Questões de Psicologia do ano 2014

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São modelos de funções mencionadas por Jung, EXCETO:

  • A. Intuição.
  • B. Sensação.
  • C. Sentimento.
  • D. Dependência.

Pensando na juventude x projeto de vida, Piaget (apud Bock, p. 125) afirma que “a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam‐se num sistema único e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida, que irá nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, por meio de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele.”

De acordo com o desenvolvimento da personalidade por Piaget, é correto afirmar que

  • A. diferente da antiguidade, no século XX não se usava mais indicadores para marcar a entrada na vida adulta. Antigamente, esses indicadores eram a ingressão no mundo do trabalho e a constituição de uma nova família.
  • B. na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha, então, para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo, em profundidade, e uma maior compreensão dos problemas e das realidades significativas que o atingem. Isso influencia os conteúdos afetivo‐emocionais e sua forma de estar no mundo.
  • C. no processo juventude x projeto de vida não ocorre um equilíbrio entre o real e os ideais do indivíduo, isto é, de revolucionário, no plano das ideias, ele se torna transformador, no plano da ação. Contudo, os interesses do adolescente são diversos e mutáveis, sendo que a estabilidade chega com a proximidade da vida adulta.
  • D. não se deve considerar correto o fato de que em nossa cultura, em determinadas classes sociais que “protegem” a infância e a juventude, a prorrogação do período da adolescência é seja cada vez maior, caracterizando‐se por uma dependência em relação aos pais e uma postergação do período em que o indivíduo se torna socialmente produtivo e, portanto, entra na idade adulta.

Segundo as classificações oficiais CID‐10 e DSM‐IV, os transtornos da personalidade podem ser agrupados em três grandes subgrupos. Considerando a teoria da personalidade, relacione adequadamente os transtornos de personalidade aos respectivos agrupamentos. (Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)

A sequência está correta em

  • A. 2, 1, 2, 2, 3, 1.
  • B. 1, 3, 2, 3, 2, 1.
  • C. 3, 2, 1, 1, 3, 2.
  • D. 1, 2, 1, 3, 1, 3.

“Freud, sentindo que, em alguns momentos, o método de livre associação podia não funcionar livremente, e cedo ou tarde os pacientes chegavam a um ponto das recordações se sentindo incapacitados ou indispostos para continuar, desenvolveu o termo resistência dentro da teoria psicanalítica.” (Duane P. Schultz, 2006). Na visão psicanalítica Freudiana, a resistência deriva da

  • A. psicose.
  • B. angústia.
  • C. neurose.
  • D. repressão.

Dentre os passos do processo psicodiagnóstico, Cunha (2000) afirma que existe uma expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem variar entre dois e cinco ou mais instrumentos. Esses são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação. A expressão mencionada por Cunha (2000) recebe o nome de

  • A. bateria de testes.
  • B. técnicas projetivas.
  • C. conjunto de técnicas.
  • D. técnicas psicométricas.

“O autor psicanalítico Freud, com a elaboração da teoria topográfica, descreveu a divisão da mente em _____________, _____________ e _____________, assim como o jogo entre as forças opostas do inconsciente (desejos e impulsos) e a parte consciente do indivíduo.” (Cordioli, 2008. p. 152.) Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. id / ego / superego
  • B. impulso / pulsão / repressão
  • C. inconsciente / pré-consciente / consciente
  • D. resistência / transferência / contratransferência

No que diz respeito ao desenvolvimento humano e às possíveis síndromes adquiridas pelos indivíduos, encontram‐se a síndrome amnéstica ou síndrome de Wernicke‐Korsakoff (SWK), sendo constituída por duas ‘subsíndromes’ que, com frequência, se sucedem temporalmente. O quadro de Wernicke geralmente é decorrente da deficiência de vitamina B1, em indivíduos desnutridos, alcoolistas crônicos, caquéticos, entre outros. Um dos componentes crônicos da síndrome de Korsakoff identificado pela tríade é a

  • A. ataxia.
  • B. confusão mental.
  • C. demência semântica.
  • D. perda da memória de fixação.

“Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos.” (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve‐se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.

II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.

III. Pode‐se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

No contexto da avaliação psicológica, o autor Cordioli afirma que “atualmente uma grande quantidade de técnicas e instrumentos, praticamente para todos os transtornos, foi desenvolvida e tem sido rotineiramente utilizada para a avaliação da gravidade dos sintomas, tanto em pesquisa como na clínica.” (Cordioli, 2008, p. 106). Analise os seguintes instrumentos e assinale a alternativa que NÃO apresenta um modelo de escalas autorrespondidas.

  • A. Escala GAF.
  • B. Qualidade das ROS.
  • C. Inventários de Beck.
  • D. Escalas de Hamilton.

O planejamento é importante para programar a carreira dos indivíduos de modo que eles exerçam com eficácia as funções e atribuições para as quais demonstrem aptidão. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. No passado, muitas empresas assumiam a responsabilidade pelo planejamento da carreira de seus empregados. Entretanto, atualmente, devido à dificuldade para a maioria das empresas de manter essa responsabilidade, cada pessoa deve ser a responsável pela sua própria carreira.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...