Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa correta sobre os transtornos da personalidade.
Transtorno da personalidade Paranoide é um padrão de medo e pavor, de modo que os motivos dos outros são interpretados como malévolos.
Transtorno de personalidade Antissocial é um padrão de consideração e valorização dos direitos dos outros.
Transtorno Borderline é um padrão de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, autoimagem e afetos, bem como de acentuado controle.
Transtorno de personalidade Narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade por admiração e falta de empatia.
Transtorno de personalidade Dependente é um padrão de comportamento não aderente, relacionado a uma necessidade excessiva de proteção e cuidados.
Considere as afirmações abaixo sobre os transtornos de ansiedade:
I. Um ataque de pânico é representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, terror ou temor, frequentemente associados com sentimentos de catástrofe iminente.
II. A fobia específica caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição de um objeto ou situação específicos e temidos, frequentemente elevando o comportamento de esquiva.
III. A fobia social caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição de certos tipos de situações familiares ou de desempenho, frequentemente elevando o comportamento de esquiva.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
São características de retardo mental moderado, EXCETO:
A maioria dos indivíduos com esse nível de retardo mental adquire habilidade de comunicação durante os primeiros anos da infância.
Beneficiam-se de treinamento profissional, e, com moderada supervisão, podem cuidar de si mesmos.
Podem beneficiar-se do treinamento de habilidades sociais e ocupacionais, em que progredirão além do nível de segunda série em temas acadêmicos.
Durante a adolescência, suas dificuldades no reconhecimento de convenções sociais podem interferir no relacionamento com seus pares.
Na idade adulta, a maioria é capaz de executar trabalhos não qualificados ou semiqualificados sob supervisão, adaptando-se bem à vida em comunidade.
Relacione as colunas abaixo, sobre transtornos da infância e adolescência e seus conceitos:
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
2 3 1 4
3 2 1 4
3 4 2 1
4 1 2 3
4 3 2 1
Os portadores de transtornos sexuais podem eventualmente cometer infrações legais, de maior ou menor gravidade. A ajuda de especialistas, psicólogos e psiquiatras, por exemplo, auxilia a justiça fundamentalmente a entender
se os indivíduos já haviam sofrido práticas de tortura à época da adolescência.
se os indivíduos portavam arma no momento do crime.
se os indivíduos já possuíam outras condenações.
o grau de compreensão e de escolha que o contraventor tinha sobre a própria conduta no momento de sua prática.
as condições vividas na infância e aquelas envolvidas no cumprimento de pena por delito anterior.
NÃO faz parte dos traços observados nos Big Five a
Acerca da psicopatologia e criminalidade, assinale a opção correta.
De acordo com o DSM-IV, a psicopatia é caracterizada por padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e avaliações negativas.
As características do transtorno de personalidade psicótica são preocupação excessiva com organização, perfeccionismo, controle, desconfianças, suspeitas e grandiosidade.
A ocorrência de delírios, alucinações e fantasias e a persistência de comportamentos que se desviam, acentuadamente, das expectativas cognitivas, afetivas e de controle dos impulsos consolidam o diagnóstico de doença mental de um indivíduo.
Para a realização do diagnóstico, é imprescindível que se avalie o sujeito em sua complexidade, contribuindo pouco para o diagnóstico a simples avaliação de sintomas isolados.
Os portadores de transtorno de personalidade que cometem crimes não podem se beneficiar de atenuantes, visto que eles são conscientes dos atos que praticam.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A assistência social organiza-se pelos tipos de proteção social básica e especial, sobre as quais é correto afirmar:
A proteção social básica visa prevenir situações de vulnerabilidade e risco social.
A proteção social básica auxilia as famílias no enfrentamento da violação de seus direitos.
A proteção social especial objetiva fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
A proteção social básica auxilia na reconstrução dos vínculos familiares e comunitários.
A proteção social especial visa combater situações de vulnerabilidade e risco social.
As necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia e que envolvem a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, prestígio e consideração são denominadas, para Maslow, necessidades
sociais.
de autorrealização.
de segurança.
de estima.
de autodireção.
No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma nova problemática social a exigir uma conceituação própria. Trata-se da emergência de um fenômeno com raízes históricas ancestrais na sociedade brasileira, as quais deixaram marcas profundas em nossa sociedade como a escravidão. Essa problemática mencionada pode ser atribuída ao conceito de
pós-modernidade.
capitalismo.
anarquismo.
socialismo.
exclusão social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...