Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Allport propôs-se estudar a personalidade com enfoque nos traços que a compõe. Para esse autor, um traço pode ser definido como
formas distintas e duradouras de se reagir ao meio.
expressões diferentes ao mesmo estímulo ambiental.
formas constantes e duradouras de se reagir ao ambiente.
expressões alternadas diante de situações complexas do meio.
formas aleatórias de reação a estímulos do meio ambiente.
A definição do conceito de personalidade é ampla e complexa. Entre as diferentes maneiras de se explicar e abordar esse conceito, existem as teorias psicodinâmicas, que valorizam os componentes motivacionais da personalidade, e também as teorias dos traços, que definem a personalidade como construção gradativa com base na aprendizagem. Entre os autores que adotaram a teoria dos traços, destaca-se
Freud.
Szondi.
Bolwby.
Dorsh.
Cattel.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.
A abordagem psicanalítica investiga dados pertinentes à relação dos indivíduos e suas influências nos conflitos, realiza psicoterapia especificamente grupal, baseada na psicodinâmica, identifica sintomas que indiquem aspectos da subjetividade do sujeito e promove grupos de reflexão entre membros do programa e da comunidade.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 51 a 60.
Com sujeitos que apresentam personalidade histriônica, que têm tendência à dramatização, a intervenção do terapeuta deve ser no sentido de cortar rapidamente as dramatizações. Além disso, é necessário evitar as mudanças de assunto e retomar os objetivos definidos, estando atento à sedução ou à hostilidade que lhe serão dirigidos.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 51 a 60.
A psicoterapia indicada para os sujeitos com personalidade ansiosa é frustrante, devido ao progresso muito lento e ínfimo, sendo necessário um reforço constante de estabelecimento de relação de confiança.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.
Para atestar a utilidade de uma teoria da personalidade, basta verificar o seu valor de senso comum e comprovar a sua consonância com teorias afins.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.
Tanto para Freud como para Jung, a mente ou psique atua no nível consciente e no inconsciente. No entanto, Jung defendia que a parte mais significativa do inconsciente provinha do inconsciente coletivo, e não, das experiências passadas do indivíduo, como acreditava Freud.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.
De acordo com as teorias da psicanálise, a região psíquica denominada id, responsável pelo contato direto da mente com a realidade, busca o prazer pela intensificação da tensão.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Ao longo da avaliação psicológica, é investigada a história de abuso, mas é importante evitar que a criança fale sobre seus pensamentos e sentimentos acerca do abuso, assegurando que suas percepções e emoções sejam preservadas tanto quanto possível.
O ego evolui da percepção para o controle das pulsões, da obediência a elas para a inibição delas. Nesta realização, grande parte é tomada pelo ideal do ego (...). (Freud)
Esta gênese do ideal do ego indica que ele é, ainda que parcialmente, constituído como:
formação reativa contra os processos pulsionais do id
oposição ao labor de censura e de autocrítica do superego
esfera conflitiva entre os ditames da cultura e os do indivíduo
desejo do id inserido no simbólico pela forclusão do nome do Pai
idealização majestosa do bebê advinda do édipo dos progenitores
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...