Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Lucas foi afastado do trabalho, pois vem manifestando muita dificuldade de cumprir seu horário de trabalho, referindo estar muito incomodado com as pessoas na rua e também com os colegas no trabalho, julgando que estão sempre falando mal ou rindo dele. Na rua, quando percebe, isso, esbarra de propósito nas pessoas para despistar sua raiva e depois pede desculpas para que elas não revidem. Refere que está muito difícil viver assim com todos tomando conta da sua vida e que, mesmo quando está em casa, escuta as pessoas na rua falando a seu respeito.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir quanto ao diagnóstico psicopatológico.
Tem-se manifestado no caso em questão um sintoma de alucinação auditiva com disfunção social das atividades causada pela perturbação atual, impossibilitando o paciente para o trabalho.
Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no exame de direção, porque sente muito medo do trânsito. Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação. Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar no atendimento a esse paciente.
O paciente apresenta um quadro típico de personalidade borderline.
Julgue os itens de 111 a 117, acerca do trabalho do psicólogo em ambiente hospitalar.
Para o tratamento da fobia social, deve-se priorizar o formato grupal para aqueles pacientes com índices mais altos de ansiedade em situações sociais, mesmo que, por longo tempo, os sintomas não permitam que ele participe efetivamente das sessões.
Um paciente com de 82 anos de idade foi hospitalizado com diagnóstico de hipertensão e infecção urinária importante. Durante o acolhimento, o psicólogo da equipe notou que ele falava como se estivesse na própria residência e, em dado momento, quis se levantar do leito, dizendo que ia vigiar sua horta no quintal, porque o paciente do leito ao lado queria colher suas plantas. O psicólogo levou suas impressões sobre o paciente para a reunião de equipe, que inclui enfermeiros, médicos de diferentes especialidades, nutricionistas e um assistente social. A equipe tem como rotina a discussão conjunta de todos os casos que ingressam na unidade e as decisões sobre as condutas nas diferentes especialidades são tomadas durante essas discussões.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O paciente apresenta comportamentos compatíveis com um quadro de demência, que pode ser o mal de Alzheimer, reconhecido como condição crônica.
Marcela tem 16 anos de idade e foi levada pelos pais ao serviço de psicologia de um hospital, por indicação médica, com relato de índice de massa corpórea igual a 15, amenorréia, pele edemaciada, cabelos quebradiços e dieta restrita à ingestão de folhas, tomate, abacaxi e água. A mãe informou que Marcela faz suas refeições junto aos familiares, à mesa, e que, mesmo com toda família reunida e empenhada em fazê-la ingerir alimentos dos diferentes grupos, a paciente recusa e diz não sentir fome ou necessidade de outros alimentos além daqueles referidos. Qualquer tentativa mais incisiva da família resulta em discussão e a paciente mantém sua decisão.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Marcela apresenta um quadro compatível com o diagnóstico de anorexia do tipo purgativo.
Quanto aos transtornos psicopatológicos, julgue os próximos itens.
O transtorno esquizotípico de personalidade (TEP), por se tratar de um transtorno crônico, não possui escalas que possam avaliar a predisposição de populações não clínicas à psicose.
Quanto aos transtornos psicopatológicos, julgue os próximos itens.
Depressão psicótica, depressão pós-parto e depressão sazonal são exemplos de depressão maior.
Quanto aos transtornos psicopatológicos, julgue os próximos itens.
As obsessões podem ser caracterizadas de acordo com três componentes, normalmente simultâneos: cognitivo (pânico e pensamentos auto-depreciativos), fisiológico (aumento dos batimentos cardíacos e mudanças na respiração) e comportamento manifesto (postura rígida, chupar dedos, roer unhas etc).
Quanto aos transtornos psicopatológicos, julgue os próximos itens.
O transtorno de estresse agudo ocorre no contexto de diversos transtornos de ansiedade e se caracteriza por períodos distintos de intenso medo ou desconforto, acompanhados por sintomas somáticos ou cognitivos. Esses sintomas normalmente têm início de forma súbita e são frequentemente seguidos por sentimentos de perigo ou catastrofização iminente.
Quanto aos transtornos psicopatológicos, julgue os próximos itens.
Os transtornos de humor podem ser divididos em transtornos depressivos, transtornos bipolares e transtornos com base na etiologia, que decorrem de determinada condição médica geral ou são induzidos por substâncias. Os transtornos depressivos, por sua vez, dividem-se em transtorno depressivo maior, transtorno distímico e transtorno depressivo sem especificação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...