Questões de Psicologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Psicoterapia Breve Dinâmica tem sua base teórica fundamentada na psicanálise e surge da percepção de que um grupo de pacientes busca tratamento com objetivos definidos e circunscritos em torno do que se poderia definir como um foco. Sobre ela, é incorreto afirmar:

  • A.

    o terapeuta adota atividades ativas utilizando, além de intervenções que visam ao insight, outras de caráter de apoio como: sugestão e educação, clarificação e aconselhamento.

  • B.

    é indispensável uma boa relação terapêutica, na qual o terapeuta é ativo e o paciente um colaborador; e associa técnicas comportamentais como exposição, associação livre, prevenção da resposta, modelagem, role-playing, relaxação.

  • C.

    o trabalho psicoterápico se baseia na formulação inicial de uma hipótese psicodinâmica que engloba os sintomas apresentados pelo paciente, sua relação com o conflito atual, com o conflito nuclear, suas possíveis manifestações na transferência e o estabelecimento dos critérios de melhora.

  • D.

    a avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.

  • E.

    embora o paciente traga o material sob a forma de associações livres, cabe ao terapeuta endereçar a atenção para o exame do conflito principal, que constitui o foco. Assim, o uso de perguntas, clarificações e confrontações é muito frequente neste tipo de tratamento, ao lado de interpretações que são basicamente extratransferenciais e dirigidas ao foco.

A Terapia Cognitiva é um sistema psicoterapêutico fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são determinados pela forma como o indivíduo interpreta o mundo. Dadas as afirmativas sobre ela,

I. Seus principais conceitos são: as crenças centrais (esquemas), as crenças intermediárias, os pensamentos automáticos e as distorções cognitivas.

II. Pode ser aplicada a pacientes de diversas idades e de diferentes níveis educacionais, econômicos ou culturais, podendo ser realizada individualmente ou em grupo. O que permanece como ponto comum no tratamento de todos os transtornos, em qualquer modalidade, é a identificação e a modificação dos pensamentos e crenças disfuncionais.

III. A avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.

IV. A eficácia da terapia depende do estabelecimento de um claro plano de tratamento que deve incluir, entre outros elementos, a educação do paciente sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento de uma relação transferencial, a formulação do problema, o estabelecimento de metas e a postulação de um insight.

V. A alta em Terapia Cognitiva é dada quando o paciente é capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças disfuncionais e substituí-los por outros mais realistas.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

A duração de um Psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados. Para tanto, torna-se imprescindível nesse processo o contrato de trabalho, ou seja, o estabelecimento de termos em que o Psicodiagnóstico vai desenvolver-se. Sobre o contrato de trabalho, é incorreto afirmar:

  • A.

    deve priorizar no processo do Psicodiagnóstico a realização de um cronograma de atividades entre profissional e paciente de modo a facilitar o início das entrevistas e a aplicação dos testes, instrumentos centrais na consecução de uma avaliação correta.

  • B.

    envolve um comprometimento de ambas as partes no cumprimento das obrigações formais.

  • C.

    deve envolver certo grau de flexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações.

  • D.

    o momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho é variável, pois depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, bem como da experiência do psicólogo.

  • E.

    a definição de papéis, as obrigações e responsabilidades mútuas compõem o centro de um contrato de trabalho.

Os estudos de Piaget constituíram toda uma época no desenvolvimento da teoria da linguagem e do pensamento da criança e ficaram marcados por sua importância histórica. Em seus estudos sobre o desenvolvimento mental da criança, este autor propõe uma série de estágios que se associam, ainda que sem rigidez, às idades. Dadas as afirmativas sobre os estágios de desenvolvimento intelectual,

I. O mais importante da contribuição dos estudos de Piaget sobre o Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) consiste na ênfase à importância das atividades realizadas como fundamento de toda a atividade intelectual superior futura.

II. O principal progresso do Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos) em relação ao Estágio Sensório-Motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica.

III. O Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) se caracteriza por um tipo de pensamento que demonstra que a criança já possui uma organização assimilativa rica e integrada, funcionando em equilíbrio com um mecanismo de acomodação.

IV. No Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) a criança já é capaz de resolver problemas a respeito de todas as relações possíveis entre eventos. Nessa fase, já é capaz de pensar em termos abstratos de formular hipóteses e testá las sistematicamente.

V. No Estágio de Operações Formais (12 anos em diante) o adolescente já tem todos os elementos necessários para utilizar o método experimental da ciência. Também consegue refletir sobre problemas abstratos de valores, ideologias e preocupações com o futuro.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II, III e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

A avaliação psicológica é uma das áreas mais comumente associadas à prática profissional do psicólogo, sendo o teste seu instrumento de maior visibilidade. Considerando que o teste psicológico é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento, torna importante atentar em seu processo de construção para alguns elementos como a padronização, a precisão, a objetividade e a validade. Sobre estes elementos, é incorreto afirmar:

  • A. a padronização implica em uniformidade de processo na aplicação e na avaliação do teste. Nesse sentido, as condições de aplicação devem ser, evidentemente, iguais para todos.
  • B.

    um passo importante na padronização de um teste é o grau de significância obtida a partir das respostas dos sujeitos frente às questões postuladas. Este elemento possibilita que os resultados nos testes possam ser interpretados.

  • C.

    a aplicação, a avaliação e a interpretação dos resultados de um teste são objetivos à medida que independem do julgamento subjetivo de determinado examinador.

  • D.

    a precisão sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando testado novamente com o mesmo instrumento, ou com uma forma equivalente.

  • E.

    a validade é o grau em que o teste mede, efetivamente, o que pretende medir.

A Psicoterapia Breve não é definida apenas pelo tempo de duração. O essencial é que, a partir do diagnóstico do paciente, seja estabelecido um foco de trabalho e objetivos terapêuticos delimitados e dirigidos aos sintomas e problemática atual. Dadas as afirmativas seguintes s Psicoterapia Breve,

I. O planejamento de metas e a duração do tratamento devem ser previamente fixados somente pelo terapeuta.

II. Os precursores da Psicoterapia Breve foram Alexander & French na década de 40. Estes cunharam o conceito de experiência emocional corretiva.

III. Nas décadas de 60 e 70, Malan, Balint e Sifneos realizaram novos avanços teóricos e técnicos a essa abordagem psicoterápica.

IV. A mudança teórica na compreensão da constituição psíquica e as psicopatologias, centrada no intrapsíquico e pulsional passaram para um modelo estrutural-relacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

Considerando as diferenças entre a amostragem teórica e amostragem estatística, analise as afirmativas seguintes.

I. Na amostragem estatística não há definição quanto à interrupção do estudo da amostra, enquanto que na amostragem teórica esta interrupção ocorre quando toda a amostra tiver sido estudada.

II. Na amostragem teórica se desconhece anteriormente a extensão da população básica, enquanto que na amostragem estatística é necessário se conhecer esta extensão.

III. Na amostragem estatística estima-se a distribuição dos aspectos na população básica, enquanto que na amostragem teórica estes aspectos não são conhecidos com antecedência.

IV. Na amostragem teórica o tamanho da amostra não é definido previamente, enquanto que na amostragem estatística esta definição é imprescindível.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

O estudo da justiça, bem familiar à teoria piagentiana, é apresentado e discutido no encerramento de seu ensaio sobre a moralidade infantil. Ele considera a justiça a mais racional de todas as noções morais. Qual opção abaixo está correta?

  • A.

    A justiça se cumpre enquanto que um dever se faz.

  • B.

    Os deveres são ideais enquanto que a justiça é um imperativo a ser obedecido.

  • C.

    A justiça deve, a cada momento, decidir como alcançar seu intento.

  • D.

    A justiça, para a criança pequena, não se confunde com a lei e com a autoridade.

  • E.

    Piaget encontrou evidências de autonomia que antecede a heteronomia.

A perspectiva piagetiana propõe que o universo moral certamente ocorre por meio da aprendizagem de diversos deveres impostos pelos adultos. Qual opção abaixo não está correta?

  • A.

    A imposição é possível na fase de autonomia da criança.

  • B.

    Se a criança aceita bem as regras do jogo, provavelmente aceitará as regras morais.

  • C.

    Se a criança deformava as regras do jogo, desrespeitando as na prática, e, desconhecendo a origem contratual delas, provavelmente deformará as regras morais.

  • D.

    Podemos considerar exemplos de deveres impostos à criança: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não ofender as outras pessoas, não bater nas outras crianças.

  • E.

    As concepções morais infantis em relação ao dever foram estudadas por Piaget. As crianças eram pequenos juízes que deveriam posicionar-se sobre diversos dilemas morais.

Os inventários de traços e de ajustamento são técnicas de exame psicológico. Qual opção abaixo não caracteriza estes inventários?

  • A.

    São questionários de personalidade padronizados.

  • B.

    São geralmente autoadministrados.

  • C.

    São entrevistas coordenadas pelo examinador.

  • D.

    São medidas das diferenças individuais dentro da faixa da normalidade e também de psiconeurose.

  • E.

    São perguntas sobre reações individuais em relação aos desejos, interesses, gostos, crenças e atitudes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...