Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O contexto educacional concentra discussões a respeito da inclusão escolar, com vistas à efetivação do direito à educação para o público da educação especial na sala de aula da escola regular. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto aos indicadores que psicólogos e psicólogas, que atuam com educação inclusiva, utilizam para avaliar seus trabalhos:

    A) Evolução do aluno que é público-alvo da educação especial; compreensão e sensibilização do professor em relação às especificidades de cada aluno; segurança e autonomia do professor no desenvolvimento de atividades com o aluno.

    B) Priorização em homogeneizar os critérios de avaliação e metodologias de ensino, com desenvolvimento de atividades similares para todos, de modo que a autoestima dos estudantes se baseie nas suas capacidades de seguir, conjuntamente, com toda a turma.

    C) Realização de integração dos estudantes da educação especial, que pressupõe a participação com tutela, em atividades nas quais se facilita que o estudante se integre às atividades planejadas.

    D) Adequação estrutural da escola, no sentido de contemplar que a educação inclusiva possibilite a adaptação dos alunos às rotinas pedagógicas desenvolvidas para todos.

    E) Aprovação dos pais e familiares de crianças/jovens com deficiência, para que percebam que a atuação do psicólogo ou da psicóloga reforça suas convicções sobre as necessidades dessas crianças e jovens.

A teoria de Piaget apresenta um conjunto de estágios de desenvolvimento cognitivo, evoluindo do sensório-motor até o operatório formal. Ao encontro disso, sobre a teoria piagetiana, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) Superestima as capacidades infantis.

    B) Indica que já, desde o início do estágio sensório-motor, os adolescentes mostram a capacidade cognitiva de conservação.

    C) Aponta que o egocentrismo, característica encontrada no estágio operatório concreto, é superado no estágio operatório formal.

    D) Indica que, no estágio pré-operatório, as impressões visuais são pouco importantes, havendo primazia das experiências táteis e sociais.

    E) Aponta que, nas crianças, a compreensão de regras e julgamentos morais se desenvolve com as capacidades cognitivas.

No percurso de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), são percebidos avanços, problemas ou desafios que persistem, assim como novas questões que demandam a busca de novas respostas. Para isso, alguns arranjos são construídos para fortalecer ao SUS, como o programa Humaniza SUS. A partir da perspectiva do Humaniza SUS, o acolhimento em uma equipe multiprofissional pode ser entendido como:

    A) Uma intervenção que tem como objetivo fundamental identificar se a demanda de um usuário pode ser atendida pelo serviço de saúde procurado.

    B) Uma ação realizada necessariamente pelo psicólogo da equipe de referência, que é o profissional tecnicamente capacitado para suplantar essa tarefa.

    C) Uma postura ética que deve ser assumida por todo profissional da equipe de referência e implica compartilhamento de saberes, necessidades e possibilidades.

    D) Uma recepção administrativa empática e em ambiente confortável.

    E) Uma abordagem inicial para verificar a classificação de riscos e prioridades no atendimento.

Em ambientes escolares, psicólogos têm lidado com desafios como descontroles emocionais de estudantes e professores, dificuldades de aprendizagem, pouco interesse de estudantes e professores, pouco envolvimento dos adultos responsáveis por estudantes, estresse de docentes, sentimento de impotência frente aos alunos em inclusão, carências de recursos, inabilidades para lidar com as questões de sexualidade manifestadas por estudantes, gravidez precoce, consumo de drogas e outros mais. Nesse contexto, destaca-se como compromisso social da Psicologia na escola:

    A) Ser solucionadora dos problemas existentes com os estudantes na escola.

    B) Exercer sua ação social, no sentido de contribuir às políticas públicas e à transformação. O profissional deve fazer um trabalho processual, permanente e dialético, que envolva o coletivo da escola.

    C) Interferir nas formas como professores lidam com estudantes, em especial no momento da ação pedagógica. O profissional deve ensinar em conjunto com os docentes e abarcá-los para enfrentar aos conflitos e os incentivar para que troquem experiências com os colegas.

    D) Aplicar a psicoterapia no contexto escolar, com vistas à diminuição das queixas de mal-estar subjetivo, sofrimento emocional e potencialização das condições de saúde mental das pessoas que convivem no ambiente escolar.

    E) Trabalhar sempre no sentido de ajustar estudantes, principalmente, e professores com dificuldades para se adaptarem ao sistema de ensino, melhorando suas condições de bem-estar subjetivo, assim como identificar ou diagnosticar e tratar condições patológicas que culminem em dificuldades de aprendizagem.

A interlocução entre arte e educação vem ganhando espaço em contextos educacionais. Nesse sentido, tal aproximação vem sendo considerada como um dispositivo que pode contribuir nos processos de ensino/aprendizagem e na formação do sujeito em um sentido mais amplo, pois auxilia no desenvolvimento de outros tipos de sensibilidades, problematizando, assim, as práticas de ensino vigentes. Isso posto, de acordo com a perspectiva de Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Um dos papéis da arte na educação é permitir ao educando reconhecer, nos discursos de verdade de uma determinada cultura, seu caráter histórico e político. ( ) A função estética de uma obra de arte no processo de ensino é um meio para que outros objetivos sejam alcançados, como, por exemplo, em relação a determinados conhecimentos e sentimentos relativos à sua cultura. ( ) O ensino da arte deve ter como função principal a aprendizagem dos aspectos técnicos e históricos de cada linguagem artística.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F

    B) V – V – F

    C) F – V – V

    D) F – F – F

    E) V – F – V

Acerca da ética, afirma-se:


I- A perspectiva ética não necessita ser coerente com o dever moral.

II- A vida ética é o acordo e a harmonia entre a vontade subjetiva individual e a vontade objetiva cultural.

III- O dever é o acordo pleno entre a vontade individual e a totalidade ética e moral.


É correto o que se afirma em:

    A) II, apenas.

    B) I, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) III, apenas.

Analise a figura a seguir:



A imagem expressa que:


I- Um equilíbrio entre ética e moral é algo prescindível.

II- Há um movimento intrínseco entre ética e moral.

III- Pode-se tratar ética e moral como antônimos.


É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) II, apenas.

A respeito do fracasso escolar, assinale a alternativa correta:

    A) Deve ser pensado como uma questão cognitiva, cabendo ao profissional de Psicologia realizar a intervenção de maneira individual.

    B) Deve ser pensado como uma produção do próprio sistema social e, consequentemente, do sistema educacional, uma vez que os discursos normativos privilegiam determinados saberes em detrimento de outros, determinadas condutas em detrimentos de outras, produzindo, assim, o fenômeno do fracasso escolar.

    C) É uma questão relativa à didática, cabendo ao profissional de Psicologia intervir no método de ensino utilizado pelo docente.

    D) É uma questão para a qual não se tem solução, uma vez que em toda sala de aula haverá estudantes menos capacitados para determinadas aprendizagens, não cabendo ao profissional de Psicologia, nesse caso, encontrar um modo de resolvê-lo, mas reconhecê-lo e ajudar a comunidade escolar a lidar com a realidade.

    E) O fracasso escolar era visto, a partir das perspectivas críticas, como uma produção do sistema de ensino neoliberal, portanto, determinada por fatores históricos e políticos, sendo que tal interpretação perde força a partir da década de 1980.

A respeito da atuação do psicólogo(a) educacional, assinale a alternativa correta:

    A) Recomenda-se que esteja circulando pela instituição para poder pensar em propostas de intervenção com a comunidade escolar, em vez de aguardar demandas pontuais, atuando, assim, em uma perspectiva ampla.

    B) É recomendado que o profissional atue, a partir de uma perspectiva pontual, aguardando as demandas de estudantes que estiverem com algum tipo de problema de aprendizagem ou de relação interpessoal, para que a questão possa ser trabalhada no plano individual e de modo direto.

    C) É preferível que atue, preferencialmente, com os estudantes da instituição, uma vez que o foco do seu trabalho são os processos de ensino/aprendizagem.

    D) É recomendado que foque suas intervenções nos estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem, para que possa intervir nesse problema e permitir com que tenham um rendimento mais adequado.

    E) Deve conhecer integralmente todos os diagnósticos de doenças que interferem nas questões de aprendizagens, para que possa intervir de maneira efetiva.

A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V

    B) V – F – F

    C) F – V – F

    D) V – F – V

    E) V – V – F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...