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Uma paciente com 65 anos de idade chega a sua primeira consulta psicológica motivada pelo seu médico, que a considera deprimida desde o diagnóstico e o início do tratamento de um câncer de intestino. Para ela, o mais difícil não foi tomar as providências necessárias nesse início e sim sua dificuldade de aceitar os olhares de piedade voltados para si. Ao saber que teria que fazer a quimioterapia ficou apreensiva por temer os efeitos secundários. A paciente atribui a causa de seu câncer a sua relação conjugal, segundo ela, muito ruim durante os 45 anos de convivência, se queixa de ter se sentindo excluída pelo marido e pela família dele, que a tratavam com indiferença apesar do esforço que sempre fez para recebê-los bem em casa. Nas consultas subsequentes, ela associa em sua fala outra situação de exclusão, ocorrida em sua infância, por ser filha de mãe solteira, por nunca ter conhecido a identidade do pai, e por ser discriminada pelo avô em relação aos primos, o qual explicitava uma predileção por uma prima mais nova. Ao terminar seu tratamento médico, a paciente relata a dificuldade de voltar ao hospital, experimentando náuseas só de pensar em se aproximar do local.
A partir desse caso clínico e considerando as teoria e técnicas psicoterápicas aplicadas à paciente em tratamento de câncer, julgue os itens de 71 a 83.
A informação é uma das intervenções mais utilizadas na abordagem cognitiva, a qual está indicada para a paciente no momento em que inicia sua quimioterapia, a fim de reduzir suas incertezas quanto ao tratamento, e também por não apresentar os mecanismos de denegação e de repressão dos afetos, os quais impediriam essa intervenção.
Julgue os próximos itens, relacionados aos subsistemas no âmbito familiar.
No subsistema conjugal, duas pessoas se unem com o propósito de formar uma família, estabelecendo uma fronteira rígida para impedir a interferência de outras pessoas no seu funcionamento.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.
A abordagem fenomenológica promove debates em grupos, com a finalidade de construir melhores relações entre sujeitos inseridos em suas famílias e na comunidade, mediante de dinâmicas de grupos e outras técnicas de psicoterapia em grupo.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.
A abordagem psicodramática descreve como se dá a relação dos sujeitos como seres no mundo, procurando compreender não apenas a casualidade, mas também maneira como esta se estruturou, e promovendo reflexões críticas acerca de temas diversos entre membros do programa e da comunidade.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.
A abordagem comportamental coleta e registra as contingências do programa de saúde, por meio de análises funcionais do comportamento, do mapeamento de estimulação aversiva e da falta de repertório comportamental, e oferece psicoterapia para a comunidade e para os membros do programa, com o objetivo de modificar comportamentos alvos.
Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A masturbação é natural no desenvolvimento sexual de crianças de 10 anos de idade e não deve ser nem motivo de preocupação nem foco de terapia para o caso em questão.
O planejamento terapêutico de João deve prever
evitar discussão sobre as crises e condutas adequadas durante os períodos de eutimia.
reestruturação cognitiva durante crises de mania.
intervenção precoce aos primeiros sinais de mania.
aumento de atividades sociais saudáveis quando sinais de mania forem reconhecidos.
estratégias a curto prazo para João se mudar de casa, tornandose independente da família.
Na intervenção psicológica de abordagem cognitivo comportamental para João, os objetivos do terapeuta incluem
focar no risco de tentativa de suicídio, que é alto entre pacientes com transtorno de humor bipolar e cujo índice de morte é significativo.
assegurar a adesão ao tratamento medicamentoso, porque o impacto negativo de possíveis episódios de mania é minimizado pelo uso regular da medicação.
auxiliar o paciente a elaborar um plano ativo de ação para situações de mania, a ser implementado unicamente por ele próprio.
criar uma agenda aleatória de exercícios físicos e variações planejadas no horário de refeições, e de atividades sociais para evitar a rotina e a monotonia.
negociar horários de estudo ou de trabalho variáveis, de preferência alternando entre horário diurno e noturno, para otimizar o ritmo circadiano.
Na terapia cognitivo-comportamental de um casal cuja comunicação será trabalhada, é importante ensinar cada parceiro a
interromper sempre o parceiro quando discordar de sua fala, para evitar más interpretações ao longo da conversa.
responder perguntas sempre com um elemento a mais do que foi perguntado para que o parceiro perceba a intenção de colaborar.
escutar o argumento do parceiro, considerando sempre suas próprias experiências sobre o assunto como referencial.
fazer perguntas objetivas que possam ser respondidas pelo parceiro com sim ou não.
aceitar o silêncio do parceiro, que pode representar o tempo necessário para que ele entenda o significado que foi dito.
Quanto ao tratamento para o transtorno do deficit de atenção com hiperatividade, assinale opção correta.
O tratamento é sempre individual, pois as características de dispersão e impulsividade inviabilizam a terapia em grupo.
O tratamento de crianças prioriza o treinamento do paciente no que diz respeito a prestar atenção à emissão de respostas inadequadas e às consequências dessas respostas sobre o ambiente, diferentemente do tratamento de adultos, que já são atentos a essas variáveis.
A técnica de solução de problemas é inadequada para essa condição porque requer habilidades de atenção que o paciente não tem.
O treino de autoinstrução é utilizado sob a justificativa de que o discurso interno favorece a regulação da atenção.
A indicação de uso de agendas, listas e despertadores, para portadores adultos desse transtorno, é impróprio porque torna o paciente refém desses recursos, que evidenciam a falta de controle pessoal sobre a própria vida e comprometem a autoestima.
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