Questões de Psicologia do ano 2011

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a atuação do psicólogo em saúde mental, julgue os próximos itens.

Principais diretrizes para atuação do psicólogo na atenção em saúde mental incluem a noção de território, a organização da atenção à saúde mental em rede, a intersetorialidade, a reabilitação psicossocial, a multiprofissionalidade/ interdisciplinaridade, entre outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atuação do psicólogo em saúde mental, julgue os próximos itens.

A atuação do psicólogo em programas de saúde mental ocorre por meio de grupos informativos, grupos psicoterápicos, dinâmicas de grupo, teatro informativo, visita domiciliar e atendimento individual, além do trabalho com características interdisciplinares desenvolvido em equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os trabalhadores de saúde podem minorar os conflitos, no contexto de trabalho, entre usuários, entre usuários e seus familiares/cuidadores ou entre usuários e membros da sociedade em geral. Avalie os meios adequados citados abaixo, como V (verdadeiro) ou F (falso), e marque a ordem CORRETA das respostas.

I - Recriando a cidadania e ampliando o poder de negociação dos grupos envolvidos com os serviços e com a sociedade em geral, através de portarias.

II - Discutindo antecipadamente com os envolvidos no serviço, os possíveis cenários de conflito, analisando o processo de mediação e contribuindo na elaboração e negociação de propostas para resolvê-los.

III - Não permitindo que pessoas não capacitadas academicamente, experientes e com qualificação profissional e técnica, envolvam-se no processo de discussão.

IV - Evitar o espaço das supervisões para equacionar divergências entre categorias profissionais e para apontar conflitos interpessoais.

V - Otimização das técnicas como mediadoras entre as necessidades dos cuidadores leigos, usuários e profissionais da saúde, e as oportunidades e recursos do meio.

  • A.

    F, V, F, F, V

  • B.

    F, V, V, F, V

  • C.

    V, F, F, V, F

  • D.

    V, V, F, V, V

  • E.

    F, V, F, V, F

Avalie como POSITIVO (P) ou NEGATIVO (N) o resultado ou a intervenção de conflitos no campo de trabalho da saúde para a resolutividade no serviço.

I - Abertura ao diálogo e ao entendimento das necessidades de todos os envolvidos.

II - Negociação entre os envolvidos para que o mediador/lider tome decisões e opte por medidas que beneficie o serviço e/ou seus usuários, justificando e fundamentando sua decisão.

III - Entendendo o conflito como uma conseqüência das complexidades humanas, o mediador impõe uma decisão, conforme seus valores e/ou o rigor das normas administrativas ou legais, sem flexibilidade ou abertura para discussões, o que garantirá a ordem.

IV - Construção conjunta de respostas envolvendo usuários, cuidadores leigos – quando houver e os agentes da saúde estudando as oportunidades e recursos do meio.

Escolha a opção CORRETA de acordo com os paradigmas atuais para a gestão de conflitos:

  • A.

    P, N, P, N.

  • B.

    N, P, N, P.

  • C.

    P, P, N, N.

  • D.

    P, P, N, P.

  • E.

    P, N, N, P.

Para a educação em saúde, os postulados que fixam os objetivos da educação, seja no campo das necessidades individuais, quanto das necessidades sociais, são considerados integralmente válidos como seus próprios objetivos. Marque como NI ou NS, conforme sejam, em relação à necessidade individual (NI) ou necessidade social (NS), os objetivos abaixo, e escolha a alternativa que representa CORRETAMENTE sua opção.

  • A.

    NI, NI, NS, NI, NI, NS, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI.

  • B.

    NS, NI, NS, NI, NI, NI, NS, NI, NI, NS, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI.

  • C.

    NS, NI, NI, NS, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI, NS, NI, NI, NI, NS, NI.

  • D.

    NI, NI, NI, NS, NI, NI, NS, NS, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI.

  • E.

    NS, NI, NS, NI, NI, NI, NS, NI, NS, NI, NS, NI, NI, NS, NI, NI, NS.

A educação em saúde deve promover:

I - senso de identidade individual.

II - dignidade e solidariedade.

III - responsabilidade comunitária.

IV - programas de saúde mais eficientes.

  • A.

    Todas as assertivas estão corretas.

  • B.

    Apenas as respostas II, III e IV estão corretas.

  • C.

    A primeira conclusão foge da ideia de saúde solidária.

  • D.

    A IV afirmativa inclui as demais e é a resposta correta.

  • E.

    Todas as assertivas estão erradas pois tratam de objetivos da reabilitação psicossocial.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), "os objetivos da educação em saúde são...

  • A.

    ... desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertençam e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva".

  • B.

    ... desenvolver nas pessoas a capacidade de ensinar sobre saúde na comunidade a qual pertençam para participar da vida comunitária de uma maneira eficaz".

  • C.

    ... formar profissionais de responsabilidade para lutar pela saúde da população carente das comunidades e que queiram obter capacidade de participar da vida comunitária".

  • D.

    ... ver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde, aumentar o custo benefício da família a qual pertençam, sem despesas desnecessárias através da evitação da doença e aproveitar para uma vida socializante".

  • E.

    criar cursos de capacitação em saúde para a formação de agentes comunitários mais preparados para lidar com os problemas mentais da comunidade a qual pertençam e a orientação de familiares de usuários que apresentem Transtorno Mental".

O adoecimento psíquico rompeu as amarras do molde Hospitalocêntrico, transpondo os muros da “gestão da renúncia”, e do “entulhamento humano” e agora estão todos sob os cuidados do Estado, da família e, por fim, da sociedade civil, ratificando o convívio social como o principal mecanismo intervencionista no seu tratamento.

O parágrafo acima destaca o/a ___________________________ como melhor tratamento para o adoecimento psíquico:

  • A.

    isolamento;

  • B.

    residência terapêutica;

  • C.

    tratamento moral;

  • D.

    socialização;

  • E.

    recurso comunitário.

Os cuidados dos __________________ (loucos / portadores de transtorno mental) estão bastante _____________ (ancorados / estruturados) na sociedade _____________ (religiosa /civil) (associações, ONGs) e na esfera ____________ (privada / pública) (famílias, amigos, redes primárias de forma geral). Os ____________ (supervisores / cuidadores), além dos profissionais do campo médico, também são os familiares, os amigos, as associações e grupos de apoio.

  • A.

    (loucos ) (estruturados) (religiosa) (pública) (supervisores).

  • B.

    (portadores de transtorno mental) (estruturados) (civil) (pública) (cuidadores).

  • C.

    (loucos) (ancorados) (religiosa ) (privada) (supervisores).

  • D.

    (portadores de transtorno mental) (estruturados) (religiosa) (privada) (supervisores).

  • E.

    (portadores de transtorno mental), (ancorados), (civil), (privada), (cuidadores).

Responda como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F), as afirmativas referentes às questões 23, 24 e 25 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

De acordo com as novas propostas terapêuticas em saúde mental, a atividade artística tem assumido um lugar importante no contexto da reabilitação psicossocial. São benefícios terapêuticos propiciados pelas atividades artesanais:

I – desenvolvimento de habilidades motoras e viso-espaciais, bem como reforço das funções psíquicas, comumente alteradas em decorrência do transtorno mental;

II – a ocupação do tempo ocioso e da mente, com finalidade disciplinar;

III – aprendizado com possibilidade de profissionalização e geração de renda;

IV – reestabelecimento do equilíbrio emocional quando atividades significativas ao sujeito.

  • A.

    V, F, V, V

  • B.

    F, F, V, V

  • C.

    F, V, V, F

  • D.

    V, F, F, V

  • E.

    F, V, F, V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...