Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens, acerca de crianças que crescem em lares violentos e testemunham agressões verbais e físicas entre pais ou padrastos e madrastas.
Sob o ponto de vista comportamental, é possível que a criança desenvolva sentimentos ambíguos em relação ao perpetrador, envolvendo afeto positivo e raiva, que descrevem uma situação de conflito do tipo aproximaçãoesquiva.
Julgue os seguintes itens, acerca de crianças que crescem em lares violentos e testemunham agressões verbais e físicas entre pais ou padrastos e madrastas.
A criança pode entender que a violência é um modo aceitável de resolver conflitos e desenvolver um padrão de comportamento agressivo em suas relações futuras, de acordo com o modelo.
Uma mulher de 28 anos de idade morreu atropelada pelo marido, de 33 anos de idade. O casal discutia dentro do carro parado quando a mulher desceu e tentou atravessar a rua. O marido colocou o veículo em movimento, atingiu a mulher e a arrastou até imprensá-la contra um muro. Ela caiu sobre o capô do carro e morreu em conseqüência de traumatismo craniano e hemorragia. Os filhos do casal, um de 5 e outro de 11 anos de idade, estavam no carro e assistiram à cena. O criminoso disse à polícia que matou a mulher porque ela havia se decidido pelo divórcio e acabara de lhe reafirmar essa decisão. Disse ainda que não havia planejado o atropelamento, estava arrependido e agira motivado por ciúmes. Ainda assim, ele poderá ser condenado a 30 anos de prisão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao presenciar o crime, as crianças partilharam a mesma experiência e, por isso, o episódio terá o mesmo impacto sobre o desenvolvimento da personalidade de ambas.
Uma mulher de 28 anos de idade morreu atropelada pelo marido, de 33 anos de idade. O casal discutia dentro do carro parado quando a mulher desceu e tentou atravessar a rua. O marido colocou o veículo em movimento, atingiu a mulher e a arrastou até imprensá-la contra um muro. Ela caiu sobre o capô do carro e morreu em conseqüência de traumatismo craniano e hemorragia. Os filhos do casal, um de 5 e outro de 11 anos de idade, estavam no carro e assistiram à cena. O criminoso disse à polícia que matou a mulher porque ela havia se decidido pelo divórcio e acabara de lhe reafirmar essa decisão. Disse ainda que não havia planejado o atropelamento, estava arrependido e agira motivado por ciúmes. Ainda assim, ele poderá ser condenado a 30 anos de prisão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Considerando que o crime foi motivado por ciúmes, se o criminoso voltar a ter um relacionamento afetivo, ele provavelmente será igualmente mediado pelo ciúme e pela agressão.
Uma mulher de 28 anos de idade morreu atropelada pelo marido, de 33 anos de idade. O casal discutia dentro do carro parado quando a mulher desceu e tentou atravessar a rua. O marido colocou o veículo em movimento, atingiu a mulher e a arrastou até imprensá-la contra um muro. Ela caiu sobre o capô do carro e morreu em conseqüência de traumatismo craniano e hemorragia. Os filhos do casal, um de 5 e outro de 11 anos de idade, estavam no carro e assistiram à cena. O criminoso disse à polícia que matou a mulher porque ela havia se decidido pelo divórcio e acabara de lhe reafirmar essa decisão. Disse ainda que não havia planejado o atropelamento, estava arrependido e agira motivado por ciúmes. Ainda assim, ele poderá ser condenado a 30 anos de prisão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Um transtorno de personalidade, esquizofrenia e reação ao uso de substâncias ilícitas incluem-se entre os possíveis diagnósticos do criminoso em questão.Uma mulher de 28 anos de idade morreu atropelada pelo marido, de 33 anos de idade. O casal discutia dentro do carro parado quando a mulher desceu e tentou atravessar a rua. O marido colocou o veículo em movimento, atingiu a mulher e a arrastou até imprensá-la contra um muro. Ela caiu sobre o capô do carro e morreu em conseqüência de traumatismo craniano e hemorragia. Os filhos do casal, um de 5 e outro de 11 anos de idade, estavam no carro e assistiram à cena. O criminoso disse à polícia que matou a mulher porque ela havia se decidido pelo divórcio e acabara de lhe reafirmar essa decisão. Disse ainda que não havia planejado o atropelamento, estava arrependido e agira motivado por ciúmes. Ainda assim, ele poderá ser condenado a 30 anos de prisão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O testemunho das crianças sobre o cotidiano familiar, se oferecido espontaneamente durante uma sessão de psicoterapia e antes do julgamento do pai, deverá ser anexado ao processo por iniciativa do psicólogo responsável.
Uma mulher de 28 anos de idade morreu atropelada pelo marido, de 33 anos de idade. O casal discutia dentro do carro parado quando a mulher desceu e tentou atravessar a rua. O marido colocou o veículo em movimento, atingiu a mulher e a arrastou até imprensá-la contra um muro. Ela caiu sobre o capô do carro e morreu em conseqüência de traumatismo craniano e hemorragia. Os filhos do casal, um de 5 e outro de 11 anos de idade, estavam no carro e assistiram à cena. O criminoso disse à polícia que matou a mulher porque ela havia se decidido pelo divórcio e acabara de lhe reafirmar essa decisão. Disse ainda que não havia planejado o atropelamento, estava arrependido e agira motivado por ciúmes. Ainda assim, ele poderá ser condenado a 30 anos de prisão.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Se forem encaminhadas para psicoterapia, as crianças deverão ficar afastadas do convívio paterno, abstendo-se da visitação e do recebimento de cartas do pai.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção que apresenta a perspectiva de aprendizagem, segundo Papert.
Com o programa Logo de computador, a criança aprende por si própria, experimentando, observando, comparando e até mesmo errando e buscando alternativas para a solução do problema.
O Logo é um programa com o qual o professor define as tarefas e o aluno as executa, conforme estabelecido em um processo de aprendizagem contínuo.
O desenvolvimento do conhecimento ao longo do tempo é resultado somente do processo de maturação do cérebro.
A utilização do computador nas escolas inibe a criatividade do aluno por trazer atividades predefinidas.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Lévy Pierre, cibercultura é
a cultura dos fanáticos da Internet que gera uma heterogeneidade de discussões dentro do mundo globalizado.
a exposição de artes realizadas na Internet que evidencia aspectos culturais diversificados sem fronteiras geográficas.
a universalidade sem totalidade, é a interconexão mundial de computadores que forma a grande rede, mas cada nó é fonte de heterogeneidade e diversidade de assuntos, abordagens e discussões, em permanente renovação.
um termo utilizado na definição dos agenciamentos matrimoniais das comunidades no espaço eletrônico virtual onde são criadas famílias gerando novas comunidades.
Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos legais e éticos do exercício profissional na área de saúde.
De acordo com o CEPP, nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo deverá registrar apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...