Questões de Psicologia do ano 2010

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Os relatórios de conferências e documentos relativos à saúde das comunidades indígenas valorizam a existência de pajés, benzedeiras, raizeiras, parteiras, pegadores de ossos e outros... Nesse sentido, sugerem que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIs – incorporem as medicinas nativas, adotando uma perspectiva transdisciplinar. Segundo Viveiros de Castro, tal recomendação enfrenta a seguinte dificuldade:

  • A.

    os indígenas subjetivam os objetos, ao passo que as sociedades ocidentais modernas objetivam os objetos

  • B.

    os indígenas recusam-se a partilhar seus saberes, ao passo que os conhecimentos científicos caracterizam-se pela interdiscursividade igualitária

  • C.

    o xamanismo constitui um quadro analítico-demonstrativo de pensamento, ao passo que os saberes de tradição europeia são de cunho ético-político

  • D.

    o xamanismo indígena se aprende no fazer do cotidiano, ao passo que o conhecimento científico é transmitido pelas instituições escolares

  • E.

    os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular

Luiz Fuganti ressalta os riscos ético-políticos presentes no uso indiscriminado, nas discussões sobre a humanização em saúde, do termo diferença. Segundo o autor, quando entendida como identidade – seja de indivíduo, grupo, movimento, minoria, povo – , a diferença pode se tornar instrumento de expansão do:

  • A.

    estado narcísico

  • B.

    desmapeamento

  • C.

    mesmerismo

  • D.

    valor de uso

  • E.

    biopoder

Dois integrantes da equipe de profissionais de uma Casa de Saúde do Índio, Marcos e Valdete, conversam sobre a semelhança que constatam entre os guaranis. Diz Marcos: “Tratase, evidentemente, de uma consciência coletiva”. Ao que Valdete retruca: “De modo algum! Deve-se a um contágio imitativo”. As perspectivas sociológicas adotadas pelos interlocutores correspondem, respectivamente, a:

  • A.

    Latour e Bourdieu

  • B.

    Foucault e Lourau

  • C.

    Durkheim e Tarde

  • D.

    Goffmam e Stengers

  • E.

    Viveiros de Castro e Weber

Segundo a conceituação de Milton Santos, território é:

  • A.

    construção da base material sobre a qual a sociedade produz sua própria história

  • B.

    limite físico sobre o qual o direito internacional produz a regionalização dos países

  • C.

    circunscrição administrativa sobre a qual o burguês produz a descentralização do social

  • D.

    espaço afetivo sobre o qual a ciência produz a institucionalização do saber do geógrafo

  • E.

    estágio operacional dos povos sobre o qual o homem produz sua evolução e liberdade

Na perspectiva ético-psicossociológica, a exclusão social é analisada como

Seguindo essa linha teórica, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A exclusão implica diferentes dimensões: a dimensão objetiva da desigualdade social, a dimensão ética da injustiça e a dimensão subjetiva do sofrimento.A exclusão implica diferentes dimensões: a dimensão objetiva da desigualdade social, a dimensão ética da injustiça e a dimensão subjetiva do sofrimento.

  • B.

    Os autores incluem a dimensão da ética e a da subjetividade na análise sociológica da desigualdade, ampliando as interpretações legalistas e minimalistas de inclusão como as baseadas em justiça social e restritas às crises do Estado e do sistema de empregabilidade.

  • C.

    A exclusão passa a ser compreendida como descompromisso político com relação ao sofrimento do outro.

  • D.

    A natureza subjetiva da ciência psicológica, em sua aplicação ao contexto jurídico, não abrange a dimensão da exclusão social do adolescente em conflito com a lei.

  • E.

    A questão de adolescentes em conflito com a lei remete necessariamente à perspectiva de exclusão social.

As punições que podem ser aplicadas ad referendum do Conselho Federal de Psicologia (CFP) ao psicólogo transgressor do Código de Ética Profissional compreendem

  • A.

    suspensão e cassação do exercício profissional.

  • B.

    suspensão do exercício profissional e multa.

  • C.

    multa e censura pública.

  • D.

    advertência e cassação do exercício profissional.

  • E.

    censura pública e advertência.

Uma criança é encaminhada ao serviço de atendimento psicológico; porém, a instituição não relaciona nenhum responsável legal por ela. De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, este deverá

  • A.

    deixar de atender à criança e esperar que seja encontrado seu representante legal, para autorizar o atendimento.

  • B.

    atender à criança e não realizar comunicado, visto que a criança não possui um representante legal.

  • C.

    atender à criança sempre acompanhada de um representante do conselho tutelar que testemunhe as sessões.

  • D.

    atender à criança e comunicar às autoridades competentes a ausência de seu representante legal.

  • E.

    não atender à criança e encaminhá-la a abrigos ou a instituições que possam acolhê-la até a localização de seu representante legal.

Aspectos da ética profissional do psicólogo relacionam-se diretamente com os princípios da bioética. O psicólogo deve sempre visar ao bem-estar do paciente, dando-lhe todas as informações que lhe permitam decidir acerca das intervenções adequadas ao seu próprio problema, na busca pela autonomia. Esse processo é conhecido como

  • A.

    sensibilização.

  • B.

    treinamento de habilidades.

  • C.

    esclarecimento.

  • D.

    concordância adequada.

  • E.

    consentimento informado.

Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.

O Código de Ética adverte o psicólogo quanto à necessidade de considerar, no momento do diagnóstico, os aspectos sociais na etiologia dos transtornos psíquicos, como o sexo e a situação socioeconômica, que podem gerar variações diagnósticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.

O Código de Ética orienta o psicólogo, respaldando-o, no que se refere ao conhecimento da área e ao diagnóstico do sujeito por ele atendido, propiciando um tratamento homogêneo àqueles que necessitam de apoio psicológico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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