Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos objetivos da avaliação psicológica é aferir as características que compõem o perfil de personalidade dos trabalhadores, visando sua melhor satisfação no cargo. Para isso, usam-se diversos instrumentos. Entre esses instrumentos, destacase como o mais objetivo o(a)
Hereditariedade e Meio influem na formação da personalidade. Com relação a esses dois fatores podemos afirmar que:
A hereditariedade corresponde a carga genética recebida no nascimento.
A hereditariedade tem maior influência do que a ação do meio.
A maturidade psicológica de um aluno depende da ação do meio.
A ação do meio é maior do que a ação da hereditariedade durante a infância.
Educadores pouco influem na personalidade dos seus alunos.
A doença mental pode ser considerada como uma desorganização da personalidade. As doenças mentais no campo da psicopatologia podem ser definidas a partir do grau de perturbação da personalidade. Um docente pode desenvolver sintomas caracterizados como distúrbios do comportamento em função do excesso de ocupações, necessidades de equacionar seu tempo disponível frente suas tarefas, etc. Se o seu conflito psíquico manifesta-se em sintomas corporais como úlcera, paralisia de um membro ou com crises de choro, teatralidade, há indícios de sintomas da:
psicose
paranóia
esquizofrenia
demência
neurose
Na sala de aula alunos e docente constituem um grupo social por serem "uma pluralidade de indivíduos em contato que se consideram mutuamente e que estão conscientes de que tem algo significativamente importante em comum." Considerando os conceitos de desenvolvimento, de maturidade, as relações sociais devem ser estimuladas pelo docente de modo que as formas superiores do comportamento consciente sejam encontradas nessas relações. O enfoque interacionista do desenvolvimento humano é preconizado na teoria:
de Piaget
de Vigotski
cognitivista
de Bruner
de Freud
Os alunos devem ser estimulados por seus docentes. Quando um docente desempenha suas atividades com seriedade, sendo inclusive exigente, pode ocorrer que um dos alunos reclame dessa postura e atribua ao docente um apelido e que o outro passe a ser dedicado nos seus estudos retribuindo a conduta do professor dizendo: Este é um professor modelo. Se de acordo com a teoria psicanalítica entendemos que os alunos utilizam–se de mecanismos de defesa temos respectivamente no primeiro e no segundo caso exemplos de:
sublimação e regressão
repressão e regressão
agressão e identificação
agressão e regressão
agressão e sublimação
Para fixar determinada fórmula matemática o docente, usando dos princípios da teoria da gestalt aplicada à aprendizagem, apresenta exercícios do mesmo assunto com mudança apenas dos dados numéricos. O princípio do gestalt utilizado para fixar a formula é o princípio da:
proximidade
semelhança
boa forma
fechamento
figura e fundo
Considerando a teoria do condicionamento operante aplicada à aprendizagem temos:
na primeira solução a aplicação do princípio da generalização.
na primeira solução a aplicação de um reforço
na segunda solução a aplicação do princípio da generalização
na segunda solução a aplicação dos princípios dá discriminação
na segunda solução aplicação da punição e do esforço
O condicionamento operante visa criar no aluno hábitos desejados. Cita-se como exemplo o hábito de estudar. Neste condicionamento operante a resposta desejada se repete porque se aplica após sua ocorrência um:
estímulo
reforço
discriminante
corretivo
modelador
Em uma reunião de professores foi apresentado um caso para estudo. O psicólogo que estava presente classificou o episódio como um caso típico de "condicionamento clássico de emoções". O incidente ocorrido por acaso, envolvendo o docente de uma disciplina e um aluno, teve origem no fato do docente ter chamado atenção do aluno que lia o cartão enviado por seu pai que estava a trabalho em outra localidade. A forma enfática do docente chamar atenção do aluno determinou esse condicionamento clássico de emoções. Este é um exemplo de condicionamento:
pavloviano, em que o reforço ocorre após o incidente;
operante em que o reforço ocorre após o incidente;
operante em que o reforço ocorre antes do incidente;
pavloviano em que o reforço é simultâneo ao incidente;
que independe do reforço ser aplicado ou não.
Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:
As múltiplas inteligências mencionadas no texto evidenciam que considerando
o conceito de personalidade, os alunos têm diferentes personalidades;
o conceito de inteligência múltipla, os mais inteligentes são dotados de várias inteligências;
a hereditariedade e o meio, a hereditariedade predomina como determinante nas inteligências múltiplas;
a hereditariedade e o meio, a ação do meio predomina na determinação das inteligências múltiplas;
as inteligências múltiplas mencionadas pelos teóricos, não há relação entre inteligências múltiplas e o físico do indivíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...