Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração a psicoterapia para cuidar de pessoas com Psicose.
I. É muito difícil desenvolver insights em pessoas com Psicose que não conseguem manter sua atenção em um pensamento.
II. A terapia familiar está emergindo como um modelo de intervenção psicoterapêutica eficaz. Ela envolve os membros da família bem como a pessoa com Psicose e tem três focos: informar para que todos conheçam o transtorno; ensinar a todos como reduzir o estresse que exacerba os sintomas e, ensinar, à pessoa com Psicose, estratégias para lidar com os sintomas.
III. A prática psicoterápica está permeável às contribuições de epistemólogos, neurólogos, educadores, geneticistas e, especialmente, à moderna psicofarmacoterapia.
IV. Os psicoterapeutas que cuidam de pessoas com Psicose estão combinando método analítico com outros métodos alternativos como: diversas formas de psicoterapia; grupos de auto-ajuda; instituição que possibilite os benefícios da ambientoterapia; auxiliares terapêuticos.
Estão CORRETAS:
As afirmativas I e IV
As afirmativas I, II e IV
Todas as afirmativas
As afirmativas I, II e III
As afirmativas I e II
É correto afirmar que, entre os sintomas que caracterizam a Depressão, NÃO se incluem:
baixa auto-estima, pessimismo em relação ao futuro, níveis reduzidos de motivação e processos de pensamentos mais lentos;
comportamento motor reduzido, ou um alto nível de atividade motora sem sentido como andar de um lado para o outro e inquietação;
problemas de sono, de apetite e de funcionamento sexual;
incapacidade de manter a atenção e a intrusão de pensamentos irrelevantes;
o indivíduo, na fase inicial da Depressão, acredita que tudo está dando errado, está aborrecido e ansioso e tem muitos pensamentos de preocupação. Durante essa fase, é difícil determinar se o indivíduo está experimentando início de depressão ou está sofrendo de um estado de ansiedade.
Com relação a Transtorno Psicótico Breve, julgue os itens que se seguem e assinale V se verdadeira e F se falsa.
( ) Esse tipo de transtorno pode acontecer sem estressor acentuado e com início no pós-parto.
( ) Indivíduos com transtorno psicótico breve costumam experimentar confusão, mas não apresentam oscilações intensas de afeto.
( ) Não se pode diagnosticar paciente com transtorno psicótico breve se os sintomas psicóticos por ele apresentados são mais bem explicados por um episódio de humor.
( ) Delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico e estupor ou coma são sintomas de transtorno psicótico breve.
A ordem CORRETA do preenchimento do parênteses, de cima para baixo é:
V, F, V, F
V, F, F, F
F, V, V, F
V, V, F, V
F, F, F, V
Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração as estruturas clínicas.
I. A Psicose implica em um processo deteriorativo das funções do ego, com algum prejuízo do contato com a realidade.
II. Pessoas com Borderline conservam um juízo crítico e o senso de realidade.
III. A Histeria Conversiva caracteriza-se por quadros dissociativos como desmaios, desligamentos, ataques tipo epiléticos, sensações de despersonalização e estranheza e estados crepusculares.
IV. A Perversão atua através de zonas erógenas, mas essas atuações estão a serviço de uma pré-genitalidade. É nas Perversões onde mais claramente se observa uma articulação da estrutura edípica com a estrutura narcísica.
V. Nos neuróticos obsessivos compulsivos há uma permanente presença de pulsões agressivas, mal resolvidas, de um superego rígido, muitas vezes cruel, ante a desobediência de seus mandamentos. Há também um ideal de ego cheio de expectativas a serem cumpridas. Tudo isso acompanhado de um continuado estado de culpa.
Estão CORRETAS:
As afirmativas I, IV e V
As afirmativas I, II, III e IV
Todas as afirmativas
As afirmativas I, II, IV e V
As afirmativas I e II
Sobre as Neuroses Fóbicas é correto afirmar, EXCETO:
os estados fóbicos sempre vêm acompanhados de manifestações paranoides e obsessivas, porém elas estão estratificadas de uma forma que a natureza obsessiva é a mais organizada no ego do sujeito e, quando ela falha, surge a predominância da estrutura fóbica e, igualmente, em um plano mais regressivo, surge a estruturação paranoide;
as Fobias não são produzidas por conflitos históricos, mas sim por motivos atuais, de modo que elas não dependem estritamente de fatores psicológicos;
há tendências a manifestações de natureza psicossomática;
o indivíduo fóbico, por saber de suas limitações, desenvolve uma técnica de dissimulação, por vezes até ao nível de um falso self, tal é o seu grau de culpa, vergonha e humilhação diante de seus temores ilógicos;
além da angústia de castração, também está sempre presente em qualquer fobia alguma forma de ansiedade de aniquilamento e, sobretudo, de desamparo.
Seguindo os estudos de Bleger, pode-se afirmar que são características da Entrevista Psicológica, EXCETO:
A entrevista psicológica é apenas um dos procedimentos de que o técnico ou profissional, psicólogo ou médico, dispõe para atender a uma consulta.
A entrevista psicológica tenta o estudo do comportamento total do indivíduo em todo o curso da relação estabelecida com o profissional, durante todo o tempo que essa relação durar.
A entrevista psicológica implica uma compilação de dados preestabelecidos e o paciente fica reduzido a um mediador de sua enfermidade, sua vida e seus dados por um lado e o psicólogo por outro.
A entrevista psicológica consiste em uma relação humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que está acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento.
A entrevista psicológica é sempre um fenômeno grupal, já que mesmo com a participação de um só entrevistado sua relação com o entrevistador deve ser considerada em função da psicologia e da dinâmica de grupo.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue os itens seguintes.
Segundo Vygotsky, a relação aprendizagem-desenvolvimento se concretiza na zona de desenvolvimento proximal.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue os itens seguintes.
As ideias de Vygotsky acerca da construção social do conhecimento foram influenciadas pelo empirismo britânico, que se fundamenta nas noções de semelhança e ocorrência frequente.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue os itens seguintes.
Para Vygotsky, o fenômeno da linguagem é a questão-chave da análise da natureza do social.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue os itens seguintes.
Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...