Questões de Psicologia do ano 2013

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Três fatores influenciam as decisões éticas em uma organização:

  • A. política vigente, bem-estar dos funcionários e resultados da empresa.
  • B. diversidade de princípios, legislação e expectativa ética dos clientes.
  • C. imagem pública, procedimentos administrativos e sanções diciplinares.
  • D. intensidade ética, desenvolvimento moral e definição de princípios éticos.
  • E. visibilidade da empresa, exigências de mercado e prática de negócios.

A abordagem do conhecimento-poder, baseada na obra de Michel Foucault,

  • A. avalia a capacidade das pessoas agirem sobre o ambiente, considerando que os comportamentos não são determinados pelo grupo.
  • B. busca compreender como os sistemas de gestão de pessoas nascem e, passam do discurso para a prática.
  • C. indica a importância de examinar as práticas de gestão de pessoas, para ver como elas estruturam as relações sociais na organização.
  • D. analisa como a gestão de pessoas pode ser vista como um discurso criado para sustentar os interesses de uma rede de pessoas.
  • E. considera a gestão de pessoas como um elemento que auxilia as pessoas a se organizarem, utilizando a prática corporativa.

A cultura organizacional pode ser classificada como adaptativa e não adaptativa. A classificação adaptativa diz respeito àquelas culturas organizacionais

  • A. sinérgicas, que mantêm elevada troca de informações com o objetivo de acelerar mudanças positivas.
  • B. fechadas, mas que exercem algum esforço de mudança para adaptar-se às tendências de mercado.
  • C. flexíveis, que buscam inovação, aceitando mudanças como um processo natural.
  • D. pulverizadas, que são compostas por várias microculturas com filosofia e regras próprias.
  • E. modernas, que aceitam a existência de contraculturas como parte integrante dos processos de mudança.

Existem tipos de poder que independem da posição ocupada pela pessoa na organização, sendo estes classificados em dois tipos: poder de especialização e o poder de referência. O poder de referência baseia-se no controle do comportamento do outro

  • A. pela habilidade de comunicação interpessoal, que favorece a conciliação de interesses diferentes.
  • B. por meio da valorização do poder compartilhado, tornando essa situação um fator de motivação.
  • C. por meio da posse de posição destacada que o outro não possui.
  • D. pela capacidade que demonstra para lidar com obstáculos sem desistir ou desanimar.
  • E. porque a pessoa quer se identificar com a fonte de poder, ser semelhante ou igual a ela.

Pode-se considerar quatro hipóteses para analisar as associações de incidência de alcoolismo ao trabalho, independentes do status do trabalhador ou de suas características demográficas ou individuais. São elas: modelo estrutural, controle social, acessibilidade social e modelo motivacional. Na hipótese de acessibilidade social,

  • A. identifica-se algumas normas sociais de um determinado grupo no qual o beber atua como fator de socialização dos trabalhadores, sendo que alguns desenvolverão um beber problemático.
  • B. há pouca inibição do uso do álcool, além de falta de supervisão e pouca visibilidade do desempenho e, sob certas circunstâncias, os indivíduos estão mais vulneráveis, podendo desenvolver o alcoolismo.
  • C. a característica da estrutura de trabalho produz estresse ou alienação, podendo estar associada a trabalhos de baixa complexidade, rotinização do trabalho, levando à ansiedade aliviada ao beber.
  • D. a justificativa para o uso do álcool está nas condições de trabalho (frio, calor, sujeira e umidade) e de isolamento social, que somadas às caracteristicas individuais levariam a um beber problemático.
  • E. há necessidade de mascarar as experiências dolorosas no trabalho, aliviadas ao beber, geradas por assédio sexual ou moral, sem que a organização possua políticas de proteção ao trabalhador.

A Teoria do Controle apóia-se sobre a Teoria da Fixação de Metas, focalizando

  • A. as necessidades individuais em comparação com as estratégias e metas corporativas.
  • B. a necessidade de análise das percepções de injustiça na elaboração das metas.
  • C. o esforço das pessoas para atingirem as metas em condições de igualdade.
  • D. a busca da eficácia por meio do controle quantitativo dos resultados organizacionais x as metas.
  • E. a forma como o feedback afeta a motivação para manter o esforço rumo às metas.

Com base no trabalho de Mowday, Steers e Porter (1979) considera-se que o comprometimento organizacional possui três componentes:

  • A. aceitação dos objetivos organizacionais, disposição para trabalhar com afinco pela organização e desejo de permanecer na organização.
  • B. satisfação com a vida em geral, aceitação das políticas e normas da organização e identificação de desempenho diferenciado da organização.
  • C. disposição para administrar os conflitos de relacionamento, satisfação com a remuneração recebida e orgulho de pertencer à organização.
  • D. satisfação com as condições de trabalho, respeito pela liderança e presença de desafios futuros.
  • E. percepção de ambiente justo e igualitário, desejo de autorrealização e presença de políticas que garantam a segurança dos trabalhadores.

O estudo do comportamento organizacional envolve três níveis hierárquicos de abordagem: a macroperspectiva, a perspectiva intermediária e a microperspectiva do comportamento organizacional. A perspectiva intermediária do comportamento organizacional trata do comportamento

  • A. do indivíduo ao trabalhar sozinho na organização, e de pequenos grupos multidisciplinares.
  • B. de grupos e de equipes na organização.
  • C. do sistema organizacional como uma totalidade, e do indíviduo na operação de equipamentos.
  • D. do mercado frente à organização, e da estrutura funcional aplicada.
  • E. dos clientes, em relação aos produtos/serviços da organização e da percepção dos indivíduos quanto à satisfação de fazerem parte da empresa.

O método de avaliação de desempenho chamado “Escalas de Observação do Comportamento (EOC)” é uma abordagem comportamental para avaliar o desempenho que

  • A. requer que o avaliador elabore uma redação sobre o desempenho do funcionário.
  • B. consiste em uma série de escalas verticais, uma para cada comportamento.
  • C. mede o desempenho inferior e superior do funcionário.
  • D. mede com que frequência cada comportamento descrito foi observado.
  • E. classifica cada funcionário de acordo com uma escala de características.

A orientação para a aprendizagem no modelo andragógico é

  • A. orientada para o que o professor ensina, de forma que o aprendiz obtenha sucesso na vida pessoal e profissional.
  • B. centrada na vida, na aprendizagem que ajudará a executar tarefas ou lidar com problemas que o aprendiz vivencia na vida.
  • C. de dependência em relação à capacidade e inteligência do aprendiz para assimilar os conteúdos.
  • D. centrada na capacidade de aplicar as informações recebidas para que obtenha performance superior no trabalho.
  • E. conduzida por fatores de estimulação externos preparados para que o aprendiz adquira novas competências.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...