Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A construção do campo profissional da psicologia da saúde tem uma historiografia recente. Mary Jane Spink (2003) nos apresenta alguns dados e considerações sobre a delimitação teórica da psicologia da saúde, a saber:
I. A tarefa de institucionalização da psicologia da saúde foi consolidada pelos presidentes da Divisão 38 da APA: Joseph Matarazzo, Stephen Weiss e Neal Miller. A definição de Matarazzo passou a ser amplamente aceita, sendo inclusive adotada pela Sociedade Europeia de Psicologia da Saúde.
II. Stphen Weiss definiu a psicologia da saúde como um campo interdisciplinar que se ocupa do desenvolvimento e integração do conhecimento científico e das técnicas precedentes tanto do âmbito comportamental como do biomédico, relacionadas com a saúde, a enfermidade e com a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
III. David Marks, diretor do Centro de Pesquisa em Saúde da Universidade de Middlesex , Londres, afirma que as teorias da psicologia da saúde são geralmente elaboradas de forma a prover relatos sobre os processos cognitivo, emocional e motivacional presentes no nível pessoal. Ou seja, ele denuncia o viés individualista.
IV. Neisse (1976) também concorda com a crítica do viés individualista e afirma Carecendo de validade ecológica, indiferente à cultura, e até mesmo desprezando os principais aspectos da percepção e da memória tais como ocorrem na vida cotidiana, tal psicologia pode vir a tornar-se um campo especializado estreito e pouco interessante.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas I, II e IV.
Apenas as afirmativas I e II.
Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASFs, analise as afirmativas abaixo.
1. Dentre as categorias de profissionais, o núcleo poderá contar com o trabalho do profissional de psicologia.
2. As equipes de Saúde da Família terão como consequência deste trabalho a qualificação no atendimento à população acometida por transtornos mentais.
3. A atuação do profissional do NASF não deverá ser integrada à rede de serviços e se propõe ao atendimento de usuários e familiares em situação de risco psicossocial.
4. Cabe à equipe do NASF criar estratégias de enfrentamento à violência e ao uso abusivo e/ou dependente de usuários de álcool e outras drogas.
Estão CORRETOS apenas o que se afirmam em:
1, 2, e 3
1, 2 e 4
1, 3 e 4
2, 3 e 4
3 e 4
Em relação à Reforma Psiquiátrica, analise as afirmativas abaixo.
1. Para Paulo Amarante, consiste numa reorganização de serviços complexa e vincula-se estritamente à reestruturação do modelo assistencial psiquiátrico, tendo um fim predeterminado, considerando-se diferentes dimensões simultâneas.
2. No Brasil, a expressão reforma sanitária disseminou-se após a 8ª Conferência Nacional de Saúde, passando a fazer parte da agenda política do Movimento Sanitário. Visando viabilidade política e social, tal expressão foi adotada pelo Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental, posteriormente transformado em Movimento por uma Sociedade sem Manicômios.
3. Na visão de Paulo Amarante, consiste num processo social complexo, permanente, sem fim predeterminado, articulando-se com diversas dimensões simultâneas e interrelacionadas.
4. A desinstitucionalização restringe-se à reestruturação técnica de serviços ou de novas e modernas terapias.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
1, 2 e 3
1, 2 e 4
1 e 2
1 e 4
2 e 4
Sobre os desafios da Psicologia no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A prática privada dos psicólogos mantém coerência com a proposta da atenção básica e deve ser defendida como metodologia principal nesse campo de atuação.
A integralidade distancia-se da psicoterapia clínica nas unidades de saúde e o hospital geral.
A atuação do psicólogo na clínica individual é a base de tratamentos bem organizados na saúde mental e na saúde pública.
As políticas e serviços do SUS devem se organizar a partir da integralidade das ações de saúde, compreendendo articuladamente ações de prevenção, tratamento e reabilitação.
Todas as alternativas estão corretas.
O hospital-dia psiquiátrico é um importante ambiente terapêutico integrado a uma rede de atendimento em saúde mental comunitária. Nem todos os pacientes podem se beneficiar de seus cuidados: características pessoais e clínicas, além de outras, indicam ou impedem sua utilização por um paciente em particular.
As alternativas abaixo referem-se a características que indicam, e permitem, o tratamento em hospital-dia psiquiátrico, EXCETO:
Pacientes egressos de hospital integral.
Pacientes com risco de suicídio, mas com bom apoio da família.
Pacientes incapazes de autogerenciar com eficiência os cuidados às suas necessidades pessoais.
Pacientes em quadros graves, que preenchem os critérios de internação integral, mas que recusam tratamento.
Pacientes apresentando quadro agudo, de pequena intensidade e com suporte familiar.
De acordo com o Manual do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), elaborado pelo Ministério da Saúde, é CORRETO afirmar que
1. A modalidade de atendimento intensivo se constitui em um atendimento diário, podendo ser domiciliar, se necessário. Indicado quando o usuário precisa de atenção contínua.
2. No atendimento semi-intensivo, o usuário pode ser atendido até 12 dias no mês. Indicada para o momento em que o sofrimento psíquico do usuário diminuiu, melhorando sua capacidade de relacionamento, porém a pessoa ainda precisa de atenção direta da equipe para se estruturar e recuperar a sua autonomia. Nessa modalidade de atendimento, o Ministério da Saúde sugere o atendimento domiciliar, se necessário.
3. Atendimento não-intensivo: indicado quando o usuário não precisa dos cuidados diários da equipe para viver em seu território e realizar suas atividades cotidianas na família e/ou no trabalho, podendo ser atendido até três dias no mês.
Marque a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(s).
1, apenas.
2, apenas.
3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
Visando a promoção da saúde no contexto hospitalar,o psicólogo tem como função:
Levar o doente à cura.
Combater a regressão observada nos pacientes frente a uma doença física para evitar a infantilização desse paciente.
Dar assistência psicológica a toda população hospitalar,incluindo pacientes e seus familiares,equipe de saúde e pessoal administrativo.
Facilitar,apenas, o entrosamento dos pacientes e familiares com a equipe hospitalar.
Nenhuma das alternativas.
Na visão de Papalia, Olds & Feldman, o ferro tem benefícios cognitivos. As autoras mostram que a administração de suplementos de ferro para moças adolescentes que não estavam anêmicas, mas tinham deficiência de ferro, melhorou __________ e __________.
Os termos que completam adequadamente o trecho acima são respectivamente:
a memória / o aprendizado de vocabulário.
o aprendizado das operações concretas / a memória.
o aprendizado das operações concretas / o aprendizado das operações formais.
a memória / o aprendizado de matemática.
o aprendizado das operações formais / o aprendizado de matemática
O conceito de qualidade de vida ligada à saúde, criado originalmente para orientar as políticas de saúde da Inglaterra, relaciona-se a abordagem metodológica que possibilitou a definição de um indicador potencialmente útil para análises de custo-efetividade. Este indicador é apresentado por Almeida Filho e Rouquayrol com a sigla:
IDEAGA.
QVS.
AVAQ.
PCE.
PQV.
Como base para os estudos sobre saúde-doença há um modelo de grande importância na evolução da ciência epidemiológica porque incorpora, inauguralmente, os conceitos de risco e fator de risco nas ações de prevenção. Essa importância se amplia pela utilidade no entendimento de processos e mecani smos de doenças c rôni cas não transmissíveis.Trata-se do modelo:
Biomédico.
História Natural das Doenças.
Processual.
Sistêmico.
Sociocultural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...