Questões de Psicologia do ano 2015

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Na Psicologia, a pesquisa científica tem sido fundamental para produção de novos conhecimentos. A este respeito, considere as afirmações a seguir.

I. Nas Ciências Humanas e Sociais, durante a elaboração do projeto de pesquisa, a formulação de hipóteses é fundamental para explicitar o rigor científico na construção do conhecimento.

II. A pesquisa-ação, como pensada por Kurt Lewin, rompe com os pressupostos epistemológicos do pensamento positivista de neutralidade e de dicotomia entre sujeito e objeto. Visa ao estudo, e intervenção, do fenômeno em seu contexto social.

III. Na perspectiva da relevância social, entende-se que toda pesquisa científica deve resultar em intervenções junto à população estudada.

IV. Segundo o referencial teórico-metodológico do construcionismo social, a entrevista é uma interação conversacional que deve acontecer em uma relação menos assimétrica, pois as informações não são objetos prontos a serem coletados ou obtidos, mas são produzidas em conjunto por quem pesquisa e por quem participa voluntariamente da pesquisa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. III.
  • D. I.
  • E. I e IV.

Em relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas, é INCORRETO afirmar:

  • A. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-5, publicado em 2013, classifica o Transtorno por Uso de Álcool em leve, moderado e grave, diagnosticado com base na avaliação de manifestação de dois (ou mais) dos 11 critérios descritos, no período de um ano.
  • B. A Defensoria Pública do Estado de São Paulo baseia a avaliação e intervenção da pessoa com uso abusivo de álcool e outras drogas nos critérios adotados pela comunidade científica internacional, em consonância com a Política de Saúde Mental e o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas − SISNAD.
  • C. Os encaminhamentos da equipe multiprofissional na Defensoria Pública, para os casos de dependência química, podem ser para tratamento em Centros de Atendimento Psicossocial especializado em álcool e outras drogas − CAPS AD e CAPS AD III, em comunidade terapêutica − CT, grupos de autoajuda, em Unidade Básica de Saúde − UBS ou em Hospitais Psiquiátricos.
  • D. A internação compulsória é opção de tratamento para os casos avaliados como graves e recorrentes, que somente pode ser realizada após laudo médico e determinação judicial.
  • E. Por possibilitar a diminuição gradativa dos danos decorrentes da dependência química, a estratégia de redução de danos foi criada para tratamento de pessoas que decidem interromper o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Em relação à vulnerabilidade social e às intervenções realizadas pela psicologia e equipe nos Centros de Atendimento Multidisciplinar − CAM, considere:

I. O CAM avalia vulnerabilidade social com base nas situações de fragilidade identificadas e na classificação do tipo de vulnerabilidade social em que as pessoas se encontram, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social − IPVS.

II. A intervenção junto à população em situação de rua, pela psicologia e pelo serviço social, está centrada na busca ativa da família de origem para reinserção da pessoa no contexto familiar.

III. No CAM, a psicologia não tem possibilidade de realizar uma escuta atenta para a subjetividade da pessoa atendida em função dos limites de ação próprios da Defensoria, que visa prestar assessoria jurídica nos casos de violação de direitos.

IV. A pessoa em situação de rua pode apresentar situação criminal que demande atendimento pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal (CAMCrim), problemas de saúde que necessite de atendimento no Consultório de Rua do SUS, problemas socioassistenciais que demandem atendimento pelo SUAS.

Está correto o que se afirma APENAS em:

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I e III.

A respeito da história e dos fundamentos teóricos da Psicologia Social e da Psicologia Social Crítica, é correto afirmar que:

  • A. As práticas hegemônicas da Psicologia Social brasileira, nas décadas de 1960 e 1970, estavam voltadas para os estudos das interações grupais, sob forte influência do modelo da Psicologia Social europeia.
  • B. A Psicologia Social moderna, com o fenômeno da “individualização do social”, tem como representantes as teorias das Representações Sociais.
  • C. A Psicologia Social brasileira, em oposição a outras áreas da Psicologia, desde seu início, tem como tradição os estudos do indivíduo na relação com o meio em que vive, com sua história e cultura.
  • D. A Psicologia Social iniciou os estudos sobre preconceito, discriminação racial e exclusão social a partir do aumento dos chamados “crimes de ódio” na atualidade e da necessidade de explicar esses fenômenos sociais.
  • E. A Psicologia Social Crítica questiona a compreensão dos fenômenos sociais como sendo naturais e a-históricos; estuda as relações sociais, as relações de poder e dominação e as práticas libertárias.

Sobre a teoria das representações sociais, do psicólogo social romeno Serge Moscovici, considere:

I. A teoria das representações sociais estuda o conhecimento do senso comum (consensual) com o propósito de descrever, explicar e interpretar os fenômenos sociais que ocorrem na vida cotidiana.

II. A objetivação como processo formador das representações sociais possibilita a criação de uma imagem como representação de uma ou mais ideias.

III. Ancorar é classificar um fenômeno desconhecido a fim de dar-lhe um significado e torná-lo familiar.

IV. A teoria tem sido utilizada nas pesquisas interessadas em compreender como se dá a construção do conhecimento científico (reificado).

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. III e IV.

Na disputa litigiosa de guarda, é comum um genitor querer mostrar que é mais apto do que outro para cuidar e educar os filhos. Com efeito, os operadores do direito solicitam que o psicólogo forneça subsídios que apontem para o genitor “certo” a quem dar posse e guarda da prole.

Por sua vez, a tarefa de confeccionar um laudo pouco contribui para uma melhoria na qualidade das relações entre os membros da família, na medida em que

  • A. o psicólogo pode utilizar instrumentos inadequados de avaliação da competência parental.
  • B. as partes não são encaminhadas à terapia antes de dar prosseguimento à ação judicial.
  • C. a perícia não coloca em xeque a lógica adversarial que preside em geral as disputas de guarda.
  • D. a avaliação psicológica não conclui em favor de uma única chefia familiar para a educação da prole.
  • E. o laudo deixa de apontar o melhor guardião, gerando o risco de haver uma decisão judicial menos justa.

Debora e Roberto estão separados há três anos e possuem um filho em comum. Ela possui a guarda da criança e ele, o direito de visita, restrito aos finais de semana e mais um dia da semana. Contudo, Debora reclama que Roberto não vem cumprindo os horários, com atrasos que prejudicam os deveres escolares que o filho faz à noite. Por sua vez, Roberto diz que ela exagera em relação ao horário e que os atrasos são justificados. Ele sugere também pegar a criança na escola em vez de na casa materna, onde ele convivia com a ex-mulher. À luz da psicologia jurídica voltada para a área de família, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O genitor que fica na residência com o filho tem mais facilidade de realizar o luto da separação, pois enfrenta diariamente a realidade na qual o ex-companheiro está ausente do lar doméstico.

( ) Os modelos rígidos, burocráticos e preconcebidos de visita podem criar dificuldades para o genitor descontínuo acompanhar e participar do desenvolvimento do filho.

( ) O paradigma de “visita” deveria ser modificado para o de “convivência”, já que o significado de ir-ver ou inspecionar, presente no primeiro, não valoriza a ideia de intimidade, familiaridade, trato diário.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, F e V.
  • C. F, V e V.
  • D. F, F e V.
  • E. V, V e F.

Sabe-se que a violência doméstica contra a mulher é um fenômeno social grave, que traz inúmeras consequências físicas e psicológicas para as vítimas e também para as crianças e adolescentes que a presenciam. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As relações de violência doméstica contra a mulher costumam alternar momentos de violência com os de sedução, afeto, arrependimento, etc., sendo permeadas, portanto, por sentimentos ambivalentes e contraditórios.

( ) A convivência prolongada com relações de violência, a legitimação social para sua perpetuação e a formação de uma identidade de gênero depreciada formam um campo propício para a internalização da banalização da violência sofrida pela mulher.

( ) Mesmo enfrentando condições ainda extremamente desfavoráveis, as mulheres podem construir, individual e coletivamente, estratégias de ruptura face às condições de violência, não devendo ser vista simplesmente como vítimas passivas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e F.
  • B. V, V e V.
  • C. F, V e V.
  • D. V, F e V.
  • E. V, F e F.

Em Abuso Sexual da Criança, Tilman Furniss assinala que o abuso sexual se constitui como problema multidisciplinar, requerendo a cooperação de diferentes profissionais.

O abuso sexual deve ser visto tanto como uma questão dos direitos da criança quanto como problema de saúde, sobretudo, mental. Portanto, na medida em que os efeitos legais do crime e a necessidade de proteção da criança precisam ser integrados aos aspectos psicológicos e de relacionamento da criança e da família, Tilman Furniss propõe a abordagem familiar

  • A. metassistêmica.
  • B. cibernética.
  • C. psicojurídica.
  • D. psicanalítica.
  • E. transpessoal.

A equipe de psicologia de uma determinada instituição foi solicitada a preparar um projeto de prevenção ao uso de drogas e álcool tendo como público-alvo adolescentes de 12 a 15 anos.

Sobre as estratégias de prevenção, assinale a afirmativa correta.

  • A. A redução de danos pode ter início na infância por meio da orientação adequada a pais e professores que lidam com a criança no dia a dia.
  • B. O trabalho de prevenção primária voltado para adolescentes, para evitar o uso de drogas, pode ser feito por meio de atividades nas escolas.
  • C. A prevenção terciária destina-se às pessoas que já experimentaram drogas para evitar a evolução para o uso mais frequente e prejudicial.
  • D. Os indivíduos que já têm problemas com o uso de drogas ou que apresentam dependência não são elegíveis para o trabalho de prevenção.
  • E. As informações sobre os efeitos e riscos do uso de drogas são ineficazes na prevenção e despertam a curiosidade e o comportamento desafiador do jovem.
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