Questões de Psicologia do ano 2008

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De acordo com as notícias divulgadas pela imprensa, mais de 30 adolescentes, entre 12 anos e 17 anos, foram levados à Delegacia da Criança e do Adolescente de uma grande cidade, depois de uma briga entre grupos rivais, assistida por aproximadamente cem jovens, alunos de escolas particulares, que fariam parte de gangues inimigas. Com respeito a esse tema, julgue os itens subsequentes.

A presença de atos violentos está relacionada à ausência de controles institucionais efetivos, ou seja, a deficiência dos sistemas judiciais, a falta de confiança da população na aplicação e no cumprimento das leis e a desconfiança com a polícia contribuem significativamente para o incremento dos referidos atos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as notícias divulgadas pela imprensa, mais de 30 adolescentes, entre 12 anos e 17 anos, foram levados à Delegacia da Criança e do Adolescente de uma grande cidade, depois de uma briga entre grupos rivais, assistida por aproximadamente cem jovens, alunos de escolas particulares, que fariam parte de gangues inimigas. Com respeito a esse tema, julgue os itens subsequentes.

Nas diferentes formas de violência, que existem nas grandes cidades, incidem fatores individuais, familiares, sociais e culturais que afetam a conduta doméstica e social. Tais fatos devem ser analisados sob enfoque unicausal e inevitável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para haver interação nos grupos, mesmo quando não há palavras, é preciso que exista

  • A.

    convenção de modelos e normas sociais.

  • B.

    sociabilidade sincrética.

  • C.

    prevalência de intenções.

  • D.

    disponibilidade fenomenológica.

  • E.

    serialidade sartreana.

A aprendizagem é um processo constituído por momentos que podem se isolar ou se esteriotipar, provocando perturbações e gerando uma estrutura de conduta. No caso do momento contra-fóbico, esse se manifesta da seguinte forma:

  • A.

    o objeto de conhecimento é evitado, ocorrendo uma distância em relação a ele, fugindo ao contato e aproximação.

  • B.

    o objeto de conhecimento é vivenciado como perigoso, gerando atitude de desconfiança e hostilidade.

  • C.

    a defesa fracassa e acontece uma situação de confusão entre o eu e o objeto.

  • D.

    os diferentes aspectos do objeto de conhecimento são introjetados, procedendo-se à sua elaboração.

  • E.

    precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado.

Ao se formarem grupos nas instituições, qual deverá ser o objetivo do psicólogo que melhor define a ação terapêutica e de mudança?

  • A.

    Criar um espaço comunicativo que vá ao encontro do desejo do sujeito na consecução de suas necessidades primordiais.

  • B.

    Articular os projetos individuais com a realidade institucional, objetivando encontrar focos de crise interna e externa.

  • C.

    Propiciar a reflexão e a ação sobre o sujeito e a instituição, articulando realidade institucional com realidade social.

  • D.

    Desenvolver o diálogo visando à ideologia transformadora que virá fortalecer as mudanças internas e externas.

  • E.

    Fortalecer os laços dos indivíduos com a instituição, de forma a propiciar mudanças estruturais na mesma.

O espaço institucional está marcado por conflitos intra-sistêmicos em que o poder fala mais alto. O psicólogo institucional ao detectá-lo procura

  • A.

    atuar sobre a ideologia institucional para alcançar a mobilização do grupo, fortalecendo-o.

  • B.

    potencializar a ação de grupos detentores de poder centrando-os em novas temáticas.

  • C.

    impedir que a cristalização ocorra em determinado nível institucional, reconhecendo e movendo o foco no fortalecimento do grupo.

  • D.

    ratificar a ideologia institucional para conseguir aproximar-se dos grupos instituídos.

  • E.

    manter os grupos na alienação institucional focando a atenção na onipotência por ela gerada como forma de mudança.

Para Pichon-Rivière, na teoria do vínculo, todo vínculo é bi-corporal e tripessoal. Para Mannoni, a situação trinitária pai-mãe-filho, também se refere, como no vínculo, a uma

  • A.

    Evolução psicológica.

  • B.

    Finalidade de coesão.

  • C.

    Fantasia inconsciente.

  • D.

    Comunicação distorcida.

  • E. Relação de objetos.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.

A aprendizagem motivada pela satisfação pessoal em compreender ou dominar algo denota que a aprendizagem em si é significativa para o indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.

A eficiência da aprendizagem implica o aproveitamento ótimo da capacidade da memória de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.

A atenção é um requisito para a aprendizagem humana, pois, por meio dela, o indivíduo seleciona e controla as características relevantes dos conteúdos que está aprendendo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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