Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as proposições abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Dois pontos são particularmente delicados e representam a dimensão mais específica da entrevista em psicologia infantil/adolescente: as relações pais-filho-clínico e os modos de comunicação entre o clínico e a criança/adolescente.
( ) Um dos sintomas mais evidente de um transtorno de conduta é a agressão expressa contra outras pessoas, animais ou objetos.
( ) Sintomas como falta de responsividade a outras pessoas, prejuízo na comunicação verbal e não verbal, ecolalia e falta de desenvolvimento intelectual, estão presentes na esquizofrenia infantil.
( ) Na criança maior (acima de 5 anos), a insônia faz parte do quadro das neuroses ou dos transtornos de personalidade.
( ) Há um número alto de crianças coprofágicas que foram maltratadas por suas mães.
A sequência CORRETA é:
Todas verdadeiras.
V, F, F, V, F
V, V, F, F, V
F, V, F, V, V
Todas falsas.
Sobre os distúrbios emocionais infantis, assinale a alternativa INCORRETA.
Nesse campo, é clássico considerar que as perturbações psíquicas nas crianças são mais frequentes em número e mais variadas em espécie do que nos adultos. Essa incidência é incrementada pela circunstância de dependência em relação ao(s) cuidador(es) e pelos esforços e tensões do seu próprio desenvolvimento.
As principais perturbações, distúrbios ou desordens do desenvolvimento infantil, que podem desencadear condutas neuróticas, concentram-se em redor do sono, alimentação, eliminação e estabelecimento de vínculos.
Pavores arcaicos, como o medo do escuro, da solidão e de estranhos, por exemplo, expressam a fragilidade do superego infantil imaturo diante de impressões desconhecidas, as quais não podem ser dominadas e assimiladas.
As tensões manifestas no sono, na alimentação, no treino dos esfíncteres e na vinculação sofrem a influência de antagonismos existentes entre as inclinações e/ou necessidades naturais da criança e os atuais hábitos culturais ou sociais.
A anorexia da segunda infância é um mecanismo de recusa alimentar que se organiza sob forma de oposição aos pais e também sob o modo de escolha dos alimentos.
Quando a ansiedade é muito desagradável, a criança desenvolve técnicas para enfrentá-la ou defender-se dela. São as respostas de confronto e os mecanismos de defesa que ajudam a criança a evitar ou reduzir essas dolorosas sensações. O afastamento é:
uma reação natural que ocorre a crianças com idade entre 2 a 4 anos, revelando, ainda, baixa capacidade para expressar sua opinião sobre ações adotadas pelos adultos quando da prática da punição exagerada;
uma das defesas mais frequentemente empregadas por pré-escolares; envolve a esquiva ou fuga de situações ou pessoas ameaçadoras;
utilizado quando uma criança recusa-se a lembrar o evento produtor de ansiedade;
a adoção de uma resposta que foi característica de uma fase anterior do desenvolvimento;
visto como um padrão de insistência da criança em considerar como não-verdadeira uma situação ou evento que provocou o surgimento da ansiedade.
Dentre as alternativas abaixo, o papel do psicólogo na entrevista lúdica é vivenciar:
elementos contratransferenciais e entender apenas os fatores psicopatológicos que configuram a queixa familiar;
uma experiência pré-moldada pelo psicólogo, já que ele necessita organizar e prever todos os passos que deverão transcorrer quando estiver com a criança;
uma experiência que deve ser tomada pelo psicólogo como útil para traçar planos de abordagem com a equipe interdisciplinar;
uma experiência nova, tanto para o psicólogo como para a criança, em que se refletirá o estabelecimento de um vínculo transferencial breve;
autonomia de procedimentos clínicos, já que não há materiais a serem apresentados para a criança.
A brincadeira possibilita à criança, EXCETO:
operar na ausência do objeto;
generalizar e categorizar os objetos com que entra em contato;
comunicação que garante a conservação e assimilação de conhecimentos e experiências. Esta é característica de crianças em idade escolar;
expressar suas fantasias, desejos e experiência de uma forma real, específica por meio de brinquedos e jogos;
brincar com os significados para mediar simbolicamente a internalização da cultura, que promove saltos qualitativos no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e mental.
A enurese é a evacuação voluntária ou involuntária da urina na roupa ou cama depois da idade de 5 ou 6 anos, quando a criança deveria ser capaz de conter o fluxo urinário. Considera-se que a criança sofre de enurese, quando ela evacua inapropriadamente pelo menos duas vezes por mês depois dos 5 anos de idade, ou pelo menos uma vez após os 6 anos de idade.(Holmes, 2007) São explicações para enurese, EXCETO:
a enurese origina-se de um conflito intrapsíquico. Pode ser o substituto para a masturbação;
o estresse pode inibir a aprendizagem do controle da bexiga ou romper a aprendizagem que pode já ter ocorrido;
o indivíduo ainda não aprendeu a resposta de retenção da urina;
retardo neurológico ou pressão na bexiga, necessária para estimular a micção é mais baixo em algumas crianças do que nas outras;
a enurese representa a tentativa da criança para evitar conflitos.
O funcionamento psíquico é concebido a partir de três pontos de vista segundo a psicanálise. São eles:
Econômico. Tópico e dinâmico.
Id. Ego e superego.
Consciente, inconsciente e pré-consciente.
Resistência, repressão e recalque.
Processo primário, processo secundário e fases psicossexuais.
A constatação de que a pessoa com transtorno mental grave é o "paciente identificado" e funciona como um depositário das tensões do grupo familiar, operando em favor do equilíbrio das relações familiares, de tal forma que, quando ela começa a dar sinais de melhora, frequentemente os familiares adoecem, é própria da:
Terapia focal familiar;
Psiquiatria dinâmica;
Psicanálise de grupo;
Terapia familiar de base cognitivo-comportamental;
Terapia familiar de base sistêmica.
Qual o método de avaliação das relações familiares que utiliza uma entrevista com todos os membros da família, em que são propostas seis tarefas pelo entrevistador-coordenador da sessão, e solicitada a participação de cada membro da família como um grupo (dependendo da tarefa)? Esta sessão é gravada e um observador faz anotações sobre o comportamento de cada um dos membros da família. Trata-se da:
Entrevista Estruturada, de Salvador Minuchin.
Tarefa Familiar, de Paul Watzlawick.
Entrevista Familiar Estruturada −EFE, criada por Terezinha Féres Carneiro.
Entrevista de Avaliação Familiar Via Video Tape, de Virgínia Satir.
Primeira Entrevista, criada por F. Ford e J. Herrich.
O termo grupo familiar designa não unicamente a influência exercida pela mãe, mas também pelo pai, irmãos e os inter-relacionamentos. Dentre os fatores que agem constituindo a dinâmica do grupo familiar, aquele que o psicólogo familiar tem menos possibilidade de atuação é:
fatores socioculturais;
fator de transgeracionalidade;
as características pessoais em separado do pai e da mãe e, em especial a relação entre eles;
a valoração que cada um tem em relação ao outro;
a designação e o desempenho de papéis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...