Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que, em um serviço ambulatorial de oncologia, o psicólogo pretenda desenvolver uma rotina de serviço que inclui diferentes procedimentos, conforme a clientela-alvo, julgue as iniciativas propostas nos próximos itens.
No serviço de prevenção secundária, deverão ser recebidos os pacientes recém-diagnosticados e o procedimento incluirá psicoeducação sobre a doença e o tratamento, os efeitos colaterais possíveis e esperados e sensibilização para adesão ao tratamento.
Julgue os itens de 111 a 117, acerca do trabalho do psicólogo em ambiente hospitalar.
Em uma UTI, o psicólogo deve trabalhar na mediação das relações entre o paciente e a equipe médica, mas não deve intervir no estereótipo de morte, em geral presente no repertório do doente, o que compete apenas ao médico intensivista.
Julgue os itens de 111 a 117, acerca do trabalho do psicólogo em ambiente hospitalar.
Em um serviço de UTI, o psicólogo deve assistir os familiares na redução da ansiedade e do medo, estimula a expressão assertiva de sentimentos em relação ao doente e favorece o contato com ele.
Julgue os itens de 111 a 117, acerca do trabalho do psicólogo em ambiente hospitalar.
As técnicas grupais para tratar aspectos psicológicos subjacentes a condições médicas crônicas são tanto mais efetivas para favorecer a interação social quanto mais variadas forem as doenças primárias ou de base. Um exemplo seria o de inserir portadores de câncer e doença renal crônica em um grupo de portadores de HIV/AIDS.
Julgue os itens de 111 a 117, acerca do trabalho do psicólogo em ambiente hospitalar.
Para um paciente depressivo, com câncer, o ingresso em um grupo terapêutico para treino em técnicas adequadas de enfrentamento tanto pode favorecer a elevação do humor quanto a melhora do sistema imunológico.
Um digitador foi encaminhado pelo médico do trabalho ao psicólogo de um hospital geral com um histórico de dor continuada e peso na mão e no braço, sinais de depressão e de irritabilidade. O paciente referiu ao psicólogo que tem buscado insistentemente o conforto de amigos e familiares para falar sobre sua dor e sobre a consequente dificuldade para realizar seu trabalho.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A dor referida pelo paciente pode exacerbar e ser exacerbada por seus sintomas depressivos e estes podem se tornar persistentes, se a dor não for bem tratada.
Julgue os itens de 101 a 106, acerca de cuidados oferecidos a idosos e crianças.
Em suas ações em prol do idoso, a legislação sergipana prevê a qualificação sistemática e continuada de recursos humanos e o apoio às iniciativas comunitárias de estudo e pesquisas sobre o envelhecimento.
Julgue os itens de 101 a 106, acerca de cuidados oferecidos a idosos e crianças.
Quando, em uma internação ou no atendimento ambulatorial, o psicólogo identificar sinais sugestivos de abuso físico ou moral de familiares contra o idoso ou contra a criança, não tem o direito ético de revelar o fato a terceiros, mas deve conversar abertamente com os agressores quanto à gravidade da situação e treiná-los na aquisição de habilidades para lidar com o idoso ou com a criança.
Um motorista de ônibus se envolveu em um acidente, no qual cinco passageiros morreram e outros 15 ficaram feridos, inclusive ele próprio. Foi constatado que o motorista dirigia sob efeito de álcool e isso complicou bastante sua situação profissional e legal. Ele foi encaminhado para avaliação no ambulatório para tratamento de alcoolismo do hospital que o atendeu e, nesse contexto, expressou seu interesse em participar do programa comportamental oferecido para alcoolistas, bem como manifestou seu desejo de abandonar o cigarro, pois fumava duas carteiras por dia.
Acerca desse caso e do uso de álcool e tabaco, julgue os itens que se seguem.
O tabagismo e a profissão de condutor de veículos favorecem o adoecimento das vias respiratórias e do sistema cardiovascular.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 91 a 95, rerlativos ao comportamento do doador potencial de órgãos.
Quando o psicólogo avalia o receptor candidato a um transplante, é adequado utilizar entrevistas semiestruturadas, investigar a presença de hábitos saudáveis e não-saudáveis, além de utilizar instrumentos que permitam investigar a presença de transtornos psicológicos que precisem ser tratados antes do transplante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...