Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Psicoterapia Breve Dinâmica tem sua base teórica fundamentada na psicanálise e surge da percepção de que um grupo de pacientes busca tratamento com objetivos definidos e circunscritos em torno do que se poderia definir como um foco. Sobre ela, é incorreto afirmar:
o terapeuta adota atividades ativas utilizando, além de intervenções que visam ao insight, outras de caráter de apoio como: sugestão e educação, clarificação e aconselhamento.
é indispensável uma boa relação terapêutica, na qual o terapeuta é ativo e o paciente um colaborador; e associa técnicas comportamentais como exposição, associação livre, prevenção da resposta, modelagem, role-playing, relaxação.
o trabalho psicoterápico se baseia na formulação inicial de uma hipótese psicodinâmica que engloba os sintomas apresentados pelo paciente, sua relação com o conflito atual, com o conflito nuclear, suas possíveis manifestações na transferência e o estabelecimento dos critérios de melhora.
a avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.
embora o paciente traga o material sob a forma de associações livres, cabe ao terapeuta endereçar a atenção para o exame do conflito principal, que constitui o foco. Assim, o uso de perguntas, clarificações e confrontações é muito frequente neste tipo de tratamento, ao lado de interpretações que são basicamente extratransferenciais e dirigidas ao foco.
A Terapia Cognitiva é um sistema psicoterapêutico fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são determinados pela forma como o indivíduo interpreta o mundo. Dadas as afirmativas sobre ela,
I. Seus principais conceitos são: as crenças centrais (esquemas), as crenças intermediárias, os pensamentos automáticos e as distorções cognitivas.
II. Pode ser aplicada a pacientes de diversas idades e de diferentes níveis educacionais, econômicos ou culturais, podendo ser realizada individualmente ou em grupo. O que permanece como ponto comum no tratamento de todos os transtornos, em qualquer modalidade, é a identificação e a modificação dos pensamentos e crenças disfuncionais.
III. A avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.
IV. A eficácia da terapia depende do estabelecimento de um claro plano de tratamento que deve incluir, entre outros elementos, a educação do paciente sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento de uma relação transferencial, a formulação do problema, o estabelecimento de metas e a postulação de um insight.
V. A alta em Terapia Cognitiva é dada quando o paciente é capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças disfuncionais e substituí-los por outros mais realistas.
verifica-se que estão corretas apenas
I, II e III.
I, II, III e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
A duração de um Psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados. Para tanto, torna-se imprescindível nesse processo o contrato de trabalho, ou seja, o estabelecimento de termos em que o Psicodiagnóstico vai desenvolver-se. Sobre o contrato de trabalho, é incorreto afirmar:
deve priorizar no processo do Psicodiagnóstico a realização de um cronograma de atividades entre profissional e paciente de modo a facilitar o início das entrevistas e a aplicação dos testes, instrumentos centrais na consecução de uma avaliação correta.
envolve um comprometimento de ambas as partes no cumprimento das obrigações formais.
deve envolver certo grau de flexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações.
o momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho é variável, pois depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, bem como da experiência do psicólogo.
a definição de papéis, as obrigações e responsabilidades mútuas compõem o centro de um contrato de trabalho.
Os estudos de Piaget constituíram toda uma época no desenvolvimento da teoria da linguagem e do pensamento da criança e ficaram marcados por sua importância histórica. Em seus estudos sobre o desenvolvimento mental da criança, este autor propõe uma série de estágios que se associam, ainda que sem rigidez, às idades. Dadas as afirmativas sobre os estágios de desenvolvimento intelectual,
I. O mais importante da contribuição dos estudos de Piaget sobre o Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) consiste na ênfase à importância das atividades realizadas como fundamento de toda a atividade intelectual superior futura.
II. O principal progresso do Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos) em relação ao Estágio Sensório-Motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica.
III. O Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) se caracteriza por um tipo de pensamento que demonstra que a criança já possui uma organização assimilativa rica e integrada, funcionando em equilíbrio com um mecanismo de acomodação.
IV. No Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) a criança já é capaz de resolver problemas a respeito de todas as relações possíveis entre eventos. Nessa fase, já é capaz de pensar em termos abstratos de formular hipóteses e testá las sistematicamente.
V. No Estágio de Operações Formais (12 anos em diante) o adolescente já tem todos os elementos necessários para utilizar o método experimental da ciência. Também consegue refletir sobre problemas abstratos de valores, ideologias e preocupações com o futuro.
verifica-se que estão corretas apenas
I, II e III.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
A avaliação psicológica é uma das áreas mais comumente associadas à prática profissional do psicólogo, sendo o teste seu instrumento de maior visibilidade. Considerando que o teste psicológico é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento, torna importante atentar em seu processo de construção para alguns elementos como a padronização, a precisão, a objetividade e a validade. Sobre estes elementos, é incorreto afirmar:
um passo importante na padronização de um teste é o grau de significância obtida a partir das respostas dos sujeitos frente às questões postuladas. Este elemento possibilita que os resultados nos testes possam ser interpretados.
a aplicação, a avaliação e a interpretação dos resultados de um teste são objetivos à medida que independem do julgamento subjetivo de determinado examinador.
a precisão sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando testado novamente com o mesmo instrumento, ou com uma forma equivalente.
a validade é o grau em que o teste mede, efetivamente, o que pretende medir.
A Psicoterapia Breve não é definida apenas pelo tempo de duração. O essencial é que, a partir do diagnóstico do paciente, seja estabelecido um foco de trabalho e objetivos terapêuticos delimitados e dirigidos aos sintomas e problemática atual. Dadas as afirmativas seguintes s Psicoterapia Breve,
I. O planejamento de metas e a duração do tratamento devem ser previamente fixados somente pelo terapeuta.
II. Os precursores da Psicoterapia Breve foram Alexander & French na década de 40. Estes cunharam o conceito de experiência emocional corretiva.
III. Nas décadas de 60 e 70, Malan, Balint e Sifneos realizaram novos avanços teóricos e técnicos a essa abordagem psicoterápica.
IV. A mudança teórica na compreensão da constituição psíquica e as psicopatologias, centrada no intrapsíquico e pulsional passaram para um modelo estrutural-relacional.
verifica-se que está(ão) correta(s)
I, II, III e IV.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Considerando as diferenças entre a amostragem teórica e amostragem estatística, analise as afirmativas seguintes.
I. Na amostragem estatística não há definição quanto à interrupção do estudo da amostra, enquanto que na amostragem teórica esta interrupção ocorre quando toda a amostra tiver sido estudada.
II. Na amostragem teórica se desconhece anteriormente a extensão da população básica, enquanto que na amostragem estatística é necessário se conhecer esta extensão.
III. Na amostragem estatística estima-se a distribuição dos aspectos na população básica, enquanto que na amostragem teórica estes aspectos não são conhecidos com antecedência.
IV. Na amostragem teórica o tamanho da amostra não é definido previamente, enquanto que na amostragem estatística esta definição é imprescindível.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
I, II, III e IV.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
O estudo da justiça, bem familiar à teoria piagentiana, é apresentado e discutido no encerramento de seu ensaio sobre a moralidade infantil. Ele considera a justiça a mais racional de todas as noções morais. Qual opção abaixo está correta?
A justiça se cumpre enquanto que um dever se faz.
Os deveres são ideais enquanto que a justiça é um imperativo a ser obedecido.
A justiça deve, a cada momento, decidir como alcançar seu intento.
A justiça, para a criança pequena, não se confunde com a lei e com a autoridade.
Piaget encontrou evidências de autonomia que antecede a heteronomia.
A perspectiva piagetiana propõe que o universo moral certamente ocorre por meio da aprendizagem de diversos deveres impostos pelos adultos. Qual opção abaixo não está correta?
A imposição é possível na fase de autonomia da criança.
Se a criança aceita bem as regras do jogo, provavelmente aceitará as regras morais.
Se a criança deformava as regras do jogo, desrespeitando as na prática, e, desconhecendo a origem contratual delas, provavelmente deformará as regras morais.
Podemos considerar exemplos de deveres impostos à criança: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não ofender as outras pessoas, não bater nas outras crianças.
As concepções morais infantis em relação ao dever foram estudadas por Piaget. As crianças eram pequenos juízes que deveriam posicionar-se sobre diversos dilemas morais.
Os inventários de traços e de ajustamento são técnicas de exame psicológico. Qual opção abaixo não caracteriza estes inventários?
São questionários de personalidade padronizados.
São geralmente autoadministrados.
São entrevistas coordenadas pelo examinador.
São medidas das diferenças individuais dentro da faixa da normalidade e também de psiconeurose.
São perguntas sobre reações individuais em relação aos desejos, interesses, gostos, crenças e atitudes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...