Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Para Freud, o indivíduo que atinge a fase genital atingiu o pleno desenvolvimento do adulto normal. As adaptações biológicas e psicológicas foram realizadas, ele aprendeu a amar e a competir, discriminou seu papel sexual e agora está pleno para desenvolver seu intelecto de forma saudável.
Abraham Maslow, um dos líderes da Psicologia Humanista, desenvolveu uma teoria motivacional bastante conhecida e denominada:
Modelo dos Dois Fatores;
Teoria da Equidade;
Hierarquia das Necessidades;
Modelo da Expectância;
Teoria da Atribuição.
A personalidade consiste em uma série de valores que descrevem o indivíduo que está sendo estudado em termos das variáveis ou de dimensões que ocupam uma posição central dentro de uma teoria específica. Tomando por base as muitas teorias da personalidade existentes, relacione as colunas a seguir:
(I) Donald Winnicott
(II) Carl Jung
(III) Jacques Lacan
(IV) Erik Erikson
(V) Sandor Ferenczi
(VI) Sigmund Freud
(VII) Wilfred Bion
( ) desenvolveu a idéia de que o terapeuta deve conter (função continente) o que foi projetado pelo paciente;
( ) fez experiências com a análise mútua, na qual analisava o paciente por uma sessão e então permitia-se ser analisado por ele, na sessão seguinte;
( ) dois de seus conceitos principais são o de que o inconsciente é estruturado pela linguagem e de que o inconsciente é um discurso;
( ) sustenta que o desenvolvimento ocorra em estágios seqüenciais e claramente definidos, e que cada um destes estágios deve ser satisfatoriamente resolvido, para que o desenvolvimento avance sem problemas;
( ) considera o espaço transicional, no qual opera o objeto transicional, como a fonte da arte, criatividade e religião;
( ) a individuação é um processo evolutivo que pode levar as pessoas por novos caminhos, que podem ser diferentes de rumos anteriores;
( ) para ele cada nova organização da libido, apoiada numa zona erógena corporal, caracterizará uma fase de desenvolvimento.
A seqüência correta é:
I, II, III, IV, V, VI, VII;
VII, VI, V, IV, III, II, I;
VI, V, IV, III, I, II, VII;
VII, V, III, IV, I, II, VI;
V, VII, VI, IV, I, II, III.
Com relação aos mecanismos de defesa ou de ajustamento do ego, pode-se afirmar que:
formação reativa refere-se ao mecanismo psicológico pelo qual o sujeito se esforça por fazer com que pensamentos, palavras, gestos e atos passados não tenham acontecido;
anulação consiste em um mecanismo perverso através do qual o sujeito faz com que coexistam duas realidades contraditórias: a recusa e o reconhecimento da ausência de pênis na mulher;
denegação é um mecanismo de defesa típico da neurose obsessiva, que consiste em isolar um pensamento, de tal modo que as suas conexões com outros pensamentos ou com o resto da existência do sujeito ficam rompidas;
dissociação, repúdio ou clivagem do ego designa um mecanismo exclusivo da psicose que consiste numa rejeição ou repúdio primordial de um significante fundamental, o nome do pai;
deslocamento é o processo psíquico em que a importância, o interesse, a intensidade de uma representação é suscetível de se destacar dela para passar a outras representações originariamente pouco intensas.
O conceito de "ego ideal" pode ser definido como:
herdeiro do complexo de Édipo;
uma das funções do superego;
tendo seu modelo no narcisismo primário;
sinônimo de ideal do ego;
resultante da identificação parental.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Ao receber de chofre a noticia da morte de um parente, o comportamento de Marcos manifestou reações as mais intensas e variadas possíveis: choro, palpitações, suores, tremores, mal-estar, desfalecimento, etc. Tais reações podem ser descritas como tipicamente:
emocionais pois estão mais relacionadas às necessidade fisiológicas ou viscerogênicas de Marcos;
sentimentais pois estão mais relacionadas com os aspectos intelectuais do rapaz;
emocionais uma vez que os aspectos racionais são mais evidentes do que suas necessidades fisiológicas;
sentimentais haja vista a predominância dos aspectos fisiológicos sobre a sua intelectualidade.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
A forma mais elementar de reação do organismo humano é o reflexo incondicionado. Pelo próprio nome, a reação ocorre independente de qualquer condição. Para tanto basta a integridade anatômica e funcional do organismo. A partir dessas considerações, marque a alternativa que NÃO corresponde a um exemplo típico de reflexo incondicionado:
espirro;
salivação de um cão faminto ante um pedaço de carne;
os hábitos;
lacrimejamento dos olhos de alguém ao cortar cebolas.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Marina é uma jovem senhora e já se revela uma excelente profissional. Mas, quando ela planeja uma coisa e não consegue realizar ela chora, xinga, se lamenta, bate os pés, como se fosse uma criança. Como você analisa a conduta de Marina?
frustrou-se e reagiu de modo imaturo através do mecanismo de defesa denominado regressão;
frustrou-se e reagiu de modo adequado sem uso de mecanismo de defesa;
frustrou-se e reagiu imaturamente fazendo uso do mecanismo de defesa denominado fantasia;
frustrou-se e reagiu imaturamente fazendo uso do mecanismo de defesa denominado transferência.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
Muitos dos nossos comportamentos são aprendidos na relação com o meio, com as pessoas ao nosso redor. Há algumas situações que favorecem a aprendizagem dos comportamentos e outras não.
qualquer reforço aumenta a probabilidade do comportamento ser aprendido;
o reforço negativo é mais eficaz nessa tarefa;
a punição, os castigos as repreensões são reforços positivos eficazes;
para fortalecer um comportamento o reforço positivo é a estratégia mais apropriada.
Questões de 11 a 40 = Específica.
Nas questões que se seguem serão avaliados além dos conhecimentos específicos em Psicologia, sua capacidade de estabelecer relações e de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana. Neste sentido, leia com atenção os enunciado das questões antes de marcar a alternativa que achar mais correta para cada situação. BOA SORTE!!!
A reserva de impulsos primários (instintos) Freud chamou de:
id;
ego;
superego;
libido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...