Questões de Psicologia do ano 2015

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma funcionária recém-contratada gostaria de conhecer melhor a cultura da empresa em que começou a trabalhar. Para isso, ela poderia observar:

  • A. o clima organizacional, os critérios de avaliação de desempenho e o grau de satisfação dos clientes;
  • B. a linguagem utilizada, os critérios de seleção de funcionários e o mercado em que a empresa atua;
  • C. os critérios de seleção dos funcionários, os critérios de promoção e os rituais;
  • D. o número de sócios da empresa, os rituais e o comportamento dos colegas de trabalho;
  • E. o grau de satisfação dos clientes, o clima organizacional e o comportamento dos colegas de trabalho.

Em Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do Trabalho para integrar o catálogo brasileiro de ocupações (1992), sobre as atribuições profissionais do psicólogo no Brasil, consta que o psicólogo clínico

  • A. estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nas situações de trânsito.
  • B. participa de programas e/ou atividades na área de segurança do trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais.
  • C. participa da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população, bem como sobre a adequação das estratégias diagnósticas e terapêuticas à realidade psicossocial da clientela.
  • D. assessora autoridades judiciais no encaminhamento a terapias psicológicas, quando necessário.
  • E. procede o exame das características psicológicas dos esportistas, visando ao diagnóstico individual ou de grupo, dentro da atividade em que se encontram.

A maioria dos cientistas acreditava que os genes que uma criança herdava eram solidamente estabelecidos durante o desenvolvimento fetal, embora seus efeitos sobre o comportamento pudessem ser modificados pela experiência. Hoje, cada vez mais evidências sugerem que a própria expressão do gene é controlada por um terceiro componente, um mecanismo que regula o funcionamento dos genes dentro da célula sem afetar a estrutura do DNA da célula. Esse fenômeno chama-se

  • A. fenótipo.
  • B. congênese.
  • C. genótipo.
  • D. epigênese.
  • E. herança recessiva.

No capítulo intitulado “A saúde mental na rede pública: impasses e desafios enfrentados pelo CAPS no percurso pela desinstitucionalização”, Rosa (2003) escreve: “o fato é que a pretensão de detonar um processo de desinstitucionalização não se garante pela simples criação de um serviço aberto e mais humanitário do que aquele que se esconde por detrás dos muros do Hospital Psiquiátrico. A tarefa é mais complexa e trata‐se, de fato, de transformar concepções e relações (p. 316)”. Sobre o processo de desinstitucionalização, é INCORRETO afirmar que

  • A. deixa de se ter uma ruptura com os princípios que sustentaram durante décadas os tratamentos hospitalocêntricos.
  • B. o ponto central a ser atacado é o modelo sintomatológico, que toma como foco de tratamento a doença e não o sujeito.
  • C. busca a desconstrução da medicação como única forma de tratamento pela construção de outras relações que possam surgir e criar.
  • D. é um compromisso com a superação da condição de exclusão a que os indivíduos com sofrimento psíquico foram submetidos historicamente.

Assinale a alternativa que apresenta os três conceitos sobre o clima grupal definidos por Lewin e que será sustentado pelo tipo de liderança exercida no grupo.

  • A. Aderente, semiaberto e focal.
  • B. Autônomo, heterônomo e anônimo.
  • C. Conflituoso, prestativo e propositivo.
  • D. Democr¨¢tico, autorit¨¢rio e Laissez©faire.

Sobre grupos, de acordo com Bock; Furtado & Teixeira (2008, p. 227), associe adequadamente as colunas a seguir.

1. Argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos do grupo.

2. Condição necessária para manutenção do grupo e que, de acordo com suas características, apresenta maior ou menor.

3. Modos de comunicação grupal, desempenho de papéis, relações de poder vividas no grupo.

4. Força de convencimento – carisma – exercida por um ou mais indivíduos sobre os outros e o tipo de atividade desenvolvida no grupo.

( ) Propriedades estruturais do grupo.

( ) Liderança e realização do grupo.

( ) Padrão do grupo.

( ) Coesão do grupo.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 2, 1.
  • B. 2, 1, 3, 4.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 1, 2, 4, 3.

Segundo Bock, “a nossa vida cotidiana é demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas. Mesmo quando ficamos sozinhos, a referência de nossos devaneios são os outros: pensamos em nossos amigos, na próxima atividade que vamos realizar, pensamos no nosso namoro, em nossa família (2008, p. 220)”. Ainda, segundo a autora, sobre o que seja grupo, é INCORRETO afirmar que

  • A. realiza as regras e promove os valores da sociedade.
  • B. atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social.
  • C. é o sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
  • D. é o elemento que completa a dinâmica da construção social da realidade.

Na obra “Desenvolvimento psicológico e educação – Psicologia da Educação Escolar”, Coll, Marchesi & Palacios (2004) escrevem: “boa parte da pesquisa atual sobre a dinâmica da sala de aula orienta‐se para a análise dos complexos fenômenos de interação entre alunos e de interação entre professores e alunos ao longo dos quais se exerce a influência educacional e se produz a aprendizagem. Nesse sentido, a sala de aula transforma‐se em um contexto

  • A. mais mental do que físico – compartilhado por professores e alunos e indissoluvelmente vinculado aos processos de construção do conhecimento que nela ocorrem.
  • B. de educação familiar – no qual professores se colocam primeiramente como pais dos alunos a serem educados primeiro com relação aos modos de se comportarem.
  • C. com embate constante – deixou‐se de ter a sala de aula como lugar de ensino e de aprendizagem considerando que a violência cotidiana impede relações de ensino e aprendizagem.
  • D. próprio de intencionalidades – levando todos os trabalhadores da educação ao planejamento e controle das atividades desenvolvidas no contexto escolar em busca de suas metas.

Sobre os estudos de Vygotsky, Oliveira (1993) escreve: “quando os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem se unem, surgindo, então, o pensamento verbal e a linguagem racional, o ser humano passa a ter a possibilidade de um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema

  • A. de alívio emocional.
  • B. simbólico da linguagem.
  • C. de movimentos expressivos.
  • D. de utilização de instrumentos.

Em sua obra “Seis Estudos de Psicologia” (2004), Piaget nos apresenta conceitos que dizem dos processos de manifestação e de construção da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Dentre esses conceitos, associe‐os adequadamente às suas descrições.

1. Aparece bem antes da linguagem, bem antes do pensamento interior que supõe o emprego de signos verbais (da linguagem interiorizada). Refere‐se à manipulação de objetos e que só utiliza, em lugar de palavras e conceitos, percepções e movimentos, organizados em “esquemas de ação”.

2. É a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção. No início, será vivo todo objeto que exerça uma atividade, sendo essa essencialmente relacionada com a sua utilidade para o homem; a lâmpada que acende, o forno que esquenta, a lua que dá claridade.

3. O todo é explicado pela composição das partes, e esta supõe, então, operações reais de segmentação ou divisão e, inversamente, de reunião ou adição, assim como deslocamentos por concentração ou afastamento.

4. Torna‐se, então, capaz do raciocínio: AB; e BC, donde AC. Ora, vê‐se imediatamente, que esta construção supõe a operação inversa: cada termo é concebido, ao mesmo tempo, como o menor de todos os seguintes (relação) e como o maior dos que o precedem (relação), permitindo ao sujeito encontrar seu método de construção, assim como intercalar novos elementos, depois que a primeira série completa foi construída.

( ) Inteligência prática.

( ) Atomismo infantil.

( ) Animismo infantil.

( ) Reversibilidade.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 4, 2, 3, 1.
  • C. 2, 4, 1, 3.
  • D. 3, 1, 4, 2.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...