Questões de Psicologia do ano 2015

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A tese defendida por Foucault, conhecida como História da Loucura na Idade Clássica, demonstrou como a loucura foi transformada numa experiência sem sujeito e sem verdade a partir da emergência histórica do cogito cartesiano e da construção dos hospitais gerais. Nesse campo de discussão, ele faz críticas à psicanálise, mas reconhece que Freud confere positividade ao discurso da loucura como sendo marcado pela produção de obra e de verdade.

A esse respeito, como Freud bem destacou sobre a psicose, o delírio é

  • A. um retorno do recalcado.
  • B. uma cisão do eu.
  • C. um conflito entre Ego e o Id.
  • D. uma descarga pulsional.
  • E. uma tentativa de cura.

Segundo Foucault, a “humanidade” do criminoso começou a ser edificada entre os séculos XVIII-XIX como limite a ser respeitado na aplicação das punições, constituindo-se como fronteira a ser preservada em contraponto aos antigos excessos do soberano. A partir da humanidade como medida, as penas foram suavizadas. O surgimento da punição moderna passa a ser orientada por uma tecnologia que organiza a multiplicidade humana no tempo e no espaço, visando controlar os indivíduos em suas ações e aperfeiçoar ao máximo suas capacidades.

Tal tecnologia é designada por Foucault como

  • A. suplício.
  • B. higienismo.
  • C. inquérito.
  • D. disciplina.
  • E. razão.

Sabemos que, com a descoberta do inconsciente, Freud realiza uma verdadeira “revolução copernicana” na qual o “Eu” é descentrado em relação a si próprio, sendo despojado do lugar de senhor de sua vontade e razão. O sujeito enquanto efeito de significante é desvelado por meio da experiência de fala característica do dispositivo psicanalítico, cuja regra técnica fundamental, segundo Freud, é

  • A. a sublimação.
  • B. o manejo da transferência.
  • C. a hipnose.
  • D. a elaboração simbólica.
  • E. a associação livre.

A adolescente Carolina, 15 anos, procurou o Conselho Tutelar acompanhada de sua mãe para relatar que havia engravidado em um relacionamento eventual de Carnaval e que havia concluído que a entrega do bebê em adoção seria a melhor solução para todos.

Considerando as contribuições teóricas do psicanalista René Spitz sobre o primeiro ano de vida da criança, assinale a afirmativa correta.

  • A. A relação com a mãe biológica é insubstituível e o bebê deve ser abrigado enquanto se investe na recuperação do amor materno.
  • B. O bebê desenvolverá a síndrome de hospitalismo por ter sido rejeitado ainda no ventre materno.
  • C. A depressão anaclítica da jovem mãe deve ser tratada para evitar o abandono de seu filho recém-nascido.
  • D. Uma mãe substituta que devote ao bebê cuidados e afeto maternos promoverá seu desenvolvimento emocional saudável.
  • E. O comportamento de apego dos cuidadores ao prestarem cuidados de higiene e alimentação ao bebê prevenirá sequelas psicológicas.

A poetisa goiana Cora Coralina faleceu aos 95 anos deixando uma obra poética rica, tendo seu primeiro livro publicado quando já contava 76 anos. Em seu poema Saber Viver ela escreve:

“Não sei... se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas. (...) E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar...”.

Com base na teoria psicossocial de Erik Erikson sobre os estágios psicossociais no ciclo da vida humana, é correto identificar, nas palavras da poetisa,

  • A. a sensação de integridade decorrente da satisfação com seu percurso vital.
  • B. o sentimento de generatividade próprio da velhice vivida com aceitação.
  • C. a sensação de isolamento que domina o idoso pela iminência do fim da vida.
  • D. a preocupação com a estagnação na ausência de relacionamentos significativos.
  • E. um sentimento de produtividade e competência por poder ser útil em idade avançada.

Philip Zimbardo, na clássica experiência desenvolvida na Universidade de Stanford, importante marco nas pesquisas sobre Psicologia Social, analisou

  • A. a motivação.
  • B. a pobreza como fator de exclusão.
  • C. o luto.
  • D. o assédio moral no trabalho.
  • E. a desindividualização.

Anna Freud desenvolveu o conceito de perturbações do desenvolvimento, classificando os problemas da adolescência como os protótipos desses transtornos evolutivos. Dessa forma, Anna Freud atribuía o desequilíbrio psíquico e o comportamento instável característicos da adolescência:

  • A. aos conflitos internos associados à maturação sexual;
  • B. ao incremento das cobranças sociais e acadêmicas;
  • C. às perturbações patológicas do desenvolvimento na primeira infância;
  • D. ao funcionamento neurótico do núcleo familiar;
  • E. ao uso dos mecanismos de defesa de intelectualização e sublimação.

"Desde o início do século X X, popularizava-se entre os cientistas a antropometria, medição de ossos, crânios e cérebros que, por meio de comparações, pretendiam comprovar a inferioridade de determinados segmentos sociais, [tendo sido famosas as teses de Paul Broca e Cesare Lombroso." ( COMBRA, . Jovens pobres. In FRAFA, P. C. Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP&A, 2003).

Atuante em um período de constituição das primeiras alianças entre os discursos "psi" e o direito, Lombroso se tornou bastante conhecido por sua Antropologia Criminal, tendo sido responsável por categorizar indivíduos como:

  • A. periculosos comunitários e desviantes irrecuperáveis;
  • B. degradados morais e degenerados familiares;
  • C. tarados hereditários e inferiores malsãos;
  • D. criminosos natos e perigosos sociais;
  • E. indisciplinados sociais e desorganizados familiares.

No livro "A Verdade e as Formas Jurídicas", foucault considera a formação da sociedade disciplinar e analisa as transformações na penalidade do século X X, que "passa a ser um controle, não tanto sobre se o que fizeram os indivíduos está em conformidade ou não com a lei, mas ao nível do que podem fazer, do que são capazes de fazer, do que estão sujeitos a fazer, do que estão na iminência de fazer." (FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2003)

Nos termos supramencionados, Foucault está se referindo à:

  • A. arqueologia do saber;
  • B. genealogia do poder;
  • C. construção de subjetividades;
  • D. periculosidade;
  • E. punição.

O superego é uma das instâncias da personalidade que Freud descreveu no quadro de sua segunda teoria do aparelho psíquico, sendo o seu papel assimilável ao de um juiz ou censor inexorável. Por constituir-se através da interiorização das exigências e interdições parentais, o superego é definido classicamente como herdeiro:

  • A. do romance familiar;
  • B. da fantasia materna;
  • C. do complexo de édipo;
  • D. da sexualidade perverso-polimorfa;
  • E. das fases da libido.
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