãos e mudança nos hábitos alimentares; em seus pertences foi encontrado um papelote de maconha que ele informou ser de um amigo e por algumas vezes ele chegou em casa recendendo a álcool. A mãe fez várias tentativas de saber um pouco mais sobre o referido dono da maconha e sobre cheiro de álcool, mas ele rispidamente interrompia a conversa. O casal descreveu a relação entre eles como conflituosa há mais de três anos; o marido queixou-se de que a esposa era muito ciumenta e estava sempre infeliz; ela referiu que o marido é autoritário, mantém diferentes relações extraconjugais, habitualmente chega tarde em casa, sai sozinho aos finais de semana, ironiza e humilha a esposa, ignora a vida escolar dos filhos e, se a esposa faz queixas ou cobranças, ele argumenta que custeia as despesas, não deixando faltar nada em casa. Outros dados colhidos demonstraram que os familiares não reconhecem situações de coesão e de cumplicidade entre eles. Sempre houve disputa entre as crianças e discórdia entre os pais por um motivo ou por outro. Entretanto, quando a mãe contou ao marido o que estava acontecendo, eles conversaram muito e se uniram para ajudar filho. A indicação foi a terapia familiar.
Considerando a situação descrita acima, julgue os itens subseqüentes.
Sob o enfoque comportamentalista, a análise funcional das relações familiares é necessária para a identificação de variáveis reforçadoras dos comportamentos inadequados entre os familiares.
Os pais de um garoto de 14 anos de idade foram ao serviço de psicologia de um hospital público pedindo ajuda para lidar com o filho, trazendo as seguintes queixas: rendimento escolar muito baixo desde o bimestre anterior, comportamento doméstico arredio e agressivo, isolamento dos irmãos e mudança nos hábitos alimentares; em seus pertences foi encontrado um papelote de maconha que ele informou ser de um amigo e por algumas vezes ele chegou em casa recendendo a álcool. A mãe fez várias tentativas de saber um pouco mais sobre o referido dono da maconha e sobre cheiro de álcool, mas ele rispidamente interrompia a conversa. O casal descreveu a relação entre eles como conflituosa há mais de três anos; o marido queixou-se de que a esposa era muito ciumenta e estava sempre infeliz; ela referiu que o marido é autoritário, mantém diferentes relações extraconjugais, habitualmente chega tarde em casa, sai sozinho aos finais de semana, ironiza e humilha a esposa, ignora a vida escolar dos filhos e, se a esposa faz queixas ou cobranças, ele argumenta que custeia as despesas, não deixando faltar nada em casa. Outros dados colhidos demonstraram que os familiares não reconhecem situações de coesão e de cumplicidade entre eles. Sempre houve disputa entre as crianças e discórdia entre os pais por um motivo ou por outro. Entretanto, quando a mãe contou ao marido o que estava acontecendo, eles conversaram muito e se uniram para ajudar filho. A indicação foi a terapia familiar.
Considerando a situação descrita acima, julgue os itens subseqüentes.
Nesse caso, o paciente pode ser entendido como a própria família. As dificuldades de cada um dos membros podem ser entendidas como sintomas para orientar o processo terapêutico.
Os pais de um garoto de 14 anos de idade foram ao serviço de psicologia de um hospital público pedindo ajuda para lidar com o filho, trazendo as seguintes queixas: rendimento escolar muito baixo desde o bimestre anterior, comportamento doméstico arredio e agressivo, isolamento dos irmãos e mudança nos hábitos alimentares; em seus pertences foi encontrado um papelote de maconha que ele informou ser de um amigo e por algumas vezes ele chegou em casa recendendo a álcool. A mãe fez várias tentativas de saber um pouco mais sobre o referido dono da maconha e sobre cheiro de álcool, mas ele rispidamente interrompia a conversa. O casal descreveu a relação entre eles como conflituosa há mais de três anos; o marido queixou-se de que a esposa era muito ciumenta e estava sempre infeliz; ela referiu que o marido é autoritário, mantém diferentes relações extraconjugais, habitualmente chega tarde em casa, sai sozinho aos finais de semana, ironiza e humilha a esposa, ignora a vida escolar dos filhos e, se a esposa faz queixas ou cobranças, ele argumenta que custeia as despesas, não deixando faltar nada em casa. Outros dados colhidos demonstraram que os familiares não reconhecem situações de coesão e de cumplicidade entre eles. Sempre houve disputa entre as crianças e discórdia entre os pais por um motivo ou por outro. Entretanto, quando a mãe contou ao marido o que estava acontecendo, eles conversaram muito e se uniram para ajudar filho. A indicação foi a terapia familiar.
Considerando a situação descrita acima, julgue os itens subseqüentes.
Sob a ótica da teoria sistêmica, a indiferença do pai é o fato mais relevante desse sistema familiar, porque é provavelmente o eixo que torna o sistema familiar disfuncional.
Na prática clínica do psicólogo que trabalha em ambulatórios de saúde mental, há grande demanda de psicoterapia para uma variedade de transtornos mentais. Julgue os itens a seguir, relativos ao trabalho desenvolvido nesse tipo de serviço.
O endividamento de um adulto por compras excessivas tanto pode ser um sintoma de transtorno do humor como um sintoma compulsivo de comprar.
Um homem de 42 anos de idade buscou o serviço de psicologia com queixas de relacionamento familiar ruim, incluindo brigas freqüentes, com gritos e agressões verbais, tendência ao alcoolismo e ao uso de drogas ilícitas. Durante a entrevista inicial, foi observado que ele roía unhas, movimentava braços e pernas na cadeira, tinha um tique na boca e evitava contato olho a olho.
Na situação apresentada acima, julgue os seguintes itens, sob os diferentes enfoques teóricos.
A técnica de reflexão na entrevista para análise funcional da queixa não é utilizada porque implica inferência.
Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição tem cura. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.
A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.
O tratamento da criança deve envolver avaliação e intervenção junto à criança, à família e à escola, considerando que as dificuldades relatadas provavelmente são multideterminadas e não uma limitação da criança.
Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição tem cura. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.
A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.
A atribuição de causalidade pelo fracasso escolar feita pela própria criança é o dado mais relevante entre todos que precisam ser avaliados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...