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Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca do uso de substâncias ilícitas e de seu tratamento.
A entrevista motivacional no tratamento de dependentes químicos usa e enfatiza a discrepância entre o comportamento atual do paciente e seus objetivos amplos.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca do uso de substâncias ilícitas e de seu tratamento.
A escuta reflexiva é fundamental na entrevista motivacional com dependentes químicos, e a coerção é desaconselhada.
Uma menina de oito anos de idade foi levada pela mãe ao serviço ambulatorial com queixa de desinteresse por tudo, rebeldia, agressividade e dificuldade de aprendizagem (sic). Durante a primeira sessão com a psicóloga, a mãe esclareceu que a menina não fica sentada tempo suficiente para realizar nenhuma tarefa, toma brinquedos de outras crianças e age como se não escutasse ordens; quando deseja alguma coisa, é muito insistente e sempre tem argumentos pontuais para defender seus interesses. Assume compromissos com a mãe e demonstra constrangimento quando é repreendida pelo excesso de descuido, mas parece esquecer logo em seguida e volta a mostrar o mesmo comportamento. Seus trabalhos escolares são rabiscados, e muitos não são feitos ou são entregues com muitos erros. A mãe pergunta se pode haver tratamento medicamentoso para a filha.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Se a mãe apresentar reforçadores como atenção e elogios a cada dois minutos quando a criança estiver sentada com seu material escolar à frente, então a ordem, a qualidade e a quantidade de tarefas escolares realizadas serão superiores.
Com base nos fundamentos e fatos científicos da psicologia social e do desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.
Entre as estratégias de avaliação psicológica atuais, o uso combinado de técnicas múltiplas, como observação do comportamento, escalas, inventários e entrevistas, é eficaz para as tarefas de diagnóstico e de avaliação de resultados de intervenção no campo da saúde.
Uma menina de oito anos de idade foi levada pela mãe ao serviço ambulatorial com queixa de desinteresse por tudo, rebeldia, agressividade e dificuldade de aprendizagem (sic). Durante a primeira sessão com a psicóloga, a mãe esclareceu que a menina não fica sentada tempo suficiente para realizar nenhuma tarefa, toma brinquedos de outras crianças e age como se não escutasse ordens; quando deseja alguma coisa, é muito insistente e sempre tem argumentos pontuais para defender seus interesses. Assume compromissos com a mãe e demonstra constrangimento quando é repreendida pelo excesso de descuido, mas parece esquecer logo em seguida e volta a mostrar o mesmo comportamento. Seus trabalhos escolares são rabiscados, e muitos não são feitos ou são entregues com muitos erros. A mãe pergunta se pode haver tratamento medicamentoso para a filha.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Para realizar a formulação desse caso, é desnecessária a análise funcional dos comportamentos problemáticos.
Indicadores de morbidade e fatores de risco divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil mostram que, no período de 1998 a 2001, nas internações hospitalares de meninos e meninas na faixa etária de 10 a 19 anos, as quedas constituem causas freqüentes (quase 70% do total); a segunda causa de internação de meninos e rapazes são as agressões, correspondendo a mais de 10% do total de internações a cada ano. Entre meninas e mulheres adolescentes, agressões são a quarta causa de internações, registrando-se porcentagem inferior a 5% por ano. Com base nessas informações e à luz de conhecimentos sobre avaliação psicológica e desenvolvimento psicológico na infância e na adolescência, julgue os seguintes itens.
Medidas baseadas em relato verbal são questionáveis em razão da baixa fidedignidade, associada a variáveis sociocomportamentais, como a desejabilidade social.
Uma menina de oito anos de idade foi levada pela mãe ao serviço ambulatorial com queixa de desinteresse por tudo, rebeldia, agressividade e dificuldade de aprendizagem (sic). Durante a primeira sessão com a psicóloga, a mãe esclareceu que a menina não fica sentada tempo suficiente para realizar nenhuma tarefa, toma brinquedos de outras crianças e age como se não escutasse ordens; quando deseja alguma coisa, é muito insistente e sempre tem argumentos pontuais para defender seus interesses. Assume compromissos com a mãe e demonstra constrangimento quando é repreendida pelo excesso de descuido, mas parece esquecer logo em seguida e volta a mostrar o mesmo comportamento. Seus trabalhos escolares são rabiscados, e muitos não são feitos ou são entregues com muitos erros. A mãe pergunta se pode haver tratamento medicamentoso para a filha.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Uma entrevista estruturada com a mãe, sobre os comportamentos da criança, seria adequada para auxiliar o processo diagnóstico.
Indicadores de morbidade e fatores de risco divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil mostram que, no período de 1998 a 2001, nas internações hospitalares de meninos e meninas na faixa etária de 10 a 19 anos, as quedas constituem causas freqüentes (quase 70% do total); a segunda causa de internação de meninos e rapazes são as agressões, correspondendo a mais de 10% do total de internações a cada ano. Entre meninas e mulheres adolescentes, agressões são a quarta causa de internações, registrando-se porcentagem inferior a 5% por ano. Com base nessas informações e à luz de conhecimentos sobre avaliação psicológica e desenvolvimento psicológico na infância e na adolescência, julgue os seguintes itens.
Esses dados apontam para a importância de programas de vigilância que incluam a verificação do contexto ambiental em que ocorrem quedas que vitimam crianças e adolescentes de ambos os sexos, uma vez que as quedas podem ocorrer em condições diversas de risco à segurança e bem-estar da pessoa, entre elas, acidentes de trabalho e episódios de violência no ambiente familiar.
Uma menina de oito anos de idade foi levada pela mãe ao serviço ambulatorial com queixa de desinteresse por tudo, rebeldia, agressividade e dificuldade de aprendizagem (sic). Durante a primeira sessão com a psicóloga, a mãe esclareceu que a menina não fica sentada tempo suficiente para realizar nenhuma tarefa, toma brinquedos de outras crianças e age como se não escutasse ordens; quando deseja alguma coisa, é muito insistente e sempre tem argumentos pontuais para defender seus interesses. Assume compromissos com a mãe e demonstra constrangimento quando é repreendida pelo excesso de descuido, mas parece esquecer logo em seguida e volta a mostrar o mesmo comportamento. Seus trabalhos escolares são rabiscados, e muitos não são feitos ou são entregues com muitos erros. A mãe pergunta se pode haver tratamento medicamentoso para a filha.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A criança deve ser encaminhada para exames laboratoriais e eletroencefalograma, a fim de se confirmar o possível diagnóstico de autismo ou de transtorno de La Tourette.
À luz de diretrizes para a atuação interdisciplinar no campo da saúde e de conhecimentos psicológicos acerca da violência na adolescência, julgue os itens subseqüentes.
Em casos de internação de jovens pacientes com lesões resultantes de espancamento, o psicólogo deve entrevistar o paciente antes do assistente social, para estabelecer vínculo terapêutico e obter relato verbal fidedigno do episódio de violência que motivou as lesões.
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