Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da teoria holístico-dinâmica, julgue os itens a seguir.
O comportamento de ajustamento demanda esforços, requer aprendizado e demanda tentativas individuais de ajustar-se ao ambiente, sendo sempre motivado por alguma necessidade deficitária.
Fromm examinou documentos históricos para esboçar um retrato psicológico de uma pessoa de destaque, uma técnica denominada psico-história ou psicobiografia. O objeto do estudo psicobiográfico mais completo de Fromm foi Freud, mas ele também escreveu um extenso texto sobre a vida de Adolf Hitler. Fromm referia-se a Hitler como o exemplo mais notável de pessoa com síndrome
de desconexão.
da decomposição.
do narcisismo.
da alienação.
da falta de rigor.
Segundo Vygotski, o desenvolvimento e a aprendizagem
mantêm uma relação hierárquica entre si, na medida em que é o nível de maturação biológica que expande, consideravelmente, a capacidade de aprender.
são fenômenos isolados: aprendizagem segue o desenvolvimento, pois não se pode ensinar algo sem que haja o nível de desenvolvimento necessário para tal.
são processos equivalentes: sempre que se ensina algo para alguém e esse alguém aprende, é possível dizer que ocorreram, também, processos de desenvolvimento.
mantêm relações descontínuas entre si, pois em determinados momentos a predominância é do desenvolvimento e, em outros, da aprendizagem.
mantêm entre si relações recíprocas e contínuas: aprendizagem converte-se em desenvolvimento, o qual, por sua vez, cria novos patamares de aprendizagem.
O vetor − ou a direção − do desenvolvimento vai, para Vygotski,
do real para o proximal.
da periferia para o centro.
do social para o individual.
do centro para a periferia.
do individual para o social.
Na perspectiva vygotskiana, as funções psicológicas superiores são:
sígnicas, filogenéticas e discordantes.
instrumentais, biológicas e consensuais.
imediatas, biológicas e involuntárias.
mediadas, sociais e voluntárias.
peculiares, idiossincráticas e multiculturais.
As principais funções da linguagem, de acordo com Vygotski, são:
intercâmbio social, mediação e dialogia interativa.
socialização, expressão motriz e denotação conotativa.
comunicação, planejamento e autorregulação da conduta.
representação, sentidos orais e significados escritos.
interpretação, formação de conceitos e organização mental.
A distância metafórica entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada
zona de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento próximo.
zona de desenvolvimento próximo.
nível de desenvolvimento retrospectivo.
O princípio de que as características de um objeto permanecem estáveis a despeito de mudanças na aparência recebe, nos estudos de Piaget, o nome de
simbolismo.
egocentrismo.
reversibilidade.
conservação.
majoração.
Para Piaget, quando as pessoas se dão conta de que aquilo que fizeram pode ser desfeito, ou seja, são capazes de pensar tanto do começo para o fim quanto do fim para o começo, elas adquiriram
assimilação reversa.
conservação de substância.
egocentrismo dialógico.
função simbólica.
pensamento reversível.
Na proposta piagetiana, a ação mental recebe o nome de
associação.
operação.
enunciação.
imitação.
assimilação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...