Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o texto I, julgue os itens que se seguem, referentes à caracterização da clientela assistida e à eficácia dos procedimentos adotados.
Caso fosse realizado um estudo sobre características desenvolvimentais de crianças em condições de risco, exclusivamente com a clientela do EAPI descrita no texto I, esse estudo estaria utilizando uma amostra randomizada.
Em uma família, o pai, João, é aposentado; a mãe, Tereza, é funcionária de uma fábrica distante; a avó materna, Marlene, é portadora de mal de Alzheimer em estágio avançado; o filho mais velho, Júnior, estuda à noite e trabalha durante o dia; a filha do meio, Selena, estuda durante o dia todo e tem uma criança de dois anos, fruto de um namoro já rompido; e o filho mais jovem, Pedro, é estudante de ensino médio e fica em casa parte do dia. João fica responsável pela casa no período da tarde, quando os outros familiares saem para a escola ou trabalho, exceto ele, Marlene e a criança. Selena procurou um psicólogo e pediu avaliação de sua criança porque uma vizinha sugeriu que, quando a família sai de casa, João fecha a criança com ele e Marlene no quarto por longos períodos e que a criança costuma chegar ao quintal sem roupas íntimas quando sai do quarto. Selena já havia notado que a criança estava levando as mãos à genitália com muita freqüência e que havia irritação no local, que ela inicialmente atribuiu à higiene inadequada, mas agora suspeita de abuso sexual por parte de seu pai, avô da criança.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.
O comportamento da criança associado ao relato da vizinha sugere abuso sexual, mas não há evidências concretas de abuso nesse relato.
Considerando o texto I, julgue os itens que se seguem, referentes à caracterização da clientela assistida e à eficácia dos procedimentos adotados.
Pré e pós-testes são técnicas utilizadas para investigar o efeito de uma ou mais variáveis específicas sobre o comportamento.
Em uma família, o pai, João, é aposentado; a mãe, Tereza, é funcionária de uma fábrica distante; a avó materna, Marlene, é portadora de mal de Alzheimer em estágio avançado; o filho mais velho, Júnior, estuda à noite e trabalha durante o dia; a filha do meio, Selena, estuda durante o dia todo e tem uma criança de dois anos, fruto de um namoro já rompido; e o filho mais jovem, Pedro, é estudante de ensino médio e fica em casa parte do dia. João fica responsável pela casa no período da tarde, quando os outros familiares saem para a escola ou trabalho, exceto ele, Marlene e a criança. Selena procurou um psicólogo e pediu avaliação de sua criança porque uma vizinha sugeriu que, quando a família sai de casa, João fecha a criança com ele e Marlene no quarto por longos períodos e que a criança costuma chegar ao quintal sem roupas íntimas quando sai do quarto. Selena já havia notado que a criança estava levando as mãos à genitália com muita freqüência e que havia irritação no local, que ela inicialmente atribuiu à higiene inadequada, mas agora suspeita de abuso sexual por parte de seu pai, avô da criança.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.
O depoimento de Marlene nesse caso é um elemento muito importante para a avaliação do contexto e do risco presente nessa situação.
Considerando o texto I, julgue os itens que se seguem, referentes à caracterização da clientela assistida e à eficácia dos procedimentos adotados.
Os estudos descritivos, conduzidos para caracterizar determinado segmento da população, não permitem o estabelecimento de relação de causalidade entre variáveis.
Em uma família, o pai, João, é aposentado; a mãe, Tereza, é funcionária de uma fábrica distante; a avó materna, Marlene, é portadora de mal de Alzheimer em estágio avançado; o filho mais velho, Júnior, estuda à noite e trabalha durante o dia; a filha do meio, Selena, estuda durante o dia todo e tem uma criança de dois anos, fruto de um namoro já rompido; e o filho mais jovem, Pedro, é estudante de ensino médio e fica em casa parte do dia. João fica responsável pela casa no período da tarde, quando os outros familiares saem para a escola ou trabalho, exceto ele, Marlene e a criança. Selena procurou um psicólogo e pediu avaliação de sua criança porque uma vizinha sugeriu que, quando a família sai de casa, João fecha a criança com ele e Marlene no quarto por longos períodos e que a criança costuma chegar ao quintal sem roupas íntimas quando sai do quarto. Selena já havia notado que a criança estava levando as mãos à genitália com muita freqüência e que havia irritação no local, que ela inicialmente atribuiu à higiene inadequada, mas agora suspeita de abuso sexual por parte de seu pai, avô da criança.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.
Mesmo que Marlene e a criança estejam sendo vítimas de abuso por parte do genro e avô, o psicólogo estaria eticamente impedido de fazer a denúncia porque o possível agressor é um dos cuidadores primários da idosa e da criança.
Considerando o texto I, julgue os itens que se seguem, referentes à caracterização da clientela assistida e à eficácia dos procedimentos adotados.
A utilização de grupo controle e de grupo experimental é metodologicamente inadequada para investigar o efeito de programas assistenciais no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Julgue os itens a seguir com relação ao uso de testes psicológicos.
O teste de Zulliger é um instrumento adequado para aplicação ambulatorial relativamente rápida, mas que, por sua natureza projetiva, demanda aplicação individual.
Considere as informações e situações descritas no texto I e julgue os itens subseqüentes.
Programas como os da EAPI não são úteis para crianças nascidas com problemas congênitos porque, de acordo com a perspectiva ecológica de desenvolvimento proposta no modelo transacional de Sameroff e Chandler, problemas biológicos não podem ser modificados por fatores ambientais.
Julgue os itens a seguir com relação ao uso de testes psicológicos.
O teste de Zulliger permite a análise qualitativa da estrutura básica da personalidade e o MMPI permite a análise quantitativa. Ambos avaliam fatores cognitivos e afetivos da personalidade, mas nenhum dos dois permite o diagnóstico de traços patológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...