Questões de Psicologia do ano 2012

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“No início da vida emocional, o bebê acredita que gera o mundo a sua volta. Baseado em uma condição fantástica – onipotente, que reveste os primeiros contatos com o mundo, ele é o criador de seus objetos (leite, seio, mãe). Assim, podemos dizer que nascemos deuses e temos a vida para nos humanizar”. (Miguel Marques, 1998.)

Sobre as teorias a respeito do processo do nascimento e primeira infância, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Consciência psicológica da própria individualidade é descrita por Margaret Mahler como uma fase no relacionamento mãe-filho, que se segue ao estágio simbólico. No estágio de separação individuação, a criança começa a perceber a si mesmo como distinta da mãe e desenvolve um senso de identidade individual e uma imagem do self como objeto.

  • B.

    O ser humano, para Winnicott, nasce como um conjunto desorganizado de pulsões, instintos, capacidades perceptivas e motoras que, conforme progride o desenvolvimento, vão-se integrando, até alcançar uma imagem unificada de si e do mundo externo.

  • C.

    Para Rabinovich, para que experiências sejam impressas, é preciso que elas tenham um significado, o material não significativo não é registrado. Grande parte do significado das experiências é dado por meio de trocas com outro ser humano. Só uma relação recíproca ou "reciprocante" é capaz disso. O afeto materno orienta os afetos do bebê e confere qualidade de vida à experiência deste. É no (por e do interesse da mãe e da criança por esta) inter-essere (= entre seres) que a criança nasce, aparece e vem a ocupar o seu lugar no mundo.

  • D.

    Para Freud, nos primeiros meses de vida, a zona de erotização do bebê é a boca, as atividades prazerosas são em torno da alimentação (sucção). Quando o bebê aprende a associar a presença da mãe à satisfação da pulsão da fome, a mãe vem a ser um objeto à parte, ou seja, o bebê começa a diferenciar entre si próprio e os outros. Para este autor, os transtornos alimentares poderiam se dar às dificuldades na fase oral.

  • E.

    Para Wallon, a base das reações do recém-nascido é constituída por atos reflexos sobre os quais se montam cadeias simples de ações e, depois, cada vez mais complexas, até que um conjunto dessas ações se torne independente e forme um núcleo gerador de novas sínteses. Esses núcleos são a origem do ego rudimentar. Quando vários núcleos se unem é originado o superego.

“Violência primária necessária” é um conceito utilizado por Piera Aulagnier e trata-se:

  • A.

    Da necessidade de punição ou de se retirar um estímulo reforçador positivo de modo contingente a uma dada resposta pelo bebê, acarretando a diminuição temporária da frequência dessa mesma resposta;

  • B.

    Da necessidade de negar alguns desejos à criança no período pré linguístico, para que ela desenvolva sua capacidade verbal;

  • C.

    Do fato de a mãe precisar pensar pelo seu bebê, nos seus primeiros momentos. Ela utilizase de sua capacidade de pensar, para criar uma “fala”, “um desejo” como sendo o do seu filho;

  • D.

    Da necessidade de diferenciação entre mãe e bebê, após uma fase em que ocorreu um estado de fusão entre ambos;

  • E.

    Da sensação da criança, quando a mãe não está presente de que foi abandonada, que faz com que o bebê se volte contra a mãe com atos agressivos.

Baseando-se na teoria de desenvolvimento proposta por Wallon, analise as premissas abaixo:

I. O desenvolvimento não se dá de maneira linear e contínua, mas por integração de novas funções e aquisições às anteriores. A acumulação quantitativa de funções culmina na evolução qualitativa delas, a partir de uma nova organização em que as dimensões motora, afetiva e cognitiva se integram de maneira diversa da fase anterior, alternando-se no exercício de predominância de uma sobre as demais.

II. Wallon admite a existência de três leis que regulam o processo de desenvolvimento da criança em direção ao adulto: a lei da alternância funcional, a da preponderância funcional e a da integração funcional.

III. Wallon compartilha com Vygotsky a mesma matriz epistemológica, e que, para Wallon, o outro é o principal mediador, enquanto, em Vygotsky, o sistema de signos e símbolos ocupa tal papel.

IV. O lugar ocupado pela criança na constelação familiar contribui para definir a sua subjetividade, e que as atitudes dos pais frente aos filhos variam, modificando as interações e mediações entre eles. Além disso, o significado familiar a respeito da singularidade de cada membro contribui para vivências particulares, sendo determinado historicamente.

V. Para Wallon, a estrutura de pares é etapa necessária ao desenvolvimento do pensamento categorial, permitindo à criança afirmar as qualidades e as relações existentes, a partir dos conflitos e contradições entre a estrutura elementar do par e as interações entre os pares.

VI. A Teoria das Emoções é de grande importância na obra de Wallon. Segundo o autor, a emoção é a exteriorização da afetividade, um fato fisiológico nos seus componentes humorais e motores e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua função de adaptação do ser humano ao seu meio.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, III e VI estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II, IV, V e VI estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e VI estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas I, II, IV, V e VI estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases:

  • A.

    Linguagem egocêntrica, linguagem interior e linguagem exterior;

  • B.

    Linguagem hereditária, linguagem social e linguagem simbólica;

  • C.

    Linguagem social, linguagem egocêntrica e a linguagem interior;

  • D.

    Linguagem intrapessoal, linguagem interpessoal e linguagem social;

  • E.

    Linguagem familiar, linguagem social e linguagem interior.

Segundo Harry Stack Sullivan, três processos são vivenciados pela criança no desenvolvimento da personalidade:

  • A.

    Narcisismo, criatividade e autopercepção;

  • B.

    Animismo, simbolismo e individuação;

  • C.

    Egocentrismo, individualismo e interiorização;

  • D.

    Projeção, deslocamento e identificação;

  • E.

    Dinamismo, personificações e processos cognitivos.

Segundo a Teoria Behaviorista, o comportamento do bebê, ao balbuciar, ao agarrar objetos, e ao olhar os enfeites do berço, são exemplos de:

  • A.

    Comportamento Respondente;

  • B.

    Reforço Positivo;

  • C.

    Comportamento Operante;

  • D.

    Discriminação de estímulos;

  • E.

    Generalização.

Sobre a teoria da Personalidade difundida por Erik Erickson, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Erikson atribuiu ao ego qualidades como confiança e esperança, autonomia e vontade, diligência e competência, identidade e fidelidade, intimidade e amor, generatividade, cuidado e integridade, por serem valores universais, e os quais reúnem três esferas reciprocamente essenciais, o ciclo de vida do indivíduo, a estrutura social básica e a sequência de gerações.

  • B.

    Erikson acreditava na potencialidade do superego criativo, por encontrar soluções criativas para os problemas que surgem em cada estágio, pois quando se sente ameaçado encontra novas soluções, operando em conjunto com o id e o ego.

  • C.

    Erikson concentrou a sua atenção na força potencial do ego. Sua concepção sobre o ego era socializada e histórica, pois além dos fatores genéticos, fisiológicos e anatômicos, existem influências culturais e históricas.

  • D.

    Quanto às dimensões que a identidade do ego poderia ter, caracterizou quatro aspectos da realidade aos quais a identidade deveria estar ligada: a factualidade, um senso de realidade ou universalidade, a realidade e a sorte ou acaso.

  • E.

    A teoria psicossocial enfatiza o conceito de identidade, a qual se forma no 5º estágio, e o de crise que, sem possuir um sentido dramático, está presente em todas as idades, sendo a forma como é resolvida determinante para resolver na vida futura os conflitos.

A partir do momento em que a criança alcança o estágio das operações formais, são constituídas as operações hipotético-dedutivas, ou seja, a criança começa a raciocinar sobre hipóteses independentes do conteúdo. Piaget identificou essa nova estrutura com a estrutura de grupo matemático de Klein (grupo comutativo com quatro elementos). Esse grupo tem como elementos básicos quatro transformações, chamadas de: inversão ou negação, reciprocidade, correlatividade e identidade. Essas quatro transformações não incidem sobre as proposições simples, mas sim, incidem sobre as 16 combinações binárias resultantes do conjunto P(A), e são fechadas sobre tal conjunto. Essa estrutura, ou grupo de transformações, Piaget conceituou como:

  • A.

    Juízo sintético;

  • B.

    INRC;

  • C.

    Adaptação;

  • D.

    Egocentrismo;

  • E.

    Shifting.

Para que se possa falar em estágio, nos termos propostos por Piaget, são necessários alguns critérios. Sobre as exigências básicas para caracterizar os estágios no desenvolvimento cognitivo, analise as premissas abaixo:

I. A ordem das aquisições deve ser constante, trata-se de uma ordem sucessiva e não apenas cronológica, que depende da experiência do sujeito e não apenas de sua maturação ou do meio social.

II. Todo estágio tem de ser integrador, ou seja, as estruturas elaboradas em determinada etapa devem tornar-se parte integrante das estruturas das etapas seguintes.

III. Um estágio corresponde a uma estrutura de conjunto que se caracteriza por suas leis de totalidade, e não, pela justaposição de propriedades estranhas umas às outras.

IV. Um estágio compreende, ao mesmo tempo, um nível de preparação e um nível de acabamento.

V. É preciso distinguir, em cada sequência de estágios, o processo de formação ou gênese e as formas de equilíbrio final.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, II e V estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II, III e V estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

A Zona de desenvolvimento proximal, conceito elaborado por Vygotsky, denomina a distância entre:

  • A.

    O nível de desenvolvimento possível e o nível de desenvolvimento provável;

  • B.

    O nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento desejado;

  • C.

    O nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento cognitivo;

  • D.

    O nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial;

  • E.

    O nível de desenvolvimento eventual e o nível de desenvolvimento provocado.

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