Questões de Psicologia do ano 2006

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos reais ou alegados do encaminhamento e/ou da consulta. Marque a opção que descreve os objetivos de uma avaliação compreensiva

  • A.

    A avaliação procura resolver questões relacionadas com "insanidade", competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidade ou de comprometimentos psicopato- lógicos que etiologicamente possam se associar com infrações da lei.

  • B.

    A avaliação procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas e difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

  • C.

    A avaliação se constrói a partir da investigação das irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento etc.

  • D.

    A avaliação considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego ou ainda para estimativa de progresso ou resultado de tratamento.

Com relação à Psicoterapia Dinâmica Breve, considere as seguintes afirmativas:

I - Essa modalidade psicoterapêutica é indicada para situações ou problemas agudos, na vigência de transtornos caracterológicos crônicos.

II - Uma das principais características da Psicoterapia Breve é atitude passiva do terapeuta que prioriza sempre a postura de escuta evitando ao máximo qualquer manipulação ambiental

III - Ocorre a delimitação de um foco, problema, ou conflito principal, em acordo com o paciente e no qual se centraliza toda a atividade psicoterápica.

IV - A Psicoterapia Breve é contra-indicada para o tratamento de psicoses e transtornos do humor

V - A Psicoterapia Breve é indicada para situações emergenciais que exijam intervenções rápidas do tipo mudança ambiental.

São corretas, apenas

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e V

  • C.

    III, IV e V

  • D.

    I, III e V

Em Psicoterapia Dinâmica Breve é função de uma primeira entrevista estabelecer o diagnóstico em três planos fundamentais. Assinale-os.

  • A.

    Clínico e psicodinâmico; motivação e aptidões do paciente para a psicoterapia; condições de vida do paciente

  • B.

    Conjunto de queixas sobre a infância; síntese qualitativa das relações parentais; motivação para o trabalho terapêutico

  • C.

    Eixo focal; capacidade de adaptação a situações crísicas; disposição para tentar mudanças

  • D.

    Sintomas principais que motivam a consulta; lembranças marcantes da infância; significações existenciais dos desejos insatisfeitos.

Sobre o conceito de insight em Psicologia, considere as seguintes afirmativas:

I - De acordo com a teoria da Gestalt, insight expressa uma aprendizagem caracterizada pela captação de relações perceptuais, que conduz a uma solução adequada das situações problemáticas confrontadas pelo indivíduo.

II - Para os teóricos da terapia cognitiva o insight consiste em tornar os pacientes mais conscientes de seus problemas. As mudanças dependem dos pacientes adquirirem habilidades para provocá-las.

III - O papel do insight como principal ou único fator de mudanças tem sido questionado por muitos autores da psicologia do ego. Estes entendem que o insight é apenas um dentre os vários agentes de mudança tais como: reconstrução, empatia, aliança terapêutica etc.

IV - Anna Freud considera que o insight não é o único fator responsável pelas mudanças terapêuticas, embora ele desempenhe um papel essencial.

V - Meleanie Klein relaciona insight com a renúncia das fantasias onipotentes e com a integração dos impulsos inconscientes, os quais são experimentados em relação ao terapeuta, modificados pela interpretação e introjetados a partir de material anteriormente projetado neste.

São corretas

  • A.

    apenas I e II

  • B.

    apenas II, III e IV

  • C.

    apenas I, III, IV e V

  • D.

    I, II, III, IV e V

Considere as seguintes afirmativas:

I – A estrutura básica da família nuclear funcional envolve uma sólida aliança entre os cônjuges que se apóiam mutuamente na tarefa de nutrir, prover, orientar, dar afeto e limites aos filhos.

II – Há disfunção do funcionamento familiar quando ocorre ruptura duradoura da hierarquia.

III – Recentemente, novas constelações familiares como casais homossexuais com filhos ou mulheres que decidem ter filhos sós, desafiam nossos conceitos tradicionais em relação ao que é uma família.

IV – Existem variações de estilo cultural, mas as pesquisas atuais demonstram que quanto maior a coesão, aliada ao estímulo à autonomia individual, menor é o risco para transtornos emocionais na família.

São corretas

  • A.

    I, II, III e IV

  • B.

    apenas III

  • C.

    apenas II, III e IV

  • D.

    apenas I e II

Beavers propõe uma classificação de sete tipos de funcionamento familiar. Entres estes tipos, tipifica as "Famílias Médias de Estilo Centrífugo". Marque a alternativa que descreve acertadamente este tipo de funcionamento familiar.

  • A.

    Nesse tipo de família a coalizão parental varia de momentos de dominação-submissão a outros de luta pelo poder. Os filhos alternam aceitação e desafio do controle parental.

  • B.

    Freqüentemente apresentam pessoas com transtornos de comportamento, a coalizão parental não é eficaz: ambos os pais se sentem ineficazes para seguir regras e habitualmente brigam pelo controle dos filhos

  • C.

    São famílias inflexíveis, com pouca diferenciação individual e ineficazes ao enfrentarem problemas de desenvolvimento ou situacionais. A estrutura de poder é mal definida, a comunicação não é clara.

  • D.

    São famílias formadas por indivíduos competentes e sem doença, mas freqüentemente observa-se um ambiente mais tenso, e sofrimento em alguns membros da família, depressão ou manifestação psicossomáticas nas mães.

Assinale a alternativa que sintetiza corretamente a teoria da personalidade desenvolvida por Willian Sheldon.

  • A.

    A teoria de Sheldon, fortemente influenciada por Jung, identifica três tipos primários no cerne da personalidade: introversão-extroversão, neuroroticis- mo e psicoticismo. Essas tendências seriam geneticamente determinadas.

  • B.

    Sheldon acreditava que as pessoas com certos tipos de corpo desenvolvem tipos específicos de personalidade. Acreditava que as características físicas determinam em que as pessoas são boas e o que elas buscam.

  • C.

    Sheldon acreditava que o comportamento é modelado por circunstâncias extremamente complexas a partir da forma como os indivíduos se organizam socialmente em grupos. As pessoas estruturam suas personalidades observando o que os outros fazem.

  • D.

    Para Sheldon a personalidade desenvolve-se durante a infância, à medida que são resolvidos conflitos entre forças internas e externas à mente. Nesse sentido, a família produzirá tipologias específicas para as quais os indivíduos desenvolvem estratégias adaptativas.

Os psicólogos reduziram o amplo aparato dos possíveis traços de personalidade com uma técnica estatística chamada análise fatorial. A análise fatorial também foi usada para desenvolver o modelo dos cinco grandes fatores. Combinando todos os resultados previamente encontrados na longa lista dos possíveis traços de personalidade, os pesquisadores descobriram que muitos deles apareciam repetidamente, mesmo quando testes diferentes eram utilizados. Essas cinco principais dimensões da personalidade, apelidadas de "big 5", são as seguintes:

  • A.

    curiosidade, habilidade motivacional, inteligência emocional, afetuosidade e extroversão.

  • B.

    assertividade, sociablidade, ambição, escrupulosi- dade, introversão.

  • C.

    confiabilidade, estabilidade emocional, socializa- ção, criatividade.

  • D.

    abertura para experiência, escrupulosidade, extroversão, socialização e neuroticismo.

Marque a opção que sintetiza de maneira correta a perspectiva teórica de Alfred Adler.

  • A.

    De acordo com Adler, nossos objetivos de vida fornecem a fonte para nossa motivação, especialmente os que tenham o intuito de obter segurança e de superar sentimentos de inferioridade. Adler acreditava que quase todas as pessoas sofriam de um complexo de inferioridade, sentimentos profundos de inadequação provenientes da infância.

  • B.

    Para Adler, o conceito de inveja do pênis refletiria os sentimentos e inferioridade cultural das mulheres e não da inferioridade biológica. Adler sugeria que o termo "inveja do pênis" fosse substituído por "inveja do poder. Sustentava que alguns homens desenvolviam inveja do útero, o desejo de dar a luz e cuidar de um bebê.

  • C.

    A contribuição mais original de Adler é a idéia de inconsciente coletivo. Acreditava que todas as pessoas são o produto básico de duas forças: histórias individuais e experiências compartilhadas com toda a raça humana por toda a sua existência. Em sua visão, todos herdam o mesmo inconsciente coletivo.

  • D.

    Para Adler, todos nós temos uma direção inata e positiva para a auto-realização. Acreditava que podemos e devemos investir em nossos sentimentos internos para nos guiar em direção da saúde mental e da felicidade. Para isso, devemos estar congruentes entre o que pensamos de nós mesmos e o que fazemos.

Pela perspectiva freudiana, marque a opção verdadeira para definir os mecanismos de defesa.

  • A.

    São estratégias conscientemente escolhidas pelos indivíduos para enfrentar os problemas do ego com a autoridade paterna.

  • B.

    São construtos cognitivos elaborados a partir da modelagem e por imitação social, que induzem os indivíduos a comportamentos bizarros.

  • C.

    São estratégias de enfrentamento usadas pelo ego para lidar com a ansiedade e resolver os conflitos entre o id e o superego.

  • D.

    São táticas de enfrentamento entre o superego e o id pelo controle das funções egóicas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...