Questões de Psicologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Atenção Básica em Saúde considera o sujeito na respectiva singularidade, complexidade e integralidade, e inserido em um contexto sociocultural. Por esse motivo, encontra interface com outras políticas públicas que, em uma ação sinérgica, poderiam atuar na melhoria da qualidade de vida da população.

Acerca do exposto e da atenção e promoção da saúde (básica, secundária e terciária), julgue os itens a seguir.

A Lei nº 8.142/1990 dispõe sobre a participação da população na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre outras transferências intergovernamentais de recursos na área da saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Atenção Básica em Saúde considera o sujeito na respectiva singularidade, complexidade e integralidade, e inserido em um contexto sociocultural. Por esse motivo, encontra interface com outras políticas públicas que, em uma ação sinérgica, poderiam atuar na melhoria da qualidade de vida da população.

Acerca do exposto e da atenção e promoção da saúde (básica, secundária e terciária), julgue os itens a seguir.

Desde a respectiva instituição até os dias atuais, o Ministério da Saúde tem como missão garantir o direito do cidadão ao atendimento à saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir de 1998, ao assumir a presidência da American Psychological Association, o psicólogo Martin Seligman iniciou um movimento que ganhou o nome de Psicologia Positiva. Esse movimento, que já tem desenvolvimento e pesquisadores no Brasil, tem como foco:

  • A. desenvolver técnicas mais eficientes de reforço positivo;
  • B. lançar luz sobre aspectos primitivos e inconscientes da personalidade;
  • C. oferecer nova abordagem às potencialidades e virtudes humanas;
  • D. promover a inteligência emocional com uso da programação neurolinguística;
  • E. elaborar uma teoria positivista sobre o desenvolvimento infantil.

Na justiça restaurativa, a vítima:

  • A. deve ser ouvida e pode expressar seus sentimentos, pois é parte da relação;
  • B. é beneficiada pelo Estado na medida em que a pena é imposta ao criminoso;
  • C. não é reconhecida pelo Estado, pois o foco é no tratamento do infrator;
  • D. não é atendida pelo Estado, pois a ênfase é na imposição da pena ao delinquente;
  • E. deve ser reabilitada por especialistas ”psi”, pois foi adoecida pelo crime, que é responsabilidade social.

Para a justiça restaurativa, o crime é entendido como:

  • A. uma violação da lei, na qual o ofensor deve ser submetido a uma pena;
  • B. uma disfunção individual, em que o indivíduo deve ser submetido a tratamento;
  • C. uma transgressão psicopatológica oriunda da desigualdade social;
  • D. um efeito da desumanização dos infratores;
  • E. um dano decorrente da violação das relações interpessoais.

Com base no exposto e acerca dos processos psicológicos de atenção, memória, percepção, linguagem, pensamento, consciência e inteligência, julgue os itens a seguir. A inteligência consiste em um conjunto de habilidades cognitivas do indivíduo e refere-se à capacidade de identificar e resolver problemas novos, e de reconhecer as experiências como vias resolutivas, tanto para si como para o ambiente, ou seja, representa a finalidade e o alcance dos diferentes processos intelectivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no exposto e acerca dos processos psicológicos de atenção, memória, percepção, linguagem, pensamento, consciência e inteligência, julgue os itens a seguir. A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar as experiências e os fatos já ocorridos. De acordo com Dalgalarrondo (2008), no campo do estudo da memória biológica e humana, distinguem-se os seguintes tipos de memórias: cognitiva ou psicológica, composta por três fases (registro, convocação e evocação); genética; imunológica; e, coletiva ou cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no exposto e acerca dos processos psicológicos de atenção, memória, percepção, linguagem, pensamento, consciência e inteligência, julgue os itens a seguir. A riqueza do cérebro humano está basicamente relacionada à própria capacidade de receber, armazenar e elaborar informações, intimamente dependente das conexões neuronais via sinapses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no exposto e acerca dos processos psicológicos de atenção, memória, percepção, linguagem, pensamento, consciência e inteligência, julgue os itens a seguir. Uma das contribuições de Luria (1981) sinaliza a linguagem como o elemento organizador mais importante da atividade cerebral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão por competências baseia-se no pressuposto de que

  • A. o domínio de recursos humanos é o diferencial desse modelo, pois garante condições físicas adequadas para a atualização e mudança de processos estratégicos exponenciais.
  • B. o domínio de certas competências valiosas e raras é determinante para o desempenho superior de pessoas e organizações, uma vez que confere a uma organização condições de se diferenciar de seus concorrentes.
  • C. o domínio de competências organizacionais é essencial para a revelação das lacunas ou gaps a serem preenchidos, visto que, sem esse mapeamento essencial, a tomada de decisão organizacional perde valor.
  • D. o mapeamento dos gaps humanos deve ocorrer em momento posterior ao dos gaps estratégicos essenciais; caso contrário, corre-se o risco de a medida de competência adotada enviesar a compreensão do risco e, futuramente, a dos desenhos dos processos.
  • E. o domínio de recursos materiais é determinante no desempenho superior de pessoas e organizações, já que viabiliza o alcance aos meios instrucionais que geram o gap.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...