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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.
A prática do psicólogo organizacional exige rigor ético, visão sistêmica e flexibilidade para atuar em equipe multiprofissional, bem como conhecimento das políticas e dos objetivos organizacionais para contribuir com as decisões do nível estratégico.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.
É atribuição do psicólogo avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados em seleção de pessoal, tais como precisão, existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira e evidências de validade desses instrumentos, de acordo com o contexto em que serão aplicados.
O treinamento na empresa pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local. Quanto à finalidade, o treinamento pode voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza-se a
melhoria nos relacionamentos interpessoais.
mudança de atitudes.
mudança de comportamentos.
mudança de valores.
aquisão de conhecimento.
Autoavaliação; avaliações psicológicas; administração por objetivos e centro de avaliações são técnicas de avaliação orientadas para
a ação imediata.
o passado.
o desempenho.
o futuro.
o presente.
A aplicação do coaching tem foco
na percepção positiva dos clientes externos; maior visibilidade no mercado e elevada produtividade.
na formação e aperfeiçoamento de competências; fortalecimento da confiança, via parceria, e o desenvolvimento integrado das pessoas da organização e na organização.
no aumento dos recursos materiais; percepção positiva dos clientes externos e aumento da maturidade das equipes.
na diminuição com gastos em treinamento e desenvolvimento; maior objetividade para com os processos de recursos humanos e aceitação da diversidade.
no aumento dos recursos financeiros; aceitação da diversidade e integração das equipes para o alcance de resultados diferenciados.
Balanced Scoprecard (BSC) é um sistema que surgiu com o intuito de avaliar o desempenho sob quatro perspectivas:
financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
recursos, competências, desempenho e resultados.
competências, desempenho, produtividade e resultados.
fatores de desempenho, objetivos pré-definidos, competências e resultados.
dos clientes internos, dos clientes externos, do desempenho percebido pelo colaborador e dos resultados.
Os grupos informais surgem da interação entre os membros da organização. A participação é voluntária e baseiase com mais ênfase na
organização do trabalho.
projeção.
atração pessoal.
relativa identificação pessoal.
reação positiva dos participantes para eventos considerados conflitantes.
Schutz relata que o amadurecimento dos pequenos grupos passa por três fases:
dissociação, associação e amor.
pseudo grupo, grupo e equipe.
grupo, equipe e equipes de alta performance.
inclusão, controle e afeição.
aceitação, socialização e amor.
Muchinsky (2002, p.279-280) indica três tipos básicos de grupos trabalhando como equipes: equipes de solução de problemas; equipes de criação e equipes táticas. As equipes de solução de problemas requerem que
seus membros sejam responsáveis pela execução de um plano de trabalho, além da definição clara de papéis de cada membro da equipe.
seus membros sejam responsáveis pela execução de um plano bem definido de trabalho. Para isso há necessidade de muita clareza da tarefa.
cada um dos seus membros acredite que as interações entre eles serão confiáveis e incorporem um alto grau de integridade.
seus membros adotem comportamentos alternativos e exploratórios para solução de problemas, com o objetivo de desenvolver um novo produto ou serviço.
cada um dos seus membros atue de forma independente dos demais, possibilitando o alcance de resultados diferenciados. Para tanto, os objetivos individuais devem ser descritos de maneira específica e mensurável.
Num processo de seleção por competências a pergunta comportamental é a mais utilizada. Espera-se que o candidato ao respondê-la relate um comportamento contendo
informações, rotinas e impactos.
contexto, ação e resultado.
informações, estímulos e consequências.
motivos, sugestões de melhoria e valor agregado.
motivos, consequências e valor agregado.
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