Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A intersetorialidade significa obter princípios de articulação entre setores, entendendo os saberes a partir da descentralização e uma ação coletiva de profissionais que participam de um mesmo espaço de trabalho. A intersetorialidade é a articulação entre os sujeitos de diversos setores, que mesmo dominando outros saberes enfrentam juntos a complexidade da instituição ou serviço apresentado. Dessa forma é CORRETO afirmar que:

    A) A intersetorialidade é o conjunto de disciplinas que simultaneamente tratam de uma dada questão, problema ou assunto, sem que os profissionais implicados estabeleçam entre si efetivas relações no campo técnico ou científico; é um sistema que funciona através da justaposição de disciplinas em um único nível, estando ausente uma cooperação sistemática entre os diversos campos disciplinares.

    B) A construção da intersetorialidade se dá como um processo, já que envolve a articulação de distintos setores sociais possibilitando a descoberta de caminhos para a ação. Como um meio de intervenção na realidade social, impõe a articulação de instituições e pessoas para integrar e articular saberes e experiências, estabelecendo um conjunto de relações, construindo uma rede.

    C) A intersetorialidade indica uma integração das disciplinas de um campo particular sobre a base de uma axiomática geral compartilhada; estruturada em sistemas de vários níveis e com objetivos diversificados, sua coordenação é assegurada por referência a uma base de conhecimento comum, com tendência à horizontalização das relações interdisciplinares.

    D) Intersetorialidade nada mais é do que a justaposição de diferentes disciplinas científicas que, em um processo de tratamento de uma temática unificada, efetivamente desenvolveriam relações entre si seria, portanto, ainda um sistema mononível (como na multidisciplinaridade), porém os objetivos aqui são comuns, podendo existir algum grau de cooperação entre as disciplinas; de todo modo, por envolver campos disciplinares situados num mesmo nível hierárquico, há uma clara perspectiva de complementaridade, sem, no entanto, ocorrer coordenação de ações nem qualquer pretensão de criar uma axiomática comum.

Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. Com relação ao Código de Ética do profissional da psicologia é INCORRETO afirmar que:

    A) É dever do psicólogo sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.

    B) O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, garantirá o acesso apenas para psicólogos os resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

    C) É vedado ao psicólogo ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação.

    D) O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

Se levarmos a sério o significado da palavra psicopatologia – discurso (logos, logia) da paixão, do afeto (pathos) psíquico seremos, imediatamente, remetidos ao método clínico: espaço percorrido a caminho da palavra representante desse sofrimento. O método assim entendido contém uma lógica que não é formal e se revela pela narrativa construída pelo médico e o paciente na situação clínica. A psicopatologia é, portanto, discurso resultante de caminho visando um objetivo, ou seja, ela se realiza por meio da prática clínica. A prática clínica é, por sua vez, caminho que se percorre e seu resultado, sempre precário, quando posto em palavra, chama-se psicopatologia, assim é INCORRETO afirmar que:

    A) Psicopatologia é uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento não só mental, mas físico também. É a área de estudos que está na base da psiquiatria, da filosofia e da sociologia cujo enfoque é clínico.

    B) Psicopatologia é uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. É a área de estudos que está na base da psiquiatria, cujo enfoque é clínico.

    C) O espaço da psicopatologia é composto por várias perspectivas teórico e práticas acerca do psicopatológico. É lícito expressar que a referência ao corpo como realidade da doença, cujo diagnóstico é pautado pelo grau de oposição ao normal, constitui o tema crucial sob cujo domínio se posiciona os vários projetos clínicos. Assim, a psicopatologia, como um terreno circunscrito do saber médico sobre os transtornos psíquicos, caracteriza-se por uma diversidade de teorias que abordam a problemática da especificidade do psicopatológico e de suas relações com o normal.

    D) Freud em A interpretação de sonhos (1900/1996a) e A psicopatologia da vida cotidiana (1901/1996c) estabelece identidade entre os fenômenos psíquicos sob o argumento de que são realizações de desejo. Nessa perspectiva, as noções de normal e patológico não apontam para uma descontinuidade absoluta entre experiências psíquicas, porquanto, nos sonhos, esquecimentos corriqueiros, paralisias histéricas e delírios, por exemplo, o que está em jogo é o desejo do sujeito.

As crianças e os adolescentes não podem ser fadados a tornarem-se apenas adultos. As crianças constituem identidade e subjetividade na relação com o outro e num tempo e num espaço social específico. A criança e o adolescente demonstram modos específicos de se comportar, agir e sentir, e só podem ser compreendidos a partir da relação que constroem. Essa relação se concretiza de acordo com as condições objetivas da cultura na qual se inserem. Segundo Bock (2004), vivemos hoje numa cultura caracterizada pela existência de uma indústria da informação, de bens culturais, de lazer e de consumo onde a ênfase está no presente, na velocidade, no cotidiano, no aqui e no agora, e na busca do prazer imediato. Essa compreensão de infância e adolescência construída e a atuação do psicólogo, como profissional da saúde, contribuíram para o surgimento de técnicas que possibilitem a atenção em relação à demanda de promoção e proteção, prevenção e tratamento das pessoas. No que compete ao manejo do psicólogo com crianças e adolescentes, as práticas variam de acordo com a situação em que estão inseridos. Independentemente de qual seja a práxis, há princípios legais que oferecem subsídios para o trato das crianças e adolescentes. Frente a isso a atuação do psicólogo com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tem todo um cuidado especial, assim analise as afirmações em Verdadeiro (V) ou Falso (F). E assinale a alternativa que contenha a ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, da primeira à última afirmação:


( ) A escuta especializada e o depoimento especial serão realizados em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garantam a privacidade da criança ou do adolescente vítima ou testemunha de violência.

( ) Depoimento especial é o procedimento de oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante autoridade policial ou judiciária.

( ) É assegurada à criança ou ao adolescente a livre narrativa sobre a situação de violência, podendo o profissional especializado intervir quando necessário, utilizando técnicas que permitam a elucidação dos fatos.

( ) A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas a proteção integral e as oportunidades e facilidades para viver sem violência e preservar sua saúde física e mental e seu desenvolvimento moral, intelectual e social, e gozam de direitos específicos à sua condição de vítima ou testemunha.

    A) V - F - F – V

    B) V- V - V- F.

    C) F- V- V -V.

    D) V - V - V - V

Sobre os representantes das abordagens psicológicas, relacione corretamente as colunas abaixo.
Coluna 1 Representantes
1. Sigmund Freud 2. John B. Watson 3. Frederick S. Perls
Coluna 2 Abordagens
( ) Gestalt terapia ( ) Psicanálise ( ) Análise experimental do comportamento
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

    A) 1 • 2 • 3

    B) 1 • 3 • 2

    C) 2 • 3 • 1

    D) 3 • 1 • 2

    E) 3 • 2 • 1

A respeito do Behaviorismo, é correto afirmar:
1. É uma corrente da Psicologia criada por Sigmund Freud. 2. O termo “behavior”, traduzido como “comportamento” para o português, permite identificar essa corrente teórica também como Comportamentalismo. 3. Para essa abordagem, o comportamento é o seu objeto de estudo. 4. Segundo o behaviorismo, o meio e os estímulos provocam respostas no organismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Para a Política Nacional de Assistência Social, são considerados serviços de proteção especial de alta complexidade:
1. Família Substituta. 2. Casa Lar. 3. Abordagem de rua. 4. Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) É correta apenas a afirmativa 3.

    B) É correta apenas a afirmativa 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

São sintomas que podem estar presentes no Transtorno Depressivo Maior, conforme critérios estabelecidos pelo DSM–V:
1. Humor normal, não deprimido, na maior parte do dia, quase todos os dias. 2. Alteração do peso corporal ou do apetite, sem a presença de dieta. 3. Falta de sono ou aumento dele. 4. Fadiga quase todos os dias. 5. Diminuição da capacidade de pensar ou se concentrar quase todos os dias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Analise as afirmativas abaixo a respeito da atuação do psicólogo no CRAS.
1. O psicólogo pode atuar nos serviços, benefícios, programas e projetos da unidade básica de assistência social. 2. A atuação do psicológo deve se articular a um plano de trabalho elaborado com a equipe interdisciplinar. 3. As ações nas quais o psicólogo atuará não preveem a continuidade. 4. O território não é algo no qual o psicólogo deva apoiar as suas investigações na atuação nesses ambientes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

Analise as afirmativas abaixo sobre o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
1. Foi instituído pela LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social de 1993. 2. É um órgão superior de deliberação colegiada. 3. É composto de 18 membros e seus suplentes. 4. Entre as suas principais atribuições estão normatizar as ações e regular a prestação de serviços no campo da assistência social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...