Questões de Psicologia do ano 2015

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“O processo de adoção internacional tem início ainda no país de origem, onde é feita a habilitação para adoção, de acordo com a legislação de cada país.” (OLIVEIRA, . Adoção internacional: quando o improvável acontece. In LADVOCAT, Cynthia & DIUANA, Solange. Guia de adoção. São Paulo: Roca, 2014). Com relação ao trabalho de acompanhamento das crianças e adolescentes pelas equipes técnicas das Varas de Infância e Juventude nos processos de adoção internacional é correto afirmar que:

I – Ocorre antes da vinda dos pretendentes à adoção ao Brasil, quando se busca preparar as crianças para a chegada dos adotantes ao solo brasileiro e para desligamento dos adotandos das instituições de acolhimento.

II – Ocorre após a chegada dos adotantes no Brasil e início do estágio de convivência, quando se procura traçar um panorama do modo de vida dos adotantes no país de origem, bem como observar a formação de vínculos entre as crianças e os adotantes, a interação entre eles e as dificuldades encontradas.

III – Ocorre após o retorno dos adotantes e ida dos adotandos ao país de origem dos primeiros, através de avaliações semestrais das equipes técnicas das Varas de Infância, com o fito de avaliar o êxito na adaptação às novas rotinas e detectar possíveis insucessos que ensejem o retorno dos infantes e/ou adolescentes ao Brasil.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente I e II;
  • C. somente II e III;
  • D. somente I e III;
  • E. I, II e III.

Os fundamentos da teoria sistêmica de família desenvolveram-se a partir de outros campos da ciência, incluída a cibernética, entre outros domínios. Tal teoria é dividida em dois momentos consideravelmente distintos: a cibernética de primeira ordem e a cibernética de segunda ordem. Nesse sentido, na perspectiva da cibernética de primeira ordem, o sintoma é compreendido como a:

  • A. expressão de uma disfuncionalidade familiar que deve ser tratada individualmente;
  • B. soma das múltiplas disfuncionalidades individuais dos membros da família;
  • C. experiência de romper com a homeostase familiar que abre novas possibilidades;
  • D. tentativa de manter o equilíbrio delicado de um sistema disfuncional;
  • E. forma criativa, espontânea e inovadora de eliminar o sofrimento psíquico familiar.

O recasamento dos pais costuma ser cercado de problemas no campo dos relacionamentos, sobretudo no que tange à adaptação e à integração dos filhos ao novo ninho domésticofamiliar. Sobre tais problemas, NÃO é correto afirmar que:

  • A. a chegada de um novo cônjuge pode ser entendida pela criança como obstáculo à reconciliação dos pais;
  • B. os filhos podem sofrer conflitos de lealdade caso se permitam gostar do padrasto ou da madrasta;
  • C. os filhos temem que a entrada de uma nova pessoa no círculo familiar acarrete o afastamento de um de seus pais;
  • D. se os pais forem mais felizes no relacionamento com o novo cônjuge, os filhos serão mais felizes;
  • E. as regras distintas para filhos oriundos de casamentos diferentes geram constrangimento e comparação.

Cecília já está com 35 anos de idade e não conseguiu, até o momento, manter um relacionamento estável. Seu grande desejo sempre foi o de ser mãe e de, principalmente, passar pelo processo de gestação. Por ter uma condição financeira estável optou pela inseminação artificial e deu à luz a trigêmeos (dois meninos e duas meninas).

A família composta por Cecília é denominada, no mundo contemporâneo, por família

  • A. poliafetiva.
  • B. homoafetiva.
  • C. estendida.
  • D. monoparental.
  • E. tradicional.

Na Técnica Projetiva de Desenho Casa − Árvore − Pessoa, de John N. Buck, quando aplicada em pacientes com funcionamento em nível psicótico, são frequentes as produções bizarras, com distorções importantes, que resultam no aparecimento de figuras

  • A. tristes e depressivas.
  • B. bondosas e também cruéis.
  • C. alegres e também condencendentes.
  • D. ilógicas e irrealísticas.
  • E. organizadas e obssessivas.

O primeiro passo na interpretação de uma história obtida pela aplicação do Teste de Apercepção Temática − T.A.T., de Henry Murray é a identificação do herói, que é o personagem com quem o sujeito se identifica, no que se refere a sentimentos, motivos, dificuldades e emoções. O herói é

  • A. outra pessoa e nunca o examinando, sendo sempre um personagem que já conhece na vida real.
  • B. representado por um personagem, sendo que pode ocorrer que o sujeito se identifique com mais de um personagem.
  • C. relacionado às figuras parentais ou figuras significativas que necessariamente cuidaram do indivíduo que realiza o teste.
  • D. fixo, pois o personagem se repete, em geral, nas diferentes histórias sucessivas, retomando a estrutura central projetada.
  • E. porta voz da agonia do indivíduo que realiza o teste, expressa nas imagens obtidas por meio das pranchas escolhidas na série de aplicação.

João da Silva, após apresentar um surto psicótico aos 20 anos e ter sido internado e diagnosticado como esquizofrênico paranoide, foi interditado judicialmente a pedido de sua mãe. Atualmente com 32 anos, João faz acompanhamento ambulatorial no CAPS, trabalha sem vínculo empregatício e deseja se casar com sua namorada Maria, comerciária de 27 anos.

Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

  • A. A curatela deve ser transferida para Maria, já que a esquizofrenia paranoide é um quadro psiquiátrico de prognóstico reservado quanto à reintegração social.
  • B. A mãe de João deve ser processada por danos morais por têlo interditado indevidamente, quando ele tinha discernimento de seus atos.
  • C. a situação atual deve ser mantida, em que pesem os progressos de João no manejo de sua doença, já que a interdição é um ato jurídico irreversível.
  • D. O levantamento da interdição deve ser pedido, que será decidido pelo juiz após a realização da perícia, com base no laudo apresentado e na audiência de instrução e julgamento.
  • E. João deve ser aposentado para que ele tenha renda por conta de sua incapacidade permanente para o trabalho formal e pelo risco de novos surtos e internações.

O levantamento das necessidades de treinamento pode ser feito em três diferentes níveis de análise. O sistema de treinamento ocorre no nível da análise

  • A. da aquisição de habilidades.
  • B. dos recursos humanos.
  • C. da aquisição de competências.
  • D. da organização total.
  • E. dos processos de produção.

Jurema Alcides Cunha aponta que a avaliação compreensiva tem por objetivo determinar o nível de funcionamento da personalidade, sendo examinadas as funções do ego, em especial a de

  • A. memória.
  • B. resistência.
  • C. insight.
  • D. pensamento.
  • E. proteção.

No Diagnóstico Interventivo, as técnicas projetivas podem ser utilizadas como

  • A. pressões de impacto para acesso a conteúdos latentes.
  • B. estratégias efetivas de investigação cognitiva.
  • C. métodos de identificação de conteúdos constrangedores.
  • D. mediadoras do contato terapêutico.
  • E. exercícios para acessar traumas ou conteúdos inconscientes.
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