Questões de Psicologia do ano 2007

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O modelo sistêmico, aplicado à terapia familiar e de casal, enfatiza o distúrbio mental como a expressão de padrões inadequados de interação

  • A.

    entre o indivíduo e a rede comunitária.

  • B.

    no interior do indivíduo.

  • C.

    no exterior da família.

  • D.

    intergrupos.

  • E.

    no interior da família.

Segundo Maurício Knobel, em uma psicoterapia breve pode-se tratar de estabelecer

  • A. um a dois conflitos.
  • B. focos.
  • C. dois a três conflitos.
  • D. a neurose.
  • E. uma situação conflitante.

Segundo R. Horacio Etchegoyen, a entrevista psicanalítica tem por finalidade decidir se a pessoa que consulta deve realizar um tratamento psicanalítico e tem por norma básica

  • A. seguir um enquadramento formal de perguntas e respostas.
  • B. facilitar ao entrevistado a livre expressão de seus processos mentais.
  • C. evitar funcionar como uma tarefa com objetivos e técnicas determinados para não restringir o seu alcance.
  • D. obter os informes necessários com uma técnica diretiva.
  • E. não conter interpretação nesta fase, mesmo quando destinada a remover obstáculo concreto à tarefa que está sendo realizada.

Os procedimentos adequados para o tratamento psicológico de base comportamental cognitiva para o transtorno da ansiedade generalizada não incluem o(a)

  • A. reestruturação cognitiva.
  • B. relaxamento muscular progressivo.
  • C. exposição cognitiva às diferentes preocupações.
  • D.

    treinamento para remoção de cada evento preocupante.

  • E.

    encaminhamento ao psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação.

A principal meta do processo de individuação, segundo Jung, é a

  • A.

    flexibilização do campo imaginário.

  • B.

    ampliação da consciência.

  • C.

    superação dos conflitos internos.

  • D.

    compreensão da vivência pessoal no processo histórico.

  • E.

    sabedoria na interpretação dos conteúdos inconscientes.

A perspectiva junguiana postula que consciente e inconsciente

  • A.

    não são instâncias opostas, visto que ambas se complementam mutuamente para formar o si-mesmo (self).

  • B.

    são instâncias contraditórias entre si, uma vez que é do embate entre ambas que se constrói a subjetividade.

  • C.

    são instâncias distintas: a primeira refere-se ao conhecido historicamente e a segunda ao inferido subjetivamente.

  • D.

    são aspectos inseparáveis da tensão que incide sobre a formulação e funcionamento do si-mesmo (self).

  • E.

    não são nem instâncias nem aspectos: referem-se ao caráter simultaneamente idiossincrático e coletivo do si-mesmo (self).

As duas grandes áreas que influenciaram o pensamento de Piaget foram

  • A.

    a Zoologia e a Química.

  • B.

    a Fisiologia e a Sociologia.

  • C.

    a Biologia e a Filosofia.

  • D.

    a Neurologia e a Psicologia.

  • E.

    a Anatomia e a Educação.

Na segunda tópica de Freud, o ego é entendido como a instância que

  • A.

    supervisiona e organiza todos os processos mentais.

  • B.

    aloca apenas processos conscientes, que não são reprimidos.

  • C.

    retém apenas processos desconhecidos e inconscientes.

  • D.

    rege o princípio do prazer.

  • E.

    abriga a consciência moral e desencadeia o processo de recalque.

Toda transformação qualitativa da consciência envolve a

  • A.

    integração e superação dos movimentos de contradição existentes entre estes processos.

  • B.

    formulação de hipóteses sobre os próprios conhecimentos, requerendo metodologia coerente.

  • C.

    capacidade de introspecção e análise dos sentidos e significados dos signos e das representações sociais.

  • D.

    necessidade de superar a frustração decorrente da dificuldade de compatibilizar os modos de ser, pensar e sentir.

  • E.

    compreensão mais ampla de que o mundo é um eterno porvir, que implica uma dinâmica de reflexão e ação recíprocas.

Os objetos de estudos das psicologias humanista, behaviorista, genética e sócio-histórica são, respectivamente:

  • A.

    o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo; o comportamento.

  • B.

    o comportamento; o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo.

  • C.

    as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; e o processo de humanização e formação de cultura.

  • D.

    o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação de cultura; o comportamento; as relações e motivações humanas.

  • E.

    as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação da cultura.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...