Questões de Psicologia do ano 2013

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Para ser considerado talento a pessoa precisa possuir algum diferencial competitivo que a valorize. O talento envolve quatro aspectos essenciais para a competência individual:

  • A. vontade, valores pessoais, sintonia e adaptação.
  • B. recurso intelectual, motivação, aprendizagem e timing.
  • C. conhecimento, habilidade, julgamento e atitude.
  • D. competitividade, persistência, desejo e recurso emocional.
  • E. estilo pessoal, autoconhecimento, percepção e autoanálise.

As organizações que aprendem utilizam o aprendizado de

  • A. círculo triple ou triple looping feedback.
  • B. círculo simples ou simple looping feedback.
  • C. espiral convergente ou spiral converging.
  • D. espiral divergente ou spiral divergent.
  • E. círculo duplo ou doble looping feedback.

Para avaliar o processo de seleção em uma organização, podemos citar como exemplos de indicadores qualitativos

  • A. adaptação do contratado ao cargo e desempenho.
  • B. currículos recebidos X currículos selecionados e índice de turnover.
  • C. índice de produtividade do setor e prazo de preenchimento da vaga.
  • D. prazo de contratação e tipo de entrevista utilizada.
  • E. testes aplicados e relatórios emitidos.

  • A. maior custo, possibilitam a participação ativa do re quisitante no processo.
  • B. menor quantidade de tempo de resposta e maior custo, atraírão candidatos mais competentes.
  • C. maior tempo de dedicação do recrutador, terão custo previsto em orçamento.
  • D. a contratação de uma consultoria em recrutamento e seleção, sejam mais eficazes.
  • E. maior quantidade de tempo de resposta, terão custo zero.

Trata-se de um conjunto de prescrições, com relação àquilo que o trabalhador deve fazer, segundo determinadas normas e padrões de quantidade/qualidade e por meio de equipamentos e ferramentas específicas. Corresponde à

  • A. tarefa.
  • B. análise do cargo.
  • C. ação de planejamento de funções específicas.
  • D. ergonomia.
  • E. organização do trabalho.

A apresentação de novos colaboradores às equipes de trabalho é um exemplo de comunicação empresarial, que cumpre a função de

  • A. liderança.
  • B. controle.
  • C. monitoramento.
  • D. socialização.
  • E. abertura.

Um líder ressonante

  • A. cria um ambiente de competição saudável, com foco no elevado desempenho.
  • B. está em sintonia com os sentimentos das pessoas e as conduz em uma direção emocional positiva.
  • C. tem elevado foco na adequação da pessoa ao cargo, gerando rápida adaptação.
  • D. preocupa-se em oferecer exemplo positivo tanto pro fissional como pessoal, fomentando boas práticas.
  • E. investe no aconselhamento da equipe e a investe de poder para executar suas atividades.

Para Larry E. Greiner, os estágios do ciclo de vida das organizações são sequenciais por natureza e têm progressão natural. Cada estágio passa para o seguinte em função de crises. No estágio de coletividade, a crise é a necessidade de

  • A. formalização.
  • B. liderança.
  • C. delegação.
  • D. revitalização.
  • E. ativação.

O modelo desenvolvido por Litwin e Stringer (1968) para estudos simulados em laboratório sobre clima organizacional, contemplava seis dimensões: estrutura, responsabilidade, riscos, recompensas, calor e apoio, e conflito. A estrutura refere-se aos sentimentos dos trabalhadores

  • A. em relação às gratificações por um trabalho bem feito, como por exemplo ênfase nos elogios versus as críticas e as punições.
  • B. de ser o seu próprio chefe e não existir dupla verificação em suas decisões, como por exemplo o grau de autonomia oferecido para desempenhar as tarefas.
  • C. em relação à sua autonomia, à possibilidade de arriscar e de existirem desafios no cargo, como por exemplo se existem tarefas complexas a serem executadas no dia-a-dia.
  • D. em relação às restrições em suas situações de trabalho, como por exemplo se existem muitas regras, regulamentos ou procedimentos.
  • E. de boa camaradagem geral e de ajuda mútua que prevalece na organização, como por exemplo se existe integração entre os membros das equipes.

Para compreendermos como se dá a ação ergonômica e suas escolhas metodológicas é importante realizar a análise sobre as quais se fundamentam a sua prática. São três os pressupostos que norteiam a ação em ergonomia: a interdisciplinaridade, o envolvimento dos sujeitos e a análise de situações

  • A. anormais.
  • B. modificadas.
  • C. dissimuladas.
  • D. reais.
  • E. fluidas.
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