Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne a princípios de ética e legislação profissional da psicologia, julgue os itens a seguir.
As pesquisas realizadas no campo do desenvolvimento infantil são eticamente movidas pelo princípio da bondade científica, objetivando aumentar o bem-estar da criança que participa de pesquisa científica. Apesar de importantes benefícios à sociedade, ainda é necessário o seguimento de orientações éticas formais devido aos abusos cometidos por pesquisadores em tempos não muito distantes.
No que concerne a princípios de ética e legislação profissional da psicologia, julgue os itens a seguir.
Conforme o Conselho Federal de Psicologia, a missão primordial de um código de ética profissional não é normatizar a natureza técnica do trabalho, mas assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social da categoria dos psicólogos brasileiros.
No que concerne a princípios de ética e legislação profissional da psicologia, julgue os itens a seguir.
Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, não é permitido divulgar ou ensinar instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão. A única exceção, prevista em resolução específica, ocorre no contexto de equipes interdisciplinares de saúde, no qual o psicólogo pode ensinar técnicas psicológicas a outros profissionais da equipe, otimizando a reabilitação integral do paciente hospitalizado.
No que concerne a princípios de ética e legislação profissional da psicologia, julgue os itens a seguir.
Denomina-se Código de Processamento Disciplinar da Psicologia o conjunto de normas que define o sistema de consulta à categoria, por meio de manifestação direta (eleição), para a indicação dos conselheiros que devem compor a plenária do Conselho Federal e dos conselhos regionais de psicologia.
No que concerne a princípios de ética e legislação profissional da psicologia, julgue os itens a seguir.
O Conselho Nacional de Saúde obriga toda instituição de saúde em que pesquisas em seres humanos sejam desenvolvidas a criar comitês de ética em pesquisa. Essas instâncias devem contar com membros de diversas profissões das áreas de ciências da saúde, ciências exatas, humanas e sociais e ter total independência para sua livre manifestação e elaboração de pareceres acerca dos projetos de pesquisa.
No que concerne a princípios de ética e legislação profissional da psicologia, julgue os itens a seguir.
Em 2005, o Conselho Federal de Psicologia aprovou o novo Código de Ética Profissional do Psicólogo. A formulação desse Código, o quarto da profissão de psicólogo no Brasil, responde à evolução do contexto de desenvolvimento da psicologia, enquanto campo científico e profissional, e aborda a definição das novas áreas (então emergentes) da psicologia.
No que concerne à ética na prática da psicologia, apenas está INCORRETO afirmar que:
Para efeito de concessão e registro do título profissional de especialista em Psicologia foram definidas as especialidades em: psicologia escolar/educacional; psicologia organizacional e do trabalho; psicologia do trânsito; psicologia jurídica; psicologia do esporte; psicologia clínica; psicologia hospitalar; psicopedagogia; psicomotricidade; psicologia social e neuropsicologia.
Ao Psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas, quando do exercício de suas funções profissionais.
O Psicólogo não deverá veicular seu título e número de registro a práticas não reconhecidas cientificamente como os florais de Bach, a terapia de vidas passadas, a acupuntura, a tarologia, a aromaterapia, entre outras.
O Psicólogo quando prestar serviços utilizando-se da Internet ou similar, deverá identificar-se por meio de uma credencial de autenticação eletrônica, apresentando um número de cadastro com hiperlink, selo ou equivalente conferido pelo CFP.
De acordo com o Artigo 8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá, observadas as determinações da legislação vigente, obter autorização de
ao menos um de seus responsáveis.
todos os seus responsáveis.
algum familiar, que tenha vínculo consanguíneo com o menor.
uma instituição de ensino frequentada pelo menor.
algum cuidador amigo do menor, pelo menos.
O Código de Ética do psicólogo aponta, no Art. 20, que o psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente,
é livre para utilizar o preço do serviço como forma de propaganda.
deve fazer previsão taxativa de resultados.
poderá fazer divulgação sensacionalista das atividades profissionais, desde que tenha competência para cumprir o prometido.
não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais.
informará seu sobrenome, o número de sua Carteira de Identidade e poderá fazer referência a títulos ou qualificações profissionais que se sinta à vontade para fazê-lo.
O Art. 1, item d, do Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece que é dever fundamental do psicólogo
não encaminhar a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação.
prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar a benefício pessoal.
compartilhar somente informações não-relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade de quem as receber de preservar o sigilo.
realizar atendimento não-eventual da criança, adolescente ou interdito, mesmo que não seja possível obter autorização de um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.
considerar que no caso de não se apresentar um responsável legal, realizar o atendimento mesmo que não seja possível comunicar às autoridades competentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...