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Uma funcionária recém-contratada gostaria de conhecer melhor a cultura da empresa em que começou a trabalhar. Para isso, ela poderia observar:
Em Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do Trabalho para integrar o catálogo brasileiro de ocupações (1992), sobre as atribuições profissionais do psicólogo no Brasil, consta que o psicólogo clínico
A maioria dos cientistas acreditava que os genes que uma criança herdava eram solidamente estabelecidos durante o desenvolvimento fetal, embora seus efeitos sobre o comportamento pudessem ser modificados pela experiência. Hoje, cada vez mais evidências sugerem que a própria expressão do gene é controlada por um terceiro componente, um mecanismo que regula o funcionamento dos genes dentro da célula sem afetar a estrutura do DNA da célula. Esse fenômeno chama-se
No capítulo intitulado A saúde mental na rede pública: impasses e desafios enfrentados pelo CAPS no percurso pela desinstitucionalização, Rosa (2003) escreve: o fato é que a pretensão de detonar um processo de desinstitucionalização não se garante pela simples criação de um serviço aberto e mais humanitário do que aquele que se esconde por detrás dos muros do Hospital Psiquiátrico. A tarefa é mais complexa e trata‐se, de fato, de transformar concepções e relações (p. 316). Sobre o processo de desinstitucionalização, é INCORRETO afirmar que
Assinale a alternativa que apresenta os três conceitos sobre o clima grupal definidos por Lewin e que será sustentado pelo tipo de liderança exercida no grupo.
Sobre grupos, de acordo com Bock; Furtado & Teixeira (2008, p. 227), associe adequadamente as colunas a seguir.
1. Argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos do grupo.
2. Condição necessária para manutenção do grupo e que, de acordo com suas características, apresenta maior ou menor.
3. Modos de comunicação grupal, desempenho de papéis, relações de poder vividas no grupo.
4. Força de convencimento carisma exercida por um ou mais indivíduos sobre os outros e o tipo de atividade desenvolvida no grupo.
( ) Propriedades estruturais do grupo.
( ) Liderança e realização do grupo.
( ) Padrão do grupo.
( ) Coesão do grupo.
A sequência está correta em
Segundo Bock, a nossa vida cotidiana é demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas. Mesmo quando ficamos sozinhos, a referência de nossos devaneios são os outros: pensamos em nossos amigos, na próxima atividade que vamos realizar, pensamos no nosso namoro, em nossa família (2008, p. 220). Ainda, segundo a autora, sobre o que seja grupo, é INCORRETO afirmar que
Na obra Desenvolvimento psicológico e educação Psicologia da Educação Escolar, Coll, Marchesi & Palacios (2004) escrevem: boa parte da pesquisa atual sobre a dinâmica da sala de aula orienta‐se para a análise dos complexos fenômenos de interação entre alunos e de interação entre professores e alunos ao longo dos quais se exerce a influência educacional e se produz a aprendizagem. Nesse sentido, a sala de aula transforma‐se em um contexto
Sobre os estudos de Vygotsky, Oliveira (1993) escreve: quando os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem se unem, surgindo, então, o pensamento verbal e a linguagem racional, o ser humano passa a ter a possibilidade de um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema
Em sua obra Seis Estudos de Psicologia (2004), Piaget nos apresenta conceitos que dizem dos processos de manifestação e de construção da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Dentre esses conceitos, associe‐os adequadamente às suas descrições.
1. Aparece bem antes da linguagem, bem antes do pensamento interior que supõe o emprego de signos verbais (da linguagem interiorizada). Refere‐se à manipulação de objetos e que só utiliza, em lugar de palavras e conceitos, percepções e movimentos, organizados em esquemas de ação.
2. É a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção. No início, será vivo todo objeto que exerça uma atividade, sendo essa essencialmente relacionada com a sua utilidade para o homem; a lâmpada que acende, o forno que esquenta, a lua que dá claridade.
3. O todo é explicado pela composição das partes, e esta supõe, então, operações reais de segmentação ou divisão e, inversamente, de reunião ou adição, assim como deslocamentos por concentração ou afastamento.
4. Torna‐se, então, capaz do raciocínio: AB; e BC, donde AC. Ora, vê‐se imediatamente, que esta construção supõe a operação inversa: cada termo é concebido, ao mesmo tempo, como o menor de todos os seguintes (relação) e como o maior dos que o precedem (relação), permitindo ao sujeito encontrar seu método de construção, assim como intercalar novos elementos, depois que a primeira série completa foi construída.
( ) Inteligência prática.
( ) Atomismo infantil.
( ) Animismo infantil.
( ) Reversibilidade.
A sequência está correta em
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