Questões de Psicologia do ano 2015

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Cláudia, 36 anos, mãe solteira de Joana, 04 anos, vive há dois anos em união estável com Mário, 40 anos, divorciado, pai de Eduardo, 12 anos, que mora com o casal, e de Isabela, 08 anos, que reside com a mãe, mas sempre visita o pai. Cláudia está grávida do primeiro filho do casal. Sobre esse arranjo familiar, é correto afirmar que uma família mosaico

  • A. será formada quando Mário adotar unilateralmente Joana, que não foi reconhecida pelo genitor.
  • B. depende da chegada de um filho em comum, que liga consanguineamente os meio irmãos dos casamentos anteriores.
  • C. é formada pelo recasamento e pelo vínculo afetivo e de convivência de Cláudia e Mário com os respectivos enteados.
  • D. terá reconhecimento jurídico quando Cláudia e Mário converterem sua união estável em casamento.
  • E. decorre da guarda compartilhada de Isabela e de Eduardo por Mário e sua ex-esposa.

No final do ano de 2005, o Hospital Psiquiátrico do Carmo, no estado do Rio de Janeiro, fechou suas portas. Muitos pacientes, porém, haviam perdido suas referências familiares após longos anos de internação.

De acordo com os princípios da luta antimanicomial e com a legislação correspondente, os pacientes nessas condições deverão ser contemplados com

  • A. a transferência para instituição protegida asilar e o benefício de prestação continuada.
  • B. leitos permanentes em hospitais gerais e terapia ocupacional para geração de renda.
  • C. o tratamento em serviço ambulatorial de saúde mental e vagas em comunidades terapêuticas.
  • D. subsídios para a compra da medicação e o tratamento em regime de hospital-dia.
  • E. o auxílio-reabilitação psicossocial e serviços residenciais terapêuticos.

Nas negociações formais, a abertura que está focalizada nas condições psicológicas dos disputantes não é tão comum quanto as aberturas essenciais ou de procedimento. Uma forma de consulta a uma terceira parte praticada por especialistas no desenvolvimento de organizações e por cientistas sociais que trabalham pela paz internacional é mais frequentemente observada na me diação

  • A. deliberativa.
  • B. resolutiva.
  • C. transformativa.
  • D. integrativa.
  • E. restritiva.

A conciliação envolve não apenas a minimização do impacto das emoções e das percepções negativas, mas o aumento dos sentimentos e

  • A. do efetivo papel do mediador para o alcance de resultados parciais.
  • B. das percepções positivos.
  • C. da autoconfiança do mediador e de todos os envolvidos no litígio.
  • D. das reações contrárias à realização de acordos.
  • E. da prática da barganha como única forma de solução para os conflitos.

Manifestam-se em palavras, sentimentos e condutas e se institucionalizam, portanto, podem e devem ser analisadas a partir da compreensão das estruturas e dos comportamentos sociais. Na Psicologia Social, são denominadas por

  • A. hábitos parentais.
  • B. normas pessoais.
  • C. representações sociais.
  • D. políticas públicas.
  • E. grupos sociais.

A Psicologia Social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão de processos grupais, em que pressões e padrão do grupo podem ser compreendidos como argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos

  • A. do grupo e ao padrão de conduta estabelecido.
  • B. de parte do grupo, que dependem das demais orientações do líder.
  • C. do líder do grupo, responsável por conduzir a motivação de todos.
  • D. compartilhados que favoreçam a ascensão do líder.
  • E. comuns e disputarem pela escolha de seu líder.

Ao desenvolver um Programa de Treinamento de Gestores com foco no tema liderança, um psicólogo organizacional optou por trabalhar, com os treinandos, o modelo de liderança transacional. Para gerar maior compreensão de como esse líder opera no ambiente de trabalho, apresentou- lhes as seguintes características marcantes desse estilo, no qual: compreendem o que seus seguidores desejam receber a partir de seu trabalho, e tentam proporcionar aos seguidores aquilo que eles desejam, se o desempenho dos seguidores for merecedor de recompensa; deixam claros os vínculos entre desempenho e recompensas; trocam recompensas e promessas de recompensas por níveis de desempenho especificados e

  • A. oferecem benefícios diferenciados para aqueles seguidores que conseguem obter média superior aos seus pares no processo de avaliação de desempenho.
  • B. oferecem estímulos financeiros por meio da aplicação da participação por resultados para todos os colaboradores independentemente dos resultados apresentados.
  • C. respondem aos interesses organizacionais premiando somente os colaboradores que sugerirem boas práticas que evidenciem o lucro para a empresa.
  • D. indicam as melhores práticas a serem aplicadas, visando sempre corrigir desvios de comportamento que evidenciem insegurança no trabalho.
  • E. respondem aos interesses de seus seguidores se eles estiverem desempenhando de maneira satisfatória.

A teoria da contingência para eficácia da liderança proposta por Fred Fiedler que foi baseada em extensas pesquisas, nos informa que a eficácia de um líder depende da interação entre o estilo de comportamento do líder e de certas características

  • A. do entorno.
  • B. da situação.
  • C. atitudinais.
  • D. de personalidade
  • E. motivacionais.

Uma das características centrais do modelo clássico de desenho de cargos é

  • A. a prática de políticas de recompensas sociais e simbólicas.
  • B. o conceito de homo social.
  • C. a participação de todos gestores e colaboradores na elaboração das descrições de cargos.
  • D. a ênfase na tarefa e na tecnologia.
  • E. a preocupação com o contexto do cargo, somente.

Um psicólogo organizacional foi convidado para implantar um sistema de avaliação de desempenho denominado Administração por Objetivos − APO em uma empresa. Em sua apresentação informou aos gestores da empresa que o caminho a ser seguido para a implantação desse processo deveria conter os seguinte passos: formulação de objetivos consensuais; comprometimento pessoal com relação ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados; negociação com o gestor na alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos; definição do desempenho esperado a ser adotado pelo colaborador; constante medição dos resultados e comparação com os objetivos formulados e

  • A. retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.
  • B. feedback eventual para calibragem de desempenho.
  • C. renegociação dos objetivos formulados trimestralmente.
  • D. estabelecimento dos indicadores objetivos de desempenho.
  • E. treinamento de todos os avaliadores para aprenderem a lidar com eventos críticos de desempenho.
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