Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as diversas modalidades de psicoterapia, é imprescindível incluir aquela que tem uma dimensão grupalística, a qual, comprovadamente, tem revelado-se eficaz e de grande abrangência, porém que, no nosso meio brasileiro, ainda não encontrou um campo de aplicação clínico mais sistemático e consistente. (...) Uma importante recomendação de técnica grupalística consiste no estabelecimento de um enquadre e a necessidade de sua preserva- ção (ZIMERMAN, 1999, p. 437;444). Sobre o enquadre (setting) na psicoterapia de grupo, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. O enquadre pode ser conceituado como a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o funcionamento grupal, resultando de uma conjunção de regras, atitudes e combinações.
II. O enquadre, uma vez estabelecido, não sofre ameaça de vir a ser desvirtuado.
III. A atmosfera grupal diz respeito ao enquadre e ela depende basicamente da atitude afetiva interna do grupoterapeuta, do seu estilo pessoal de trabalhar, dos seus referenciais teórico-técnicos etc.
IV. O enquadre tem também a função de estabelecer uma necessária ampliação de papéis e de posições, de direitos e deveres, entre o que é desejável e o que é possível, o que permite o paciente ampliar também o equilíbrio entre a satisfação pessoal e as restrições sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
I e II;
II e III
IV e I;
I e III;
III e IV
O grupo familiar exerce uma profunda e decisiva importância na estruturação do psiquismo da criança, logo, na formação da personalidade do adulto. O termo grupo familiar designa não unicamente a influência exercida pela mãe, mas também pelo pai, irmãos, os inter-relacionamentos, bem como, também, pelas demais pessoas que interagem diretamente com a criança, como babás, avós etc. (ZIMERMAN, 1999, p. 103). A família é um campo dinâmico no qual fatores conscientes e inconscientes agem e um fator importante a se considerar numa psicoterapia psicanalí- tica é o da transgeracionalidade, definida como:
Cada um dos genitores da criança mantém a racionalização de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a negação de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a internalização de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a racionalização de suas expectativas diante de suas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos
Todas as alternativas estão corre
Na busca de identidade, o adolescente recorre às situações que se apresentam como mais favoráveis no momento. Uma delas é a da uniformidade, que proporciona segurança e estima pessoal. Ocorre aqui o processo de dupla identificação em massa, onde todos se identificam com cada um. Segundo Aberastury eKnobel, esta característica define:
Deslocamento temporal.
A tendência grupal.
Identificação sexual.
Atitude social reivindicatória.
Para Piaget, crianças de 04 ou 05 anos são incapazes de aceitar o ponto de vista de outra pessoa quando este difere delas. Esta fase caracteriza-se como _________________________ localiza-se no estágio __________________________.
Centralização/Pré-operacional.
Egocentrismo/Sensório Motor.
Animismo/Sensório Motor.
Egocentrismo/Pré-operacional.
Para se avaliar um comportamento infantil como normal e patológico também devem ser consideradas as crises situacionais e as crises de desenvolvimento. Relacione as proposições abaixo:
1) Crise Situacional
2) Crise de Desenvolvimento
( ) É provocada por fatores externos.
( ) Constitui-se numa reorganização psíquica desencadeada pelo amadurecimento.
( ) É desencadeada por fatores, tais como: mudanças, perdas ou separações.
( ) Pode ser exemplificada pela angústia de separação do pré-escolar.
( ) É uma resposta adaptativa às novas situações vivenciadas.
Assinale a sequencia correta:
1, 2, 1, 2, 1
2, 1, 1, 1, 2
1, 1, 2, 2, 1
2, 1, 2, 1, 2
Considerando as características da esquizofrenia, escolha a alternativa incorreta:
Os sintomas típicos de esquizofrenia são as alucinações, a incoerência nos pensamentos e expressões verbais e ilusões.
É uma psicose caracterizada por estado regredido, com alteração do pensamento e da percepção, com dificuldade de convívio com a realidade, porém com muitas possibilidades de cura já que a função paterna está presente necessitando apenas ser fortalecida.
Uma pessoa que sofre de esquizofrenia não tem possibilidade de manter relações sociais ou de cuidar de si mesma de forma adequada.
Possui comportamento amplamente desorganizado ou catatônico.
Segundo Laplanche e Pontalis, o inconsciente freudiano é, em primeiro lugar, indissoluvelmente:
Uma noção tópica e dinâmica.
Um representante ideativo das pulsões.
Um conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência.
Uma vivência indiferenciada.
A psicoterapia difere dos procedimentos médicos e cirúrgicos por assentar essencialmente nas comunicações simbólicas em contraste com as intervenções no corpo. Isso implica que está preocupada com o _____________________e o ____________________________.
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Mecanismo de defesa e sintoma.
Setting terapêutico e mecanismo de defesa.
Conteúdo do sintoma e seu significado na vida do paciente.
Histórico de vida do paciente e setting terapêutico.
A forma clássica de estudar a função psíquica pensamento é dividir sua análise em três aspectos. Assinale a alternativa correta:
Curso, forma e conteúdo.
Acelerado, estável e intermitente.
Positivo, negativo e neutro.
Psíquicos, mentais e comportamentais.
Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Tal como disse em sentido figurado um pesquisador, para uma criança com menos de três anos de idade, o brinquedo é um jogo sério, assim como o é para um adolescente, embora, é claro, num sentido diferente da palavra; para uma criança muito pequena, brinquedo sério significa que ela brinca sem separar a situação imaginária da situação real. Para uma criança em idade escolar, o brinquedo torna-se uma forma de atividade mais limitada, predominantemente do tipo atlético, que preenche um papel específico em seu desenvolvimento, e que não tem o mesmo significado do brinquedo para uma criança de idade pré-escolar. De acordo com a citação de Vygotsky, sobre a essência do brinquedo pode-se afirmar que é
uma atividade que dá prazer à criança que brinca desde a tenra idade e tem sempre uma relação de conquista com suas ações no brincar, ou seja, independente da idade na qual se encontra.
a possibilidade da criança conectar um estágio seu de desenvolvimento para outro, ou seja, sobrepor as mudanças inexistentes nas motivações para o brincar.
a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais.
a tendência para a criança muito pequena satisfazer seus desejos a longo prazo, ou seja, o intervalo entre um desejo e sua satisfação é extremamente longo.
necessidade de se ater a alguma atividade, ou seja, o brincar na idade escolar é controlado pelas mesmas motivações daquelas do simples chupar chupeta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...