Questões sobre Avaliação Psicológica

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Instrumento de avaliação psicológica indicado para avaliação individual ou coletiva de personalidade de adolescentes e adultos de ambos os sexos com idades entre 18 e 60 anos, através de 15 fatores. Este instrumento se fundamenta nas teorias das necessidades básicas de Henry Murray. Ele visa avaliar o indivíduo na expressão de 15 necessidades: assistência, realização, intracepção, denegação, ordem, exibição, apoio, mudança, heterossexualidade, dominância, persistência, agressão, deferência, autonomia e afiliação. Este instrumento na forma brasileira foi acrescido ainda à escala de desejabilidade social (Comrey – CPS). Qual instrumento psicológico está descrito no texto acima:

  • A. IFP – Inventário Fatorial de Personalidade.
  • B. PMK – Psicodiagnóstico Miocinético.
  • C. WARTEGG – Teste de Completamento de Desenhos.
  • D. IDATE – Inventário de Ansiedade Traço – Estado.
  • E. Nenhuma das alternativas está correta.

De acordo com Arzeno (1995, p. 36), “‘a primeira entrevista’ é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico, que possui diversos objetivos”, inclusive o planejamento do processo psicoterápico. Trata-se de um momento, pois, no qual caberá ao psicólogo propiciar um ambiente propício para que o sujeito não se sinta reprovado ou acusado de fracassos e erros. Sobre a primeira entrevista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A consciência da doença e a fantasia inconsciente da doença são conceitos análogos independente do posicionamento teórico e do paciente, pois as crianças, assim como os adultos, relatam problemas desde o início, ainda que em situações lúdicas no curso da consulta.

( ) Uma vez conhecido o motivo manifesto da consulta, o profissional direciona as perguntas a respeito de tudo o que possa estar relacionado a tal motivo, considerando, ainda, de imediato, o caráter fenomenológico que ele possui, sem conceituar conteúdos como previamente conhecidos.

( ) É possível afirmar que motivo manifesto da consulta e consciência da doença consistem em conceitos que constituem um paralelismo, visto que a preocupação do paciente e o que ele considera preocupante desde o momento inicial podem ser considerados a consciência da doença.

( ) Em uma entrevista inicial, o psicólogo dispõe de recursos fundamentais para registrar tudo o que for necessário e pertinente ao cliente, os quais se restringem aos registros verbais e não verbais expressos pelo cliente, tendo em vista que o registro transferencial e contratransferencial somente são estabelecidos no decorrer dos demais encontros.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.

Na identificação de sinais e sintomas de um paciente no psicodiagnóstico clínico, é INCORRETO afirmar que:

  • A. Os sintomas irão evidenciar uma perturbação do sujeito estando presentes quando os limites da variabilidade normal são ultrapassados.
  • B. Os sintomas de angústia e sofrimento, bem como história de vida do paciente deverão ser pesquisados pelo psicólogo no momento da triagem.
  • C. O psicodiagnóstico pode ser realizado a pedido de um médico psiquiatra para confirmação de alguns sintomas ou para avaliação mais profunda da personalidade.
  • D. O psicólogo deve esclarecer para o paciente de forma ampla e objetiva as motivações conscientes e inconscientes envolvidas no pedido de ajuda.
  • E. Os transtornos psiquiátricos só podem ser entendidos com uma completa avaliação e compreensão do amplo contexto das queixas do paciente.

A entrevista psicológica é uma ferramenta importante em diferentes áreas e momentos de atuação do profissional da psicologia. Uma das finalidades dessa entrevista é propiciar a compreensão do motivo do psicodiagnóstico, auxiliando o planejamento dos procedimentos de avaliação requeridos nesse processo, sobretudo por meio das entrevistas iniciais. A respeito das entrevistas iniciais, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode seguir diferentes modelos e mesmo na forma livre deve ter algum tipo de direcionamento por parte do avaliador.

II. Trata-se de um tipo de entrevista em que o paciente é quem constrói a forma como as informações são trazidas; primeiramente definindo dados e sinalizando quais outros serão inseridos no contexto de avaliação.

III. Na modalidade semiestruturada é importante ter em mente os temas pretendidos como a abordagem do paciente, posto que a ideia é que a entrevista possa envolver questões que se mostrem relevantes para o entendimento do caso e o delineamento das etapas posteriores do processo psicodiagnóstico.

IV. As entrevistas de livre estruturação guiam o curso das informações fornecidas pelo paciente; esse tipo de entrevista se inicia com questionamentos acerca do motivo da busca ou do encaminhamento pelo atendimento e, como isso, é possível encaminhar e direcionar as demais perguntas

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

Segundo CUNHA (2003), a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação que busca descrever e avaliar os aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos do indivíduo. Considerando as afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA:

1. O procedimento de realizar levantamento detalhado da história de desenvolvimento do indivíduo, principalmente na infância, sinais e sintomas que o paciente apresenta ao longo da vida, chama-se triagem.

2. Anamnese é o ato de se avaliar a demanda do indivíduo e fazer o encaminhamento necessário. Geralmente é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais.

3. Realiza-se um diagnóstico, ao se examinar e analisar a condição apresentada pelo indivíduo, no sentido de compreendê-la, buscando avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

  • A. V, V, F.
  • B. V, F, V.
  • C. F, F, F.
  • D. F, F, V.
  • E. F, V, V.

A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue os próximos itens. Os testes psicológicos constituem uma alternativa de avaliação diagnóstica, devendo ser utilizados com frequência em quaisquer atores do ambiente educativo que apresentem necessidade aparente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o uso de recursos na avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem relacionadas aos processos avaliativos, à evasão e à repetência escolar, assinale a opção correta.

  • A. Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
  • B. A aplicação de questionários, escalas e outros instrumentos avaliativos são prerrogativas exclusivas do psicólogo, ao passo que a análise dos resultados é objeto de estudo de toda a equipe multiprofissional.
  • C. Os testes psicométricos e as entrevistas psicológicas abertas são recursos de mensuração, precisão e padronização utilizados pelo psicólogo para explicar causas e efeitos da evasão e repetência.
  • D. Na identificação das causas da evasão e da repetência, os testes psicológicos, por apresentarem caráter normativo e diretrizes interpretativas padronizadas, são ferramentas que pouco auxiliam o psicólogo na obtenção de dados.
  • E. As inferências realizadas pelo psicólogo para identificar as causas da evasão escolar devem ser pautadas somente nos escores e resultados de testes psicométricos validados.

De acordo com Cunha (2006), o psicodiagnóstico é definido como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

Diante da definição trazida pela autora, NÃO pode ser um dos objetivos desse tipo de diagnóstico:

  • A. classificação simples.
  • B. descrição.
  • C. perícia forense.
  • D. prognóstico.
  • E. levantamento prévio de hipóteses.

“Avalia as relações que a pessoa estabelece a partir de seu lugar no adoecimento”. O enunciado se refere ao

  • A. Diagnóstico Reacional.
  • B. Diagnóstico Médico.
  • C. Diagnóstico Transferencial.
  • D. Diagnóstico Situacional.
  • E. Diagnóstico Psicológico.

Com relação à Interconsulta Psicológica, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. É uma das formas mais visíveis da aplicação do conceito de interdisciplinaridade.
  • B. Implica convergência de duas disciplinas diferentes em vários aspectos: critérios de saúde, linguagem técnica, modelos de ação, objetivos, enquadre e condições para realizar o trabalho.
  • C. É solicitada quando o paciente manifesta queixas clínicas no atendimento ambulatorial.
  • D. Tem como objetivos auxiliar profissionais de outras áreas no diagnóstico e tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos ou psicossociais e intermediar a relação entre os envolvidos na situação, facilitando a comunicação, a cooperação e a elaboração de conflitos.
  • E. Coleta de informações com médicos, enfermeiros, paciente, familiares e outros; elaboração de diagnósticos situacionais; devolução e assessoramento e acompanhamento diário da evolução da situação são etapas da interconsulta psicológica.
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