Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à medicina psicossomática, julgue os itens a seguir.
O estresse pode ser considerado o conjunto de reações que um indivíduo desenvolve ao ser submetido a qualquer situação que exige um esforço de adaptação. Observa-se que o conceito de estresse tem sido aplicado a quase todos os contextos de interação humana, de crianças a idosos. Em ambientes de trabalho, embora o conceito de estresse seja objeto de avaliação da saúde de trabalhadores, os resultados não são consistentes no sentido de apontá-lo como um indicador de saúde ocupacional.Com relação à medicina psicossomática, julgue os itens a seguir.
A moderna medicina psicossomática, fundada no século passado, no início da década de 30, reflete a confluência de dois conceitos básicos: psicogênese e holismo. Ambos os conceitos sempre estiveram, de alguma forma, presentes desde o início da prática da medicina e foram formulados de forma rudimentar na Grécia antiga, no entanto, tiveram evolução e conotação distintas ao longo dos tempos.
Com relação à medicina psicossomática, julgue os itens a seguir.
O foco principal da abordagem psicobiológica da medicina psicossomática é o da relação entre eventos e situações na vida do indivíduo de um lado e sua saúde de outro. Uma das mais importantes premissas é que a resposta de uma pessoa à sua interação com os outros, assim como sua personalidade, são fatores que influenciam sua doença.
Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.
Na avaliação no ensino inclusivo, é feita uma análise do percurso de cada aluno, de suas competências e de seus progressos no trabalho escolar, na participação na vida social da escola, sendo a prova final uma opção para a complementação da avaliação de seu rendimento escolar.
Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.
Na forma inclusiva de ensino, o professor compartilha com os alunos a autoria dos conhecimentos produzidos na aula, desconsidera o ditar como recurso didático-pedagógico básico, reconhece e valoriza o aluno em seu saber e sua identidade social.
Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.
Os debates, as pesquisas, a observação, as aulas expositivas e as vivências são processos pedagógicos indicados para as atividades de ensino inclusivo.
Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.
O ensino que não exclui promove atividades abertas ao alcance dos diferentes níveis de compreensão dos alunos, responsabilizando os que sabem mais pela seleção das atividades segundo as possibilidades e interesse de todos alunos.
A respeito da abordagem psicanalítica das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A dificuldade de professores e coordenadores de lidarem com os alunos que não se encaixam na proposta pedagógica da escola contribui para a existência de conflitos.
A respeito da abordagem psicanalítica das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A demanda imperiosa dos pais e da escola de que a criança aprenda pode inibir o desejo dela de aprender, fazendo-a despender sua energia para contrapor à exigência dos outros com uma não aprendizagem.
Carla, com 25 anos de idade, vem apresentando, desde o início de sua adolescência, um transtorno psíquico caracterizado pelo consumo de grande quantidade de alimentos em um período limitado de tempo, de forma descontrolada. Comportamento que vem associado a vômitos auto-induzidos, presença de exercícios excessivos, consumo abusivo de laxativos, diuréticos e moderadores de apetite, tudo isso motivado por sua preocupação excessiva com a forma e a imagem corporal.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, acerca do diagnóstico do transtorno psíquico descrito e das técnicas psicoterápicas indicadas ao tratamento do mesmo.
A situação em apreço corresponde a um transtorno de bulimia nervosa, para o qual a TCC grupal pode ser uma alternativa mais prática, sabendo-se que deverá ser feita com maior freqüência de sessões para obter o mesmo resultado de uma TCC individual e que a presença de transtornos de personalidade com atuações (acting-out) pode gerar atrito entre os participantes do grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...