Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Responda como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F), as afirmativas referentes às questões 23, 24 e 25 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica. São características do serviço:
I ter na equipe um Artesão cuja principal função é a profissionalização dos seus usuários na área do artesanato visando a geração de renda;
II profissionais com diversas formações e integrando uma equipe multiprofissional com técnicos de nível superior e de nível médio;
III o atendimento de saúde mental complementar às internações em hospitais psiquiátricos;
IV oferecer diversos tipos de atividades terapêuticas, como oficinas terapêuticas com atividades artesanais orientadas e supervisionadas por um Terapeuta Ocupacional.
V, F, V, F
F, F, V, V
F, V, F, V
V, V, F, V
V, F, F, V
Quais são os serviços alternativos indicados para o cuidar da saúde mental do paciente?
Serviços que mantenham o portador de sofrimento psíquico em casa, evitando sua segregação e estigmatização através da orientação aos familiares para que evitem a sua participação efetiva nos eventos sociais.
Aqueles constituídos por dispositivos assistenciais que possibilitem a atenção centrada na patologia dos pacientes com transtornos mentais, induzindo-os a uma postura passiva.
Serviço de visitas regulares ao paciente portador de sofrimento mental, realizadas por profissionais da saúde, em sua própria casa, onde passa a residir em um quarto gradeado, conforme acordo entre familiares e membros da comunidade, para favorecer o seu convívio social
Casas de apoio e asilos que fiquem próximos aos Centros de Saúde dando pouca possibilidade de visitas e interferências de familiares no tratamento.
Dispositivos assistenciais que possibilitem a atenção psicossocial aos pacientes, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas, Programa de Volta para Casa, Centros de Convivência Comunitária, leitos psiquiátricos em hospitais gerais ou Ambulatórios de Saúde Mental
De acordo com a atual política de saúde mental brasileira, no que tange o tratamento da pessoa com transtornos mentais, que afirmação abaixo pode ser considerada CORRETA?
O eixo da assistência à saúde mental é hospitalocêntrica.
O resultado das ações da atual política de saúde mental demonstra uma ampliação no número de pacientes institucionalizados e uma tendência crescente de o número das altas ser menor que o número das internações.
O quadro assistencial é mobilizado para promover a hospitalização imediata dos pacientes, como primeira opção de tratamento.
Há uma expansão e fortalecimento da rede extra-hospitalar, preferencialmente de base comunitária.
A assistência deve passar a largo da rede de serviços alternativos, como CAPS ou residências terapêuticas, ainda em fase experimental, sob risco de piora na saúde do usuário.
Nas questões de 48 a 50, estão parágrafos retirados do artigo REDES SOCIAIS E SAÚDE: SOBRE A FORMAÇÃO DE REDES DE APOIO SOCIAL NO COTIDIANO DE PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL de Breno Augusto Souto Maior Fontes, IN: ISSN 0104-8015 POLÍTICA & TRABALHO, Revista de Ciências Sociais n. 26 Abril de 2007 - p. 87-104. Escolha a palavra ou termo adequado (entre parênteses) para preencher as lacunas, marcando a opção CORRETA lançada abaixo, nas opções de A a E.
Nas sociedades modernas, ______________ (comprovadamente / aparentemente), haveria uma predominância das práticas ________ (sociais / de saúde) orientadas pelo dinheiro ou pelo poder, segundo a tese de Habermas. As outras práticas (estruturadas no mundo da vida), entretanto, não _____________ (permanecem / desaparecem); inclusive, são de vital importância para o funcionamento destas sociedades (é a tese de Goudbout). Estas práticas se estruturam a partir da construção de redes ___________ (de saúde / sociais) centradas nos processos de sociabilidade vivenciados pelos _____________ (indivíduos / cuidadores) em seu cotidiano.
(aparentemente) (de saúde) (desaparecem) (sociais) (cuidadores)
(aparentemente) (sociais) (desaparecem) (sociais) (indivíduos)
(comprovadamente) (de saúde) (desaparecem) (sociais) (cuidadores)
(aparentemente) (sociais) (permanecem ) (de saúde) (indivíduos)
(comprovadamente) (de saúde) (permanecem) (sociais) (cuidadores)
Nas questões de 48 a 50, estão parágrafos retirados do artigo REDES SOCIAIS E SAÚDE: SOBRE A FORMAÇÃO DE REDES DE APOIO SOCIAL NO COTIDIANO DE PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL de Breno Augusto Souto Maior Fontes, IN: ISSN 0104-8015 POLÍTICA & TRABALHO, Revista de Ciências Sociais n. 26 Abril de 2007 - p. 87-104. Escolha a palavra ou termo adequado (entre parênteses) para preencher as lacunas, marcando a opção CORRETA lançada abaixo, nas opções de A a E.
Os cuidados dos __________________ (loucos / portadores de transtorno mental) estão bastante _____________ (ancorados / estruturados) na sociedade _____________ (religiosa /civil) (associações, ONGs) e na esfera ______________ (privada/pública) (famílias, amigos, redes primárias de forma geral). Os ____________ (supervisores / cuidadores), além dos profissionais do campo médico, também são os familiares, os amigos, as associações e grupos de apoio.
(loucos) (estruturados) (religiosa) (pública) (supervisores)
(portadores de transtorno mental) (estruturados) (civil) (pública) (cuidadores)
(loucos) (ancorados) (religiosa ) (privada) (supervisores)
(portadores de transtorno mental) (estruturados) (religiosa) (privada) (supervisores)
(portadores de transtorno mental), (ancorados), (civil), (privada), (cuidadores).
Apesar de estratégico, o CAPS não é o único tipo de serviço de atenção em saúde mental. Aliás, a atenção em saúde mental deve ser feita dentro de uma rede de cuidados. Estão incluídos nesta rede: a atenção básica, as residências terapêuticas, os ambulatórios, os centros de convivência, os clubes de lazer, entre outros. Assim:
Cabe ao CAPS desenvor projetos terapêuticos e comunitários, dispensar medicamentos, encaminhar e acompanhar usuários que moram em residências terapêuticas, assessorar e ser retaguarda para o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Equipes de Saúde da Família no cuidado domiciliar.
A rede básica de saúde se constitui pelos centros ou unidades de saúde locais e/ou regionais, pelos centros de convivência, os clubes de lazer, pelo Programa de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, que atuam na comunidade de sua área de abrangência.
Rede e território são termos de igual sentido e serve para o entendimento do papel estratégico dos CAPS e sua relação com a rede básica de saúde.
Todos os recursos afetivos (relações pessoais, familiares, amigos etc.), sanitários (serviços de saúde), sociais (moradia, trabalho, escola, esporte etc.), econômicos (dinheiro, previdência etc.), culturais, religiosos e de lazer do indivíduo, são avaliados pelas equipes de saúde, de cuidado e reabilitação psicossocial
Apoio matricial é o encaminhamento através da referência e contra-referência, porque significa o repasse da responsabilidade dos casos.
A afirmativa A implantação de uma residência terapêutica exige pacto entre gestor, comunidade, usuários, profissionais de saúde, vizinhança, rede social de apoio, e cuidadoso e delicado trabalho clínico com os futuros moradores está:
Totalmente correta.
Parcialmente correta.
Parcialmente errada.
Totalmente errada.
Necessitando substituir o termo 'residência terapêutica' por CAPS-AD e ' moradores' por usuários, para a afirmativa ser considerada correta.
Várias tarefas fazem parte da rotina do cuidador, no campo da Saúde Mental. Marque a que está INCORRETA:
Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família, quando houver contato, e a equipe de saúde.
Ajudar nos cuidados de higiene.
Estimular atividades de lazer e ocupacionais.
Administrar os bens, receber e controlar com total autonomia e autoridade, algum auxílio que o usuário da SRT receba de programas governamentais, conforme a orientação da equipe de saúde.
Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada.
O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) ou Residências Terapêuticas, são casas constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não. É um dos principais equipamentos para a efetivação de processos de desinstitucionalização. Marque a alternativa INCORRETA.
As Residências Terapêuticas acolhem Portadores de transtornos mentais, egressos de internação psiquiátrica em hospitais cadastrados no SIH/SUS, que permanecem no hospital por falta de alternativas que viabilizem sua reinserção no espaço comunitário.
Pessoas em acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para as quais o problema da moradia é identificado, por sua equipe de referência, como especialmente estratégico no seu projeto terapêutico, podem ser incluídas no SRT.
Essas residências são serviços de saúde e espaços de habitação que possibilitam à pessoa em sofrimento mental, o retorno à vida social através da reconstrução de laços sociais e afetivos, não necessitando sair para receber atendimento terapêutico na área médica ou psicossocial.
Aos moradores das SRTs, deve-se permitir que aflorem hábitos e formas de ocupar o espaço próprios dos habitantes de um dado SRT (decoração, pequenos trabalhos domésticos). Os riscos de acidentes domésticos devem ser trabalhados cotidianamente.
Os SRTs devem ser acompanhados pelos CAPS ou ambulatórios especializados em saúde mental, ou, ainda, equipe de saúde da família (com apoio matricial em saúde mental).
Marque a assertiva CORRETA.
O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" são casas localizadas em áreas afastadas para evitar os curiosos e proteger os usuários dos estigmas sociais.
O número de usuários pode variar desde 1 indivíduo até um pequeno grupo de no máximo 8 pessoas, que deverão contar sempre com suporte profissional sensível às demandas e necessidades de cada um.
O suporte de caráter interdisciplinar (seja o CAPS de referência, seja uma equipe da atenção básica, sejam outros profissionais) deverá considerar apenas projetos e ações baseadas no coletivo de moradores.
O processo de reabilitação psicossocial deve buscar de modo especial empregar os residentes em serviços da comunidade.
A inserção em um SRT é o fim de um longo processo de reabilitação que buscou e realizou inclusão social do morador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...