Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O DSM-V informa que, em transtorno de pânico, a presença de ataque de pânico está inclusa nos critérios diagnósticos, e o ataque de pânico não é usado como especificador. Um surto abrupto de medo ou de desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:

    A) ruminações; dores generalizadas no corpo; perda de visão e pensamentos intrusivos.

    B) ruminações; dor de cabeça; enjoos e alucinações.

    C) delírios; dor de cabeça; enjoos e pensamentos recorrentes.

    D) tremores ou abalos; sudorese; sensações de falta de ar ou sufocamento e parestesias.

    E) pesadelos; alucinações; fortes dores estomacais e dor de cabeça.

O DSM-V indica, no relato das características diagnósticas, que o transtorno por uso de álcool é definido por um agrupamento de sintomas comportamentais e físicos, os quais podem incluir abstinência, tolerância e

    A) palpitações.

    B) alucinações.

    C) sudoreses.

    D) fissura.

    E) desmaios constantes.

A visão psicodinâmica do trabalho busca a articulação das três racionalidades do trabalho: a racionalidade em relação à produção, a racionalidade em relação ao mundo social e a racionalidade com relação à

    A) criatividade e ao mundo operacional.

    B) doença e ao mundo laboral.

    C) saúde e ao mundo singular subjetivo.

    D) subjetividade e ao surgimento de doenças mentais.

    E) doença e ao mundo objetivo.

Klein (1946) via as crianças como se estivessem constantemente engajando-se em um conflito básico entre a pulsão de vida e a pulsão de morte, ou seja, entre bom e ruim, amor e ódio, criatividade e destruição. Em sua tentativa de lidar com essa dicotomia entre sentimentos bons e ruins, as crianças organizam suas experiências em

    A) retroações.

    B) atuações.

    C) reflexos.

    D) mecanismos.

    E) posições.

A estrutura da personalidade refere-se às suas unidades básicas ou blocos componentes. Para Freud, essas unidades básicas são

    A) as motivações.

    B) os instintos.

    C) as perversões.

    D) as regressões.

    E) os mecanismos de defesa.

No trabalho psicopedagógico preventivo, a instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, é objeto de estudo, uma vez que

    A) é onde ocorrem os problemas de aprendizagem e onde o sujeito enfrenta suas dificuldades no desempenho laboral.

    B) são identificadas as correlações entre aprendizagem, desempenho no trabalho e recurso intelectual.

    C) o sujeito que aprende possui uma história pessoal e uma modalidade de aprendizagem que deve ser adaptada às metodologias de aprendizagem.

    D) é necessário identificar as aptidões e habilidades do sujeito de forma a concentrar os conteúdos de aprendizagem.

    E) são avaliados os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional que interferem no processo de aprendizagem.

De acordo com a concepção psicanalítica, pode-se admitir um esquema, simplesmente um pressuposto teórico, que permita explicar as interações anímicas que determinam a conduta humana em todas as suas expressões. Nesse sentido, a ligação entre o estritamente biológico e o “mental” estaria localizada numa instância chamada

    A) inconsciente.

    B) ego.

    C) superego.

    D) consciente.

    E) id.

Christophe Dejours agrupa esquematicamente os diferentes componentes da ansiedade em três itens: ansiedade relativa à degradação do funcionamento mental e do equilíbrio psicoafetivo; ansiedade gerada pela “disciplina da fome” e a ansiedade relativa

    A) a maus tratos recebidos pela chefia.

    B) à pressão do trabalho.

    C) à degradação do organismo.

    D) à pressão para alcançar resultados.

    E) à exposição a riscos no ambiente de trabalho.

O reconhecimento do indivíduo como sendo física e mentalmente distinto dos demais é apenas uma etapa na gênese do eu. Assim que nos tornamos capazes de nos distinguir dos outros, também passamos a ser capazes de reconhecer que cada pessoa enxerga o mundo de um ponto de vista diferente. A segunda etapa fundamental na gênese do eu é a

    A) compreensão do outro generalizado.

    B) adoção de papéis.

    C) autoavaliação.

    D) identidade de papel.

    E) identidade social.

A socialização continua por toda a vida. Na vida adulta, ela envolve a preparação da pessoa para adotar, com sucesso, papéis importantes. A adoção de um papel é frequentemente acompanhada pelo treinamento prático no trabalho. A socialização antecipatória envolve a preparação para um papel

    A) não pretendido.

    B) pretendido.

    C) estipulado.

    D) não significado.

    E) sugerido.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...