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O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.
Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.
O professor deve estabelecer cuidadosamente os critérios de avaliação dos alunos, como fator integrante do processo de aprendizagem.O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.
Uma leitura humanista, representada por Carl Rogers, indicaria que a chave para resolver os impasses pessoais vivenciados ao longo da vida poderia ser encontrada na figura do terapeuta, devendo ser o processo psicoterápico e a atuação do terapeuta a condição primordial para o encontro dessa chave. Nesse caso, somente a terapia poderia auxiliar crianças com problemas de ajuste social causados pelo estímulo recebido pela série infantil Peppa Pig, na fase inicial do desenvolvimento cognitivo humano.O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.
O comportamento observável de pessoas e de animais representa o principal instrumento utilizado pelo behaviorismo de Skinner para compreender a personalidade humana. Nesse caso, é correto afirmar que Skinner concordaria com o resultado do estudo realizado pela Universidade de Harvard.O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.
Willian James reconheceu que são necessários distintos modelos para investigar diferentes tipos de dados referentes à personalidade humana, e estava mais interessado na classificação desses resultados que no desenvolvimento de uma única abordagem unificada. James defendia que a educação dos professores não tinha implicações éticas e morais na vida dos alunos. Portanto, a série infantil não representaria danos à personalidade.O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.
Uma leitura holística da psicologia individual de Alfred Adler indicaria que os objetivos e as expectativas têm maior influência no comportamento humano que as experiências passadas, e que as pessoas são motivadas principalmente pelo objetivo de superioridade ou de conquista do meio. Nessa visão, o argumento do texto acerca do dano à personalidade não se sustenta, ou seja, as crianças poderiam continuar a assistir à Peppa Pig sem o risco do dano à personalidade.Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.
A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Maria apresenta adequada apropriação de aquisições psíquicas e emocionais para a respectiva idade, advindas do desenvolvimento humano, ao questionar a mãe e ao propor negociações.Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.
A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Antônia não precisaria avaliar a forma como lida com a filha, já que a reprodução da própria criação sem reflexão e ressignificação é suficiente para cuidar de Maria.Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.
A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Analisando o caso clínico hipotético pela perspectiva psicanalítica, pode-se considerar que a maternidade atualiza as experiências advindas do desenvolvimento humano, que resulta das interações psíquicas e emocionais primordiais.Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.
A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Na abordagem winnicottiana, o analista deve oferecer ao paciente o que este não teve ao longo do desenvolvimento psíquico e emocional, criando processos que nunca existiram, capacidades e funções psicológicas, dotando o paciente de estruturas ausentes.Com base nas informações apresentadas e nas intervenções em processos educativos na área da saúde, julgue os itens a seguir.
Os profissionais que encaminham pacientes para a rede assistencial de serviços da saúde não precisam conhecer a política de saúde.{TITLE}
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