Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.
Ao realizar uma entrevista sistêmica, o psicólogo poderá utilizar o genetograma, que consiste em um instrumento clínico de investigação inter- e transgeracional, para avaliar a estrutura e a psicodinâmica da família do paciente.Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.
Na situação hipotética apresentada acima, a entrevista estruturada é o modelo apropriado para ser realizado pelo psicólogo, pois lhe possibilita obter informações de modo profundo e padronizado e lhe proporciona uma grande aproximação com o paciente, o que resulta em uma grande eficácia na avaliação psicológica e no psicodiagnóstico.Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.
Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.
O coping pode ser útil tanto na modificação das relações de Jonas com o ambiente de trabalho, em uma tentativa de controlar a situação estressora quanto na modulação da resposta emocional suscitada pela situação-problema.Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.
Por considerar fatores como faixa etária, dificuldades motoras e verbais e nível de escolaridade do paciente, o teste Wais é indicado para esse paciente.Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.
Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.
Há, na psico-oncologia, uma vertente interdisciplinar que avalia a influência de fatores comportamentais, psicológicos e sociais no desenvolvimento do câncer e, consequentemente, no tratamento e na reabilitação dos indivíduos que contraíram a doença.Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.
Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.
Cabe ao psicólogo responsável fazer uma avaliação particularizada do caso, priorizando a promoção de mudanças no repertório comportamental relacionadas à saúde de Carlos e utilização de comportamentos adquiridos ao longo do tratamento, o que pode ser útil em diversas situações de risco a que seja submetido.Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.
Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.
A terapêutica farmacológica, os efeitos colaterais e os riscos de recidiva são aspectos não ocupados pela psico-oncologia, uma vez que são atribuições do médico responsável pelo caso de Carlos.Em uma organização, um gestor solicitou ao psicólogo do Setor de Recursos Humanos, que averiguasse o que ocorria com seu colaborador, que vinha apresentando comprometimento no funcionamento ocupacional e social na empresa. Ao entrevistar o colaborador, que descreveu estar com uma sensação de barato, o psicólogo identificou nele a presença dos seguintes sintomas: euforia com aumento do vigor, hiperatividade, hipervigilância, loquacidade, inquietação e julgamento prejudicado. O colaborador apresentava ainda sudorese e agitação e mencionou estar com taquicardia. O psicólogo consultou o DSM-IV e concluiu que o colaborador apresentava vários dos sintomas que sugeriam que ele se encontrava em um quadro de intoxicação com
Dentre as ferramentas utilizadas por psicólogos estão os testes de uso exclusivo da categoria. Sobre os testes psicológicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não são importantes em nenhum tipo de avaliação psicológica.
( ) Possuem o mesmo efeito e conceito das entrevistas psicológicas.
( ) Fatores determinantes para a avaliação de um indivíduo não devendo utilizar nenhuma ferramenta complementar.
( ) Uma ferramenta para auxiliar o psicólogo em tratamentos, psicodiagnósticos e outros campos de atuação. Porém, os testes devem sempre ser considerados juntamente com outras técnicas e ferramentas como a entrevista psicológica.
A sequência está correta em
Acerca do tratamento e da prevenção da dependência química, julgue os itens subsequentes. A entrevista motivacional e a técnica de confronto são consideradas intervenções eficazes na avaliação inicial do tratamento da dependência química.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...