Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em conta os conceitos de Medeiros e Hartmann Junior (2019) sobre Terapia de aceitação e compromisso, esse modelo terapêutico, dentro da terapia cognitivo-comportamental, é considerado de que geração?

    A) Primeira.

    B) Segunda.

    C) Terceira.

    D) Quarta.

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em conta os conceitos de Petersen (2019) sobre a terapia cognitivo-comportamental no tratamento das compulsões mentais.
( ) Terapias de terceira onda, como mindfulness e terapia de aceitação e compromisso, já estão sendo testadas para compulsões mentais, com evidências de superioridade em relação à terapia cognitivo-comportamental com exposição e prevenção de resposta. ( ) Compulsões mentais incluem repetir palavras ou frases; rezar; argumentar mentalmente; repassar cenas, listas mentais, diálogos, fatos; substituir pensamentos ou imagens ruins por bons; fazer contagens e repetir números. ( ) A terapia cognitivo-comportamental com exposição e prevenção de resposta é a única terapia com suporte empírico para o TOC.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – V.

    B) F – V – F.

    C) V – F – V.

    D) V – F – F.

No Inventário Fatorial de personalidade IFP-II, a interpretação que indica uma ausência de respeito, admiração e reverência, bem como de desejo de dar suporte a um superior, corresponde a um percentil baixo em

    A) deferência.

    B) intracepção.

    C) dominância.

    D) assistência.

Qual das alternativas NÃO é um dos fatores de segunda ordem do Inventário Fatorial de personalidade IFP-II?

    A) Necessidades Afetivas.

    B) Necessidades de Organização.

    C) Necessidade de Socialização.

    D) Necessidades de Controle e Oposição.

O _____________________ caracteriza-se por uma variedade de alterações em áreas emocionais, comportamentais e cognitivas do ser humano. Os sinais podem ser humor deprimido, perda ou diminuição de prazer e interesse, energia reduzida, ideias de culpa e de inutilidade, distratibilidade, pensamentos de morte, de suicídio e de menosprezo, desesperança, alterações de sono, de apetite e de psicomotricidade (MAIA, 2012).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) Transtorno do espectro autista

    B) Transtorno bipolar

    C) Delirium por intoxicação por Cannabis

    D) Transtorno do espectro da esquizofrenia

    E) Transtorno depressivo maior

De acordo com Zimerman (2007), assinale a alternativa que apresenta o princípio que alude ao fato de que na mente nada acontece ao acaso ou de um modo fortuito, sendo que cada acontecimento psíquico é determinado por outros que o precederam, de tal sorte que não há descontinuidade na vida mental. Esse princípio fica melhor compreendido e complementado com o modelo da multicausalidade, com o qual Freud, indo além das causas lineares responsáveis pela determinação de um dado sintoma, postula a ideia de que “várias causas produzem um mesmo efeito”.

    A) Princípio do Determinismo Psíquico.

    B) Princípio da Causalidade.

    C) Princípio do Prazer.

    D) Princípio da Compulsão à Repetição.

    E) Princípio da Constância.

O sistema familiar é a influência mais importante e proximal nas primeiras experiências de aprendizagem da criança. Crianças com distúrbios psicológicos ou psicoeducacionais fornecem estressores adicionais para os pais. A capacidade de uma família para sustentar uma rotina diária tem demonstrado ser um fator importante nos resultados de crianças com atrasos desenvolvimentais (HOLDNACK; WEISS, 2016). Em relação à sustentação da rotina diária, analise as seguintes assertivas:
I. A dificuldade em sustentar rotinas diárias é mais provável em famílias monoparentais e expandidas. II. A dificuldade em sustentar rotinas diárias é mais provável em famílias pobres e problemáticas. III. A capacidade de uma família em sustentar uma rotina não pode ser relacionada com o afeto familiar e a vinculação presentes na relação. IV. Quando os problemas familiares são elevados e imprevisíveis, as rotinas são mais difíceis de sustentar.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas III e IV.

    D) Apenas I, II e IV.

    E) I, II, III e IV.

Coping é o conjunto de esforços cognitivos e comportamentais, utilizado pelos indivíduos com o objetivo de lidar com demandas específicas, internas ou externas, que surgem em situações de estresse. Essas demandas são avaliadas a partir da sobrecarga e excesso dos recursos pessoais do indivíduo, ameaçando o seu bem-estar (ARGIMON; ESTEVES; WENDT, 2014). As estratégias de coping podem ser classificadas em dois tipos, focalizada

    A) na resolução e na razão.

    B) no problema e na razão.

    C) na razão e na emoção.

    D) no problema e na emoção.

    E) na resolução e no problema.

Segundo Bunge, Gomar e Mandil (2012), o terapeuta cognitivo comportamental adota uma postura ativa nos tratamentos, cumprindo diversas funções. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando essas funções as suas características.
Coluna 1 1. Diagnosticador. 2. Consultor. 3. Treinador.
Coluna 2 ( ) Consiste em uma modalidade de trabalho colaborativo com o paciente na busca de soluções. ( ) É aquele que provê certas estratégias para aprender determinadas habilidades cognitivas e comportamentais para poder enfrentar as situações de conflito por si mesmo. ( ) Implica avaliar múltiplas fontes de informação (pais, irmãos, docentes, médicos e o paciente) para poder realizar uma síntese própria da situação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 1 – 3 – 2.

    B) 2 – 3 – 1.

    C) 2 – 1 – 3.

    D) 3 – 2 – 1.

    E) 3 – 1 – 2.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera crianças e adolescentes como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento, devendo ser tratados com prioridade absoluta pela família, pela sociedade e pelo Estado (ROVINSKI; PELISOLI, 2019). Em relação ao conceito legal de criança e adolescente, assinale a alternativa que contempla as idades dessas duas fases do desenvolvimento, respectivamente.

    A) Da gestação aos 12 anos incompletos; dos 11 aos 18 anos.

    B) Do nascimento aos 12 anos incompletos; dos 12 aos 18 anos.

    C) Do nascimento aos 11 anos; dos 12 aos 18 anos.

    D) Da gestação aos 12 anos incompletos; dos 13 aos 21 anos.

    E) Do nascimento aos 11 anos; dos 12 aos 21 anos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...