Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Jurema Alcides Cunha, no clássico livro Psicodiagnóstico V (2007), o psicólogo utiliza estratégias de avaliação psicológica com objetivos bem definidos, sendo que a testagem pode ser parte importante nesse processo. Sobre o psicodiagnóstico, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- As estratégias de avaliação psicológica aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação. II- Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. III- O psicodiagnóstico é caracterizado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses, que serão confirmadas, ou infirmadas, através de passos predeterminados e com objetivos precisos. IV- Um psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, de forma que o exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.
É correto o que se afirma em:

    A) I e III, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) II e IV, apenas.

    D) I, II e IV, apenas.

    E) I, III e IV apenas.

A família tem passado por inúmeras transformações nas últimas décadas, sendo, portanto, passível de vários tipos de arranjos na atualidade. Entretanto, as funções básicas desempenhadas pela instituição familiar no decorrer do processo de desenvolvimento psicológico de seus membros permanecem (SANTOS; PRATTA, 2007). Isso posto, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas, em respeito à influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros:
( ) A família possui um papel primordial no amadurecimento e desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, apresentando algumas funções, as quais podem ser agrupadas em três categorias que estão intimamente relacionadas: funções biológicas (sobrevivência do indivíduo), psicológicas e sociais. ( ) No que tange à função social da família, o cerne está na transmissão da cultura de uma dada sociedade aos indivíduos, bem como na preparação desses ao exercício da cidadania, sendo dessa forma que o indivíduo elabora sua identidade e sua subjetividade. ( ) Dentro da perspectiva sistêmica, a família pode ser caracterizada a partir da natureza das relações estabelecidas entre os seus componentes, pois o sistema familiar é composto por vários subsistemas, dentro dos quais os membros são, primordialmente, dependentes.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V.

    B) V – F – V.

    C) V – V – F.

    D) V – F – F.

    E) F – V – F.

A partir da pesquisa sobre os indicadores clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) O pressuposto que norteia esta pesquisa é o de que, no primeiro ano de vida, observam-se características de comportamento e personalidade que indicam a probabilidade do desenvolvimento de transtornos do espectro autista.

    B) A pesquisa é brasileira, pois existem bases de dados confiáveis que podem sustentar estudos epidemiológicos sobre distúrbios do desenvolvimento e transtornos mentais na infância, visando a um planejamento de serviços adequados, a partir das informações do Datasus, base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

    C) O estudo mostra que, durante a segunda infância, as manifestações comportamentais que se operam não têm um caráter acentuadamente polimorfo, de forma que uma manifestação motora é, ao mesmo tempo, neuromaturativa, psicológico-cognitiva e também expressão emocional e significativa da relação com os outros e com o meio.

    D) A pesquisa construiu um instrumento baseado em uma fundamentação teórica cognitivo-comportamental e em dois estudos-piloto realizados previamente à proposição do IRDI.

    E) A pesquisa IRDI parte da concepção psicanalítica do desenvolvimento psíquico da criança de 0 a 36 meses, visando à elaboração de indicadores clínicos à detecção precoce de transtornos psíquicos do desenvolvimento infantil.

A avaliação psicológica, tarefa privativa do psicólogo, vem difundindo-se e contribuindo com diversas áreas da Psicologia, sendo que uma de suas possíveis etapas é a aplicação de testes psicológicos (AMBIEL, et.al., 2011).

Com relação à utilização de testes psicológicos, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) Uma vez que as normas de um teste são utilizadas como referência para interpretação de escores individuais, é essencial que a amostra normativa seja igual, em número, às amostras de outros estudos na mesma área.

    B) A fidedignidade (também chamada de confiabilidade) se refere à consistência interna entre os itens, medida pelo coeficiente alfa de Cronbach, sendo que valores menores que 0,7 indicam excelente homogeneidade de um teste.

    C) O Conselho Federal de Psicologia (CFP) orienta aos profissionais da Psicologia a observarem os estudos realizados com cada teste, principalmente no que se refere aos estudos de condições de aplicação e correção, validade e precisão.

    D) A validade de um teste psicológico se refere ao grau com que os escores de um teste se relacionam ao construto que ele pretende medir ou descrever.

    E) O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) indica somente os instrumentos que o profissional psicólogo pode usar na prática profissional, em uma listagem mensal.

A linguagem representa um conjunto de sistemas complexos de comunicação, que é histórica e socialmente construída a partir de predisposições inatas, mas também um conjunto de signos e significados que organiza o mundo para o sujeito linguístico. Nesse sentido, após internalizada, a linguagem tem o papel de estruturar a cognição. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) O pensamento pode ocorrer de forma proposicional, como declarações ou proposições que configuram, por exemplo, as categorizações na forma de imagens ou cenas, que podem conter, inclusive, componentes auditivos, cinestésicos, olfativos e outros.

    B) A linguagem se origina das experiências de socialização do ser humano, sendo estimulada pelo meio em que a criança vive, através de um complexo esquema de condicionamento respondente, que culmina na aquisição cumulativa de habilidades linguísticas.

    C) O pensamento e linguagem possuem bases distintas de origem, quer seja na filogênese, quer seja na ontogênese, mas que se integram dialeticamente no processo do desenvolvimento, diante das condições históricas e sociais nas quais o sujeito está e para as quais ele se adaptará, dentro de uma perspectiva reativa e socialmente imposta.

    D) As pessoas interagem com a realidade essencialmente por intermédio da linguagem, que se torna uma ferramenta para solução de problemas, para comunicação e para reflexão. Deste modo, diferentes linguagens se constituem em conjuntos diferentes, mas simétricos, de signos e significados que podem ser diretamente substituídos, em processos de tradução, dada a equivalência funcional existente entre elas.

    E) A linguagem se constitui num complexo sistema de códigos, que é construído ao longo da história social de uma comunidade linguística. Uma vez estabelecida uma cultura linguística, essa conformará as ações e os pensamentos dos sujeitos nela inseridos, constituindo-se a cultura linguística, o principal determinante unidirecional das ações e da estruturação do próprio pensamento.

Os contextos em que uma pessoa aprende envolvem sua família, comunidade, escola, companheiros e todas as demais pessoas com quem ela interage ou observa. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta em relação à Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura e o que ela propõe:

    A) A relação entre o estímulo e a resposta, entendidos sempre como elementos associados, define a unidade comportamental, a partir da qual se produzem os comportamentos complexos, considerando-se o meio social como o conjunto de estímulos mais importante à formação do indivíduo.

    B) A ação de aprender sempre envolve a relação com o outro, sendo que essa relação fundamenta a formação de vínculos de confiança sempre necessários ao desenvolvimento de novas habilidades e novos conceitos.

    C) A aprendizagem por observação envolve os processos de atenção, memorização, reprodução motora e motivação.

    D) A dialética formada pelo organismo e o ambiente, – meio social –, compõe a influência recíproca, não havendo determinação unidirecional de qualquer um deles sobre o outro, mas sim o foco na convergência entre as necessidades do organismo e os elementos da realidade que produzirão sua satisfação.

    E) Dentro de uma perspectiva materialista, o homem é um ser histórico, que se constrói a partir da linguagem e do pensamento, que são derivados das relações que as pessoas estabelecem entre si.

O desenvolvimento cognitivo deve ser entendido na referência ao contexto histórico, social e cultural em que o sujeito está. Enquanto a criança participa do campo social, vai internalizando comportamentos, atividades e signos que comporão suas funções mentais superiores. Nesse sentido, destaca-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que pode ser entendido como:

    A) Conjunto de fatores ambientais que interagem com a criança, promovendo a evolução de suas capacidades, caracterizados, principalmente, pelos estímulos ambientais, que envolvem a área circunscrita e os estímulos sociais, que desafiarão a criança no sentido de sua autonomia.

    B) As habilidades e capacidades que não são aparentes quando um sujeito está sendo ensinado, mas que se manifestarão em alguma experiência posterior, quando estas forem necessárias para a resolução de algum problema específico.

    C) A distância entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial, isto é, como aquelas habilidades que estão inseridas entre o que a criança consegue realizar sozinha e o que consegue realizar com orientação de adultos ou outras pessoas mais capazes.

    D) O conjunto de funções mentais superiores, com destaque para a memória, que é responsável pelo armazenamento do conhecimento que estará disponível, próximo para acesso, quando for necessário para promover a adaptação do sujeito ao meio social.

    E) Aqueles elementos do ambiente próximo que estimulam os órgãos sensoriais, as percepções e as cognições do aprendiz, mobilizando-o a analisar, refletir e, com isso, promover seu próprio desenvolvimento.

Praticamente todos os grupos desenvolvem convicções, atitudes e comportamentos que consideram corretos ou incorretos. Os membros que se afastam dessas concepções podem ser advertidos ou mesmo isolados, e aqueles que se comportam no sentido da adesão podem ser reconhecidos e valorizados. Nesse sentido, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) Uma pessoa precisa, necessariamente, ser membro de um grupo de referência para ser influenciado pelos valores do grupo de referência.

    B) As pessoas costumam se identificar apenas com um grupo de referência. É comum haver divergências ou conflitos de valores e costumes entre grupos de referência, o que força seus membros, muitas vezes, a precisar fazer escolhas de participação ou abandono por um ou por outro grupo, de modo a confirmar a necessidade de participação em um grupo.

    C) Nossas convicções e atitudes são fundamentadas na identificação com os valores de nossos grupos de referência. Em processos de transição entre grupos de referência, quando começamos a nos identificar com um novo grupo, vivemos processos de experimentar novas convicções e atitudes. De qualquer modo, aquilo que “realmente acreditamos” não muda.

    D) Grupos de referência pouco influenciam na aceitação de hábitos, crenças e valores, por não se tornarem fontes de recompensas ou castigos que atuam na construção e avaliação de normas, valores, status e comportamento.

    E) Grupos de referência são aqueles com os quais nos identificamos, influenciando nossas opiniões e ações, podendo fornecer uma perspectiva pela qual percebemos o mundo. Como importantes grupos de referência para muitas crianças e adolescentes, podem ser citadas a família, amigos, professores e colegas de escola.

O grupo pode servir como ferramenta de intervenção em saúde, quando utilizado como espaço para expressão de pensamentos, sentimentos, trocas de experiências, educação em saúde, convivência e socialização. Em relação aos fatores terapêuticos em um grupo, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Coesão, instilação de esperança, desenvolvimento de técnicas de socialização e catarse são fatores terapêuticos grupais. II- O fator autorrevelação diz respeito à exposição de informações pessoais ao grupo, porém sem a liberação de sentimentos, como ocorre na catarse. III- Na categoria do compartilhamento de informações, incluem-se a instrução didática e o aconselhamento, ou orientação direta, do terapeuta e outros membros do grupo. IV- A recapitulação corretiva do grupo familiar primário é um fator terapêutico forte em grupos homogêneos, que se concentram em problemas compartilhados, de forma a reviver conflitos familiares precoces modelados pelo terapeuta.
Está correto o que se afirma em:

    A) II e IV, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III, apenas.

    D) I, II e IV, apenas.

    E) III e IV, apenas.

A presença profissional do psicólogo no contexto escolar já aparece desde a regulamentação da profissão, em 1962. Como especialidade, a Psicologia Escolar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia em 2007. Ao longo deste período, as expectativas depositadas sobre os psicólogos escolares passaram por várias mudanças. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto às competências importantes para o psicólogo escolar:

    A) Promoção de eventos e oficinas, estabelecimento de parcerias, recrutamento e seleção, realização de psicodiagnóstico e intervenção psicoterapêutica.

    B) Atuação interdisciplinar, promoção de espaços de diálogo, assessoramento e orientação, análise institucional e atuação com os docentes.

    C) Atenção à saúde, compreensão da interrelação entre abordagens teóricas e diversidades metodológicas. Gestão de projetos e programas, submetendo-os às suas decisões e julgamentos morais e efetivação de políticas públicas educacionais.

    D) Medicalização e inserção de pessoas, grupos, organizações e comunidades no mundo do trabalho. Avaliação e desenvolvimento de agentes educacionais e atuação com os funcionários.

    E) Promoção de esclarecimentos, psicodiagnóstico e tratamento dos transtornos que explicam o fracasso escolar. Treinamento de lideranças, análise do clima e da cultura organizacional e foco no cliente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...