Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os elementos que caracterizam uma criança com dificuldade de aprendizagem incluem
atraso mental e transtorno emocional.
Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no exame de direção, porque sente muito medo do trânsito. Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação. Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar no atendimento a esse paciente.
O relaxamento muscular progressivo de Jacobson é indicado porque, em casos de medos e fobias, tem oferecido resultados positivos.
Acerca do psicodiagnóstico realizado no contexto de avaliação psicológica para obtenção da carteira nacional de habilitação, julgue os itens a seguir.
A avaliação da personalidade é obrigatória e tem como objetivo gerar dados para a prevenção de acidentes de trânsito decorrentes de comportamentos humanos.
Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação
comunitária.
filosófica.
religiosa.
escolar.
moral.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao papel do psicólogo nas instituições educacionais ou socioeducativas, sob o enfoque sócio-histórico, julgue os próximos itens.
Para o psicólogo, é mais importante trabalhar o comportamento do jovem que o levou à institucionalização do que buscar entender a influência da estrutura violenta da sociedade moderna ou a violência familiar vivenciada por esses jovens.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao papel do psicólogo nas instituições educacionais ou socioeducativas, sob o enfoque sócio-histórico, julgue os próximos itens.
Grandes instituições favorecem o desenvolvimento de características negativas nos jovens, enquanto instituições pequenas, com características familiares, minimizam a ideia de instituição e favorecem um clima de aprendizado e acolhimento mais saudável para o desenvolvimento socioafetivo.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao papel do psicólogo nas instituições educacionais ou socioeducativas, sob o enfoque sócio-histórico, julgue os próximos itens.
O psicólogo busca compreender a escola e auxiliar o processo de inclusão de seus funcionários, alunos e professores no processo de aprendizado e crescimento social.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à psicologia do desenvolvimento adulto, julgue os itens abaixo.
Conforme a teoria de desenvolvimento de Erik Erikson, os adultos jovens, tendo solucionado a crise de identidade da adolescência, confrontam-se, em seguida, com a crise da generatividade × estagnação. Nessa fase, a pessoa precisa ser produtiva de algum modo significativo, em geral por meio do trabalho ou da paternidade. Sem o senso de generatividade, a vida tende a ser vazia e sem propósito e os adultos são invadidos por um sentimento de estagnação e de empobrecimento pessoal.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à psicologia do desenvolvimento adulto, julgue os itens abaixo.
Quando a privação temporária ou a quantidade consumida causam necessidade de maior consumo de determinada droga, para satisfazer necessidade fisiológica ou psicológica, os sintomas de abstinência, são indicadores de adição a essa droga.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à psicologia do desenvolvimento adulto, julgue os itens abaixo.
De modo geral, o raciocínio dos adultos tende a ser mais pessoal, mais prático e mais integrador do que o raciocínio de crianças e adolescentes. Consideradas em conjunto, as características do raciocínio adulto são chamadas de raciocínio pós-operacional, por combinarem uma nova ordenação das operações concretas, com uma necessária subjetividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...