Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias e aos transtornos da personalidade, julgue os itens subsecutivos.
A capacidade de produzir pesquisa é o critério fundamental para se considerar que uma teoria da personalidade apresenta utilidade.
Quando alguém que faz psicanálise há meses começa, repentinamente, a se esquecer das sessões de terapia, podemos provavelmente considerar o comportamento como:
Lapsus linguae.
Formação reativa.
Transferência.
Catarse.
Resistência.
Relacione as neuroses e psicoses descritas abaixo com seus respectivos processos defensivos:
I Histeria
II Neurose Obsessiva
III Melancolia
IV Esquizofrenia
V Paranoia
( ) Identificação com a introjeção do objeto.
( ) Repressão, deslocamento, conversão somática e a condensação.
( ) Identificação introjetiva, projeção e o mecanismo de negação.
( ) Deslocamento, formações reativas, anulações e isolamento.
( ) Projeções.
A sequência CORRETA é:
II, I, III, IV, V
III, I, II, V, IV
III, I, IV, II, V
II, I, V, III, IV
V, I, IV, II, III
Leia as afirmativas a seguir considerando o Modelo Estrutural de funcionamento psíquico de Freud:
I. compreende o polo pulsional da personalidade;
II. conjunto de funções e representações;
III. abrange os preceitos morais de nossas mentes, bem como nossas aspirações ideais;
IV. compreendia a totalidade do aparelho psíquico;
V. efetua o mecanismo fundamental de rejeitar, de qualquer forma, a vivência e a tomada de conhecimento de experiências emocionais ansiogênicas.
A sequência CORRETA é:
EGO, ID, SUPEREGO, ID, ID
EGO, ID, SUPEREGO, EGO, ID
ID, SUPEREGO, EGO, ID, ID
ID, EGO, SUPEREGO, ID, ID
ID, EGO, SUPEREGO, ID, EGO
São razões fundamentais que sustentam, para os psicanalistas, que o Complexo de Édipo é fundamental na organização da personalidade, EXCETO:
o Complexo de Édipo possibilita o processo de renúncia à possessividade onipotente como também reconhecer que os pais são autônomos e têm seus próprios espaços;
no Complexo de Édipo, a criança precisa resolver o dilema edipiano, expurgando-se dos desejos sexuais pela mãe e aniquilando a hostilidade sentida em relação ao pai. Se houver a manutenção da hostilidade em relação ao pai, a identificação ficará prejudicada. Se não houver identificação não há sucesso na resolução desse Complexo;
o Complexo de Édipo favorece a repressão da sexualidade infantil, com uma amnésia relativa das experiências anteriores e prepara o ego para várias aquisições cognitivas;
o Complexo de Édipo determina a formação de identificações, aspecto absolutamente essencial para a formação da personalidade;
o Complexo de Édipo, sendo resolvido com êxito, tornará possível o ingresso do indivíduo na genitalidade adulta; caso contrário, as fixações parciais nas fases pré-edípicas ou uma má resolução do Complexo de Édipo resultarão em distintas formas de pseudogenitalidade.
Leia a história a seguir e identifique os mecanismos de defesa utilizados. Cada exemplo de um mecanismo de defesa está grifado e numerado.
"Meu cliente de vinte e cinco anos de idade terminou um relacionamento depois de vários anos de intensa relação. Num primeiro momento, ele se trancou no quarto, zangado e destruiu todos os objetos que lembravam o relacionamento(1). Fui chamado para conversar, mas em vez disso combinamos nos encontrar em uma sessão extraordinária no sábado. Nessa sessão ele não parava de se lamentar, dizendo o quão injusta era a ex-namorada. Este comportamento perdurou por algumas semanas. Um dia, meu cliente aparentemente tristonho, revela ter visto, de longe, a ex namorada. Ela, segundo ele, estava triste, tão infeliz quanto ele. (2). Tempos depois, meu cliente chegou à conclusão que a odiava. Estava feliz com a separação e dizia que iria aproveitar bastante a liberdade recém-conquistada (3). Foi a festas, shows, saiu muito e simplesmente deixou de falar na relação perdida. A certa altura, era como se a relação não tivesse existido. Ele não expressava qualquer indício de sofrimento ou lembrança da situação (4). Passado alguns meses, ele volta a falar sobre a ex-namorada. Dizia que ela tinha muitos defeitos e que, cedo ou tarde, eles iriam se separar mesmo, e portanto era melhor para ele que as coisas acontecessem da forma como ocorreu.(5). O processo terapêutico continuou e, algum tempo depois meu cliente optou por canalizar suas tristezas em um romance.
A sequência CORRETA dos mecanismos de defesa utilizados é:
Regressão, projeção, negação, repressão, racionalização.
Repressão, projeção, negação, repressão, racionalização
Regressão, projeção, formação reativa, repressão, racionalização.
Formação reativa, projeção, formação reativa, negação, racionalização.
Recalcamento, formação reativa, regressão, negação, sublimação.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
As respostas operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
O behaviorismo fundamenta-se na explicação do comportamento e da aprendizagem como consequência dos estímulos ambientais, não se atendo a estruturas mentais.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O reflexo é um dos níveis da aprendizagem relacionado às sensações provocadas pela observação e percepção das coisas no ambiente.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
As abordagens gerais sobre aprendizagem humana restringemse ao comportamentalismo e ao cognitivismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...