Questões de Psicologia do ano 2012

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Muitos fatores predispõem os pacientes geriátricos ao desenvolvimento de delírio, incluindo prejuízo do desempenho sensorial e privação sensorial, privação do sono, imobilização, transferência para um ambiente não familiar e estresses psicossociais, tais como perdas. Observações de pacientes geriátricos hospitalizados, apontam que vários fatores estão associados ao desenvolvimento de delírio, incluindo:

I. Sexo masculino e idade superior a 80 anos.

II. Desnutrição.

III. Fratura.

IV. Sondas vesicais.

V. Demência preexistente.

 Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas II, III, IV e V.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II, IV e V.

  • C.

    Todas as afirmativas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II, III e V.

  • E.

    Somente as afirmativas I, II, III e IV.

De acordo com Neri (2001), que analisa os paradigmas contemporâneos sobre o desenvolvimento humano, afirma-se:

I. A expressão ciclo de vida pode significar sucessão de estágios ou repetição das experiências de desenvolvimento geração após geração.

II. A teoria de Erik Erikson não apresenta avanços em relação às teorias clássicas do desenvolvimento, apesar de considerar a vida humana em toda sua extensão.

III. A teoria de Erik Erikson foi definida por ele como epigenética, palavra que etimologicamente significa algo que se revela ou desdobra sucessivamente, sendo que os estágios mais avançados estão contidos nos anteriores.

IV. Uma coorte consiste num conjunto de pessoas nascidas na mesma época, que entram e saem juntas de seus sistemas ou instituições – como, por exemplo, a escola e o trabalho – e tendem a experimentar os mesmos eventos históricos.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas I, II e III.

  • B.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • C.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II e IV.

  • E.

    Todas as afirmativas.

A incidência do quadro de Delirium é alta na população idosa, sendo muito importante a realização diagnóstica. Os profissionais de saúde precisam saber da existência do quadro, conseguir reconhecê-lo e fazer o diagnóstico com eficácia, para que diminuam os casos não detectados. Com a correta realização diagnóstica, a causa orgânica poderá ser tratada, os riscos de mortalidade e morbidade diminuirão e os pacientes também ficarão menos tempo no hospital. De acordo com o DSM-IV, quais são os critérios diagnósticos para Delirium?

I. Distúrbio da consciência (redução da clareza de percepção do ambiente) em conjunção com reduzida habilidade para focalizar, sustentar ou desviar a atenção.

II. Desenvolvimento do distúrbio durante um breve período (usualmente horas e dias) e uma tendência à flutuação durante o dia.

III. Desenvolvimento de um distúrbio perceptível que não é explicado por demência preexistente, estabelecida ou em desenvolvimento (déficit de atenção, memória ou desorientação).

IV. Evidência baseada na história, no exame físico ou em achados laboratoriais de que o distúrbio é causado por uma condição médica geral; uma intoxicação medicamentosa ou efeito colateral; uma síndrome de abstinência; enfim, por múltiplos fatores.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Todas as afirmativas.

  • B.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • C.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas I, II e IV.

  • E.

    Somente as afirmativas I, II e III.

Uma vivência básica e significativa no processo de envelhecer são as perdas. Jerusalinski (2001) ao abordar a consequência das perdas, lista algumas, como a perda dos pais reais, a diminuição da potência, a perda dos pares, a degradação do corpo e o diálogo com a morte (a última perda, a perda de si mesmo). Esse referencial teórico está subsidiado por uma teoria psicológica do envelhecimento. Qual é essa teoria?

  • A.

    Psicodrama.

  • B.

    Psicologia analítica.

  • C.

    Psicologia cognitiva.

  • D.

    Teoria comportamental.

  • E.

    Psicanálise.

Entre os eixos norteadores das terapias cognitivas, podem ser listados:

I. O ser humano é um sistema auto-organizado.

II. A construção da personalidade acontece até o fim da vida adulta.

III. A cognição pode ser acompanhada, investigada, avaliada e medida.

IV. Os esquemas cognitivos possuem permeabilidade, amplitude, flexibilidade e carga emocional.

V. O ser humano não é dissociado do seu contexto sócio-histórico.

Está(ão) CORRETA(S):’

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as afirmativas II, III, e V.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III, IV e V.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

São mecanismos de defesa do adolescente, segundo Anna Freud:

  • A.

    Fantasia e racionalização;

  • B.

    Confiança e desconfiança;

  • C.

    Ascetismo e intelectualização;

  • D.

    Ateísmo e misticismo;

  • E.

    Sublimação e identificação.

Levisky e Blos (1998) afirmam que, apesar das diferenças marcantes entre a experiência de meninos e meninas durante a puberdade, ambos têm seu ego invadido pela emergência pulsional, e, não podendo administrá-la suficientemente, acabam deparando-se com o transbordamento de afetos e comportamentos, os quais serão mais, ou menos, controlados pelo superego. A pulsão pede descarga, mas o superego não pode permiti-la. Frente a esse conflito, o ego lança mão de uma nova defesa que surge com a pré adolescência que permite que possam ser satisfeitas as necessidades de pulsão, dando vazão aos desejos, e, ao mesmo tempo, faz com que um superego desaprovador possa ser amenizado. Essa nova defesa é chamada pelos autores de:

  • A.

    Moratória social;

  • B.

    Formação reativa;

  • C.

    Defesa homossexual;

  • D.

    Socialização da culpa;

  • E.

    Racionalização.

A respeito da leitura Piagetiana da afetividade nas relações professor/aluno, analise as premissas abaixo:

I. O interesse, para Piaget, é o elemento poderoso e comum de afetividade que, por sua vez, influencia nossa seleção de atividades intelectuais, ou seja, a seleção não é provocada pelas atividades cognitivas, mas pela afetividade, o que Piaget chama de interesse.

II. Para Piaget, o desenvolvimento do raciocínio moral é uma consequência do desenvolvimento cognitivo o afetivo e, durante o estágio operatório formal, o raciocínio moral é visto como pré normativo.

III. Pela reciprocidade, ocorre a descentração afetiva, que leva aos sentimentos e à vida moral. Se não houver, por parte do professor, respeito aos valores sociais que vão diferenciar aluno para aluno, dificilmente haverá respeito ou qualquer outra forma de relação que possa colaborar com o desenvolvimento da aprendizagem.

IV. A utilização de muitos elogios pode estabelecer uma falsa confiança do adulto diante da capacidade de a criança vir a compreender verdadeiramente o que aprende, reforçando ainda mais sua insegurança. Nesse caso, quando acontece a aprendizagem, esta é superficial e mecânica, a criança passa a realizar suas atividades em função da recompensa que poderá receber.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas II e III estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Para Carl Rogers, as crianças nascem com uma necessidade básica de aceitação e aprovação dos outros, e é essa necessidade, a principal força socializadora por trás de seu comportamento, que as faz obedientes aos pais e professores. Essa necessidade é chamada pelo autor de:

  • A.

    Congruência;

  • B.

    Centro do eu;

  • C.

    Construtos amplos;

  • D.

    Self verdadeiro;

  • E.

    Apreciação positiva.

Sobre a inclusão escolar de portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento analise as premissas abaixo:

I. Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam facilidade de comunicação, geralmente pela necessidade de atrair atenção para conseguir satisfação de seus desejos imediatos, mas demonstram grande dificuldade de concentração e abstração, que dificulta a aprendizagem e, muitas vezes, interfere na aprendizagem dos demais alunos.

II. Crianças com Transtornos de Desenvolvimento Global apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.

III. Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.

 IV. Apresentação das atividades do currículo visualmente ajuda no processo de aprendizagem dos alunos com TGD. Também é importante que o professor identifique os potenciais dos alunos e invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II e IIII estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;

  • D.

    Somente a alternativa IV está correta;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

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