Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos legais e éticos do exercício profissional na área de saúde.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP), resolução CFP n.º 10/2005, o psicólogo, na prestação de serviços psicológicos, deve informar a quem de direito somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu artigo 12, dispõe que, nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará
somente informações gerais e que não comprometam sua relação profissional com os demais membros da equipe de trabalho multidisciplinar.
todas as informações veiculadas no trabalho em equipe multiprofissional para posterior análise.
todas as informações levantadas e que tenha o aval dos demais participantes da equipe multidisciplinar.
apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.
todas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos de trabalho e enviará uma cópia destas informações para registro obrigatório ao Conselho Regional de Psicologia, ao qual é afiliado.
Márcia, de 54 anos de idade, foi submetida, há dois anos, à cirurgia de redução do estômago, tendo perdido 23 quilos. Encontra-se atualmente acima do peso que tinha antes da intervenção, tendo adquirido 28 quilos. Além disso, os sintomas de bulimia e de bruxismo presentes em sua vida desde o início da adolescência nunca desapareceram e, agora, se acompanham de alcoolismo e quadro grave de depressão e se mostra extremamente decepcionada com a medicina que, para ela, foi somente fonte de frustração.
A partir do relato hipotético acima, julgue os itens a seguir acerca do tratamento multidisciplinar da obesidade.
Atualmente, o conselho de medicina exige laudo psicológico autorizando a realização da cirurgia de redução de estômago, sem o que o médico estará impedido de proceder a intervenção.
Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens subseqüentes.
Diante da moral vigente, que não serve mais como referencial de orientação, é postura ética do psicólogo tornar absolutos os princípios, regras e normas de seu código profissional.
Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens subseqüentes.
O psicólogo vinculado a uma instituição deve considerar os princípios e as regras da instituição a que esteja vinculado, porém deve privilegiar a pessoa atendida, respeitando-a acima da instituição que os emprega.
Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens subseqüentes.
A postura ética do psicólogo consiste na observância dos princípios elencados pela bioética que servem a todos, ou seja, princípios que não priorizem crenças ou valores pessoais.
Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens subseqüentes.
No exercício profissional, o psicólogo deve agir com base em suas convicções pessoais, guiado por seus valores e princípios, construídos ao longo de sua formação pessoal e profissional.
Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens subseqüentes.
O cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo garante uma postura ética por parte do profissional.
Julgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos da psicologia clínica.
O princípio da beneficência diz o seguinte: "auxilie, ou não prejudique o paciente".
O Art. 19º do Código de Ética do Psicólogo relata que o psicólogo, ao participar de atividade em veículos de comunicação,
articulará positivamente para obter vantagens que agreguem valor a todos os profissionais que atuam como psicólogos em sua região.
estimulará a comunidade a buscar os serviços públicos de atendimento psicológico, visando, desta forma, desmistificar a fantasia de que psicólogos atuam somente com pacientes de alta periculosidade.
deverá manter uma postura de suprir as necessidades imediatas da sociedade, diminuindo sofrimentos e reforçando a importância da qualidade de vida.
zelará para que as informações prestadas disseminem conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão.
deverá solicitar autorização prévia do Conselho Regional de Psicologia, visando manter seus direitos garantidos, caso sofra eventual denúncia por ter emitido pareceres inadequados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...