Questões de Psicologia do ano 2011

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da teoria holístico-dinâmica, julgue os itens a seguir.

O comportamento de ajustamento demanda esforços, requer aprendizado e demanda tentativas individuais de ajustar-se ao ambiente, sendo sempre motivado por alguma necessidade deficitária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fromm examinou documentos históricos para esboçar um retrato psicológico de uma pessoa de destaque, uma técnica denominada psico-história ou psicobiografia. O objeto do estudo psicobiográfico mais completo de Fromm foi Freud, mas ele também escreveu um extenso texto sobre a vida de Adolf Hitler. Fromm referia-se a Hitler como o exemplo mais notável de pessoa com síndrome

  • A.

    de desconexão.

  • B.

    da decomposição.

  • C.

    do narcisismo.

  • D.

    da alienação.

  • E.

    da falta de rigor.

Segundo Vygotski, o desenvolvimento e a aprendizagem

  • A.

    mantêm uma relação hierárquica entre si, na medida em que é o nível de maturação biológica que expande, consideravelmente, a capacidade de aprender.

  • B.

    são fenômenos isolados: aprendizagem segue o desenvolvimento, pois não se pode ensinar algo sem que haja o nível de desenvolvimento necessário para tal.

  • C.

    são processos equivalentes: sempre que se ensina algo para alguém e esse alguém aprende, é possível dizer que ocorreram, também, processos de desenvolvimento.

  • D.

    mantêm relações descontínuas entre si, pois em determinados momentos a predominância é do desenvolvimento e, em outros, da aprendizagem.

  • E.

    mantêm entre si relações recíprocas e contínuas: aprendizagem converte-se em desenvolvimento, o qual, por sua vez, cria novos patamares de aprendizagem.

O vetor − ou a direção − do desenvolvimento vai, para Vygotski,

  • A.

    do real para o proximal.

  • B.

    da periferia para o centro.

  • C.

    do social para o individual.

  • D.

    do centro para a periferia.

  • E.

    do individual para o social.

Na perspectiva vygotskiana, as funções psicológicas superiores são:

  • A.

    sígnicas, filogenéticas e discordantes.

  • B.

    instrumentais, biológicas e consensuais.

  • C.

    imediatas, biológicas e involuntárias.

  • D.

    mediadas, sociais e voluntárias.

  • E.

    peculiares, idiossincráticas e multiculturais.

As principais funções da linguagem, de acordo com Vygotski, são:

  • A.

    intercâmbio social, mediação e dialogia interativa.

  • B.

    socialização, expressão motriz e denotação conotativa.

  • C.

    comunicação, planejamento e autorregulação da conduta.

  • D.

    representação, sentidos orais e significados escritos.

  • E.

    interpretação, formação de conceitos e organização mental.

A distância metafórica entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada

  • A.

    zona de desenvolvimento real.

  • B.

    nível de desenvolvimento real.

  • C.

    nível de desenvolvimento próximo.

  • D.

    zona de desenvolvimento próximo.

  • E.

    nível de desenvolvimento retrospectivo.

O princípio de que as características de um objeto permanecem estáveis a despeito de mudanças na aparência recebe, nos estudos de Piaget, o nome de

  • A.

    simbolismo.

  • B.

    egocentrismo.

  • C.

    reversibilidade.

  • D.

    conservação.

  • E.

    majoração.

Para Piaget, quando as pessoas se dão conta de que aquilo que fizeram pode ser desfeito, ou seja, são capazes de pensar tanto do começo para o fim quanto do fim para o começo, elas adquiriram

  • A.

    assimilação reversa.

  • B.

    conservação de substância.

  • C.

    egocentrismo dialógico.

  • D.

    função simbólica.

  • E.

    pensamento reversível.

Na proposta piagetiana, a ação mental recebe o nome de

  • A.

    associação.

  • B.

    operação.

  • C.

    enunciação.

  • D.

    imitação.

  • E.

    assimilação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...