Questões de Psicologia do ano 2012

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De acordo Estatuto do Idoso, é possível inferir que o psicólogo deve atuar no sentido de desenvolver práticas educativas, que são:

  • A.

    em Gerontologia, capacitando outros profissionais;

  • B.

    Divulgação de aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

  • C.

    Atendimento domiciliar;

  • D.

    atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

  • E.

    serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.

Marque a opção INCORRETA:

  • A.

    As representações sociais constituem formas de conhecimento teórico orientadas para a compreensão do mundo.

  • B.

    As representações sociais configuram formas complexas de elementos cognitivos, afetivos e sociais.

  • C.

    A representação é uma construção do sujeito enquanto sujeito social.

  • D.

    As representações sociais são construções de caráter expressivo de sujeitos sociais a respeito de objetos socialmente valorizados.

  • E.

    As representações sociais, como formas de conhecimento prático, desvelam o conhecimento do senso comum.

Tem-se na construção social da realidade três instâncias que dinamizam essa construção e interagem entre si constantemente e interferem na constituição subjetiva dos sujeitos. Essas instâncias estão conceituadas. Analise-as.

• É um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral.

• É a base concreta da sociedade. Pode ser uma grande empresa ou estar reduzida a um pequeno estabelecimento, como uma creche.

• Realiza as regras; reproduz e, em outras oportunidades, reformula tais regras.

Elas são, respectivamente

  • A.

    grupo, instituição, organização.

  • B.

    instituição, organização, grupo.

  • C.

    organização, grupo, instituição.

  • D.

    instituição, grupo, organização.

  • E.

    grupo, organização, instituição.

Leia a reportagem a seguir.

Sobre o nível das interações entre pessoas e grupos, que dela são agentes ou vítimas, nível próprio da psicologia social (Jodelet, 2004) que a reportagem apresenta, pode-se afirmar que as pessoas ou grupos são

  • A.

    objetos de uma distinção construídos como categoria a parte.

  • B.

    parte de políticas que consideram a relação entre a lógica econômica e a coesão social.

  • C.

    pertencentes a parcela pobre da população, pobreza que significa necessariamente exclusão.

  • D.

    na sociedade brasileira, parte natural da incidência dos mecanismos de exclusão.

  • E.

    a manifestação do fenômeno da exclusão, em escala mundial, que passou a existir nos dias atuais.

Das contribuições cotidianas sobre a exclusão/inclusão, considerando as argumentações da autora, pode-se afirmar que a exclusão

  • A.

    é inerente as condições de vida em toda e qualquer sociedade desenvolvida e, no caso de sociedades emergentes, não têm relações de agravamento social.

  • B.

    social está sendo gradativamente corrigida com as atuais políticas públicas de transferência de renda ao garantir uma considerável mudança na qualidade de vida dos assistidos.

  • C.

    é uma forma de visibilidade social mais do que uma realidade vivida ou assumida pelos sujeitos em nossa sociedade contemporânea.

  • D.

    é uma produção das próprias categorias que se dizem excluídas, como forma de manterem o estabelecimento de relações sociais capazes de lhes garantir benesses governamentais.

  • E.

    perde a ingenuidade e se insere nas estratégias históricas de manutenção da ordem social, isto é, no movimento de reconstituição sem cessar de formas de desigualdade.

Maurizio Andolfi considera que todo o grupo tem sua verdade fundante que quando questionada tende a desorganizá-lo, aumentando a tensão e ameaçando a

  • A.

    agregação somatopsíquica.

  • B.

    desintegração da matriz egoica.

  • C.

    coesão do sistema.

  • D.

    valorização da vida emocional.

  • E.

    destruição do superego.

Segundo o Ministério da Saúde, o Projeto de Implantação da Terapia Comunitária e Ações Complementares na Rede de Assistência à Saúde do SUS pretendem desenvolver nos profissionais da área de saúde, as competências necessárias para promover, na atenção primária da saúde, as

  • A.

    ligas de atendimento parcial.

  • B.

    redes de apoio social.

  • C.

    atenções de saúde particularizadas.

  • D.

    missões de ajuda à distância.

  • E.

    soluções a dilemas biopsicossociais.

Oliveira & Furlan, co-autores da obra Manual de Práticas de Atenção Básica − saúde ampliada e compartilhada (2010), ao pensarem a co-produção de projetos coletivos e diferentes “olhares” sobre o território, lembram que é comum uma equipe de saúde discutir projetos nos territórios, chamando ao serviço pessoas consideradas

  • A.

    minorias segregadas.

  • B.

    subordinadas ao bem comum.

  • C.

    líderes nas comunidades.

  • D.

    bem-feitoras e destemidas.

  • E.

    transgressoras e questionadoras.

Tipo de composição familiar que se constitui por uma figura parental única, geralmente a mãe que convive com seus filhos. Nomeada no mundo contemporâneo por família

  • A.

    unidirecional.

  • B.

    de figura única.

  • C.

    unidimensional.

  • D.

    monoparental.

  • E.

    pró-parental.

O psicólogo depara-se com novas modalidades de família no Brasil atual, entre elas, a família monoparental, termo designado para denominar a unidade familiar composta por

  • A.

    criança(s) que responde(m) à autoridade de um só elemento adulto.

  • B.

    mãe, pai e filho do mesmo casamento.

  • C.

    indivíduos que possuem somente um parente, além de sua unidade de origem.

  • D.

    mãe ou pai com seu(s) filho(s).

  • E.

    filho único.

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