Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atenção se refere ao conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas. Com relação às anormalidades da atenção, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar), transtorno obsessivo-compulsivo(TOC), esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) são os que mais apresentam alterações da atenção.

    B) A alteração mais comum e menos específica da atenção é o aumento global desta, chamada hiperprosexia.

    C) A distraibilidade é um sinal, não de déficit propriamente, mas de superconcentração ativa da atenção sobre determinados conteúdos ou objetos, com a inibição de tudo o mais.

    D) A distração é um estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária, com dificuldade ou incapacidade para fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que implique esforço produtivo.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A definição psicológica para a consciência é a capacidade de o indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os seus objetos. Com relação às alterações patológicas da consciência, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Obnubilação da consciência é um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa.

    B) Sopor trata-se do rebaixamento da consciência em grau leve a moderado.

    C) Delirium é uma ideia delirante; alteração do juízo de realidade encontrada principalmente em psicóticos esquizofrênicos.

    D) Dissociação da consciência, tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

As psicoses são transtornos mentais que afetam a capacidade da pessoa de discernir entre o que é e o que não é real. Sobre as psicoses, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Entre os sintomas mais comuns presentes nas psicoses estão os delírios e as alucinações.

    B) A esquizofrenia é considerada o tipo de psicose menos grave porque seus sintomas são menos intensos e persistentes.

    C) O diagnóstico precoce das psicoses não contribui para o melhor tratamento, pois mesmo assim sendo, não diminui o sofrimento e a incapacidade gerada pela doença.

    D) Exemplos comuns de alucinação são a convicção de que outras pessoas o perseguem ou a ideia fixa de que se tem uma missão grandiosa à realizar na Terra.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Com relação à RESOLUÇÃO CFP N,º 010/05, que aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a alternativa CORRETA:

    A) O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, aceitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

    B) É dever fundamental do psicólogo prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, visando benefício pessoal.

    C) É dever fundamental do psicólogo fornecer, a todos que solicitarem, sem restrições, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional.

    D) É dever fundamental do psicólogo informar, a todos que solicitarem, sem restrições, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Spitz (1979) introduz o conceito de organizadores da psique, um conjunto de elementos agentes e reguladores que influenciarão processos de desenvolvimento posteriores. Sobre o terceiro agente organizador da psique - o domínio do não (gesto e palavra) - é INCORRETO afirmar:

    A) O domínio do não traz consequências de longo alcance, supõe a aquisição da primeira capacidade de julgamento e de negação.

    B) A negação é introjetada a partir da incorporação de três fatores do comportamento da mãe: seu gesto, seu pensamento consciente e seu afeto.

    C) O não, em gesto e em palavra, constitui a primeira abstração formada pela criança, o primeiro conceito abstrato, no sentido da mentalização adulta.

    D) O gesto de negação marca o início das trocas de mensagens recíprocas, intencionais, dirigidas, localiza-se na origem da comunicação verbal.

Ao correlacionar luto e melancolia, Freud (1917) descreve semelhanças no quadro geral dessas duas condições. Situa, entretanto, que o luto não se aproxima de um processo patológico, ao contrário da melancolia. De acordo com Freud, luto e melancolia apresentam basicamente os mesmos traços, exceto por um, presente na melancolia e ausente no luto. Este traço é relativo a:

    A) Depreciação do sentimento-de-si.

    B) Psicodinâmica social e narcísica.

    C) Consciência acerca do objeto perdido.

    D) Redefinição das vias pulsionais.

De acordo com o Código de Ética do Psicólogo (Resolução CFP Nº010/05), julgue Verdadeiro (V) ou Falso (F) com relação aos deveres fundamentais do psicólogo:
( ) Informar, quando solicitado, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo informações com amplo detalhamento, para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário; ( ) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional. ( ) Sugerir serviços de outros psicólogos sempre que não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, sendo opcional a transmissão de informações para a continuidade do trabalho; ( ) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
Assinale a alternativa com a ordem CORRETA:

    A) V – V – V – V

    B) F – V – V – F

    C) V – F – V – F

    D) F – V – F – V

A Resolução CFP n.º 07/ 2003, que contemplava um Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, com foco na prestação de serviços decorrentes de avaliação psicológica, foi revogada pela Resolução CFP Nº06/2019. Sobre a nova Resolução é CORRETO afirmar:

    A) A comunicação por escrito, decorrente de avaliação psicológica, deverá seguir as diretrizes da referida Resolução. A não-observância da norma constitui falta ético-disciplinar, passível de capitulação nos dispositivos referentes ao exercício profissional do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

    B) A nova Resolução foi construída de modo a ampliar o leque de documentos psicológicos para aqueles decorrentes do exercício profissional nos mais variados campos de atuação, fornecendo os subsídios éticos e técnicos necessários para a avaliação psicológica.

    C) A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, deve refletir o resultado de um processo de avaliação psicológica.

    D) A nova Resolução separa os documentos provenientes de avaliação psicológica de outros relativos às diversas formas de atuação. Estabelece o Relatório Multiprofissional, regulamenta aspectos referentes ao destino e envio de documentos e fatores relacionados à entrevista devolutiva.

A respeito da atuação do psicólogo na reforma psiquiátrica e na saúde mental, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I – É preciso recusar teorias que apontem no sentido da normalização e da mera adaptação dos sujeitos. É necessário, no lugar disso, buscar referenciais que subsidiem a perspectiva de atuar para produzir saúde, transformar subjetividades e emancipar os sujeitos. II – As práticas serão tanto mais exitosas quanto mais responderem às exigências de cada contexto, na direção da atenção psicossocial referenciada. A inovação das práticas deve gerar respostas diante da necessidade de intervenções dos projetos terapêuticos individualizados e as condições de cada território. III – O conhecimento teórico da Psicologia deve se colocar, diante de sua prática nos CAPS, como secundário, no sentido de que esse conhecimento deve estar a serviço e submetido ao referencial e às diretrizes orientadoras do processo da Reforma Psiquiátrica. IV – A construção de diagnósticos deve apontar um dado da biografia do sujeito que ajude a pensar transformações possíveis nessa biografia. O diagnóstico deve ser buscado para responder quem é o sujeito, qual a sua doença, apresentando dificuldades que apontem as possibilidades de assistência da equipe.

    A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O primeiro contato que o ser humano tem, ao nascer, é a família: primeiramente, com a mãe, por meio dos cuidados físicos e afetivos, e, paralelamente, com o pai e os irmãos, que transmitem atitudes, crenças e valores que influenciarão no seu desenvolvimento psicossocial. Num segundo momento, tem a interferência da escola. Geralmente, nessa fase, o indivíduo já traz consigo referências de comportamentos, de orientação pessoal básica, devido ao contato inicial com a família. Já os meios de comunicação em massa são considerados como agente socializador, diante das inovações tecnológicas na atualidade histórica, porém nem sempre eles têm consciência do seu papel no processo de socialização e na formação da personalidade do indivíduo. Na família e na escola, existe uma relação didática e, com a TV, a relação é diferente, visto que a comunicação é direta e impessoal. O processo de socialização ocorre durante toda a vida do indivíduo por isso, esse processo segundo SAVOIA 1989 é dividido em etapas, assim é INCORRETO afirmar que:

    A) Socialização primária: ocorre na infância; Socialização secundária: ocorre na adolescência e Socialização terciária: ocorre na idade adulta; Socialização quaternária: ocorre na velhice.

    B) Socialização primária: ocorre na infância; Socialização secundária: ocorre na idade adulta e Socialização terciária: ocorre na velhice.

    C) Na socialização secundária: o indivíduo já se encontra com sua personalidade relativamente formada, o que caracteriza certa estabilidade de comportamento. Isso faz com que a ação dos agentes seja mais superficial, mas abalos estruturais podem ocorrer, gerando crises pessoais mais ou menos intensas. Nesse momento, surgem outros grupos que se tornam agentes socializadores, como grupo do trabalho;

    D) Na socialização terciária: o indivíduo pode sofrer crises pessoais, haja vista que o mundo social do idoso muitas vezes se torna restrito (deixa de pertencer a alguns grupos sociais) e monótono. Nessa fase, o indivíduo pode sofrer uma dessocialização, em decorrência das alterações que ocorrem, em relação a critérios e valores. E, concomitantemente, o indivíduo, nesta fase, começa um novo processo de aprendizagem social para as possíveis adaptações a nova fase da vida, o que implica em uma ressocialização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...